Hummer EV vai além das medidas
Eduardo Rocha
Hummer EV vai além das medidas

Exuberância elétrica

Picape GMC Hummer EV, com quase 1.000 cv, impressiona também pelos recursos off-road

por Jorge Blancarte

Autocosmos.com/México

Exclusivo no Brasil para Auto Press

A picape GMC Hummer EV apresenta números impressionantes. São exatos 993,5 cv de potência, com torque de 112 kgfm, fornecido por três motores elétricos que atuam nos dois eixos. Ela é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,9 segundos – a máxima fica em 170 km/h. Ela mede 5,50 metros de comprimento, 2,20 m de largura e 2,01 m de altura, com entre-eixos de 3,45 m.

O preço segue esta escala: as versões têm preços iniciais entre US$ 87 mil e US$ 110 mil – ou entre R$ 440 mil e R$ 560 mil. Tudo isso enche os olhos no papel. A General Motors não tem planos de trazer o modelo para o Brasil, mas se decidisse pela importação, o modelo custaria em torno de R$ 1,2 milhão, em valores de hoje.

Além do poder bruto, o Hummer EV traz tecnologias inusitadas e inovadoras, que o tornam um dos mais desejáveis off-road em produção no mundo. É o caso do Crabwalk, ou andar de caranguejo. Quando acionado, o sistema esterça rodas traseiras em um ângulo de até 10 º, acompanhado as rodas dianteiras. Com isso, o carro se move diagonalmente e torna possível evitar obstáculos quando o espaço de manobras é exíguo. Ele pode ser usado tanto em situações de baixa aderência quanto no asfalto.

Outro recurso interessante é o Extract Mode 2, sistema que permite que a suspensão pneumática adaptativa seja elevada até 15 cm, para poder ultrapassar obstáculos em terrenos em condições bastante precárias. Nesse ponto, é fundamental o auxílio das 18 câmeras, do dispositivo batizado de ultravisão.

Dezesseis dessas câmeras ficam no entorno do carro e duas delas sob a carroceria, para monitorar os eixos. Em suma: a GM desenvolveu um veículo elétrico com muita potência, grande, ostensivo, cheio de tecnologia, muito sofisticado e que permite uma grande mobilidade, mesmo para viagens, pela autonomia em torno de 560 km.

Primeiras impressões

Movimentos surpreendentes

A experiência de conduzir a monstruosa picape Hummer EV foi breve, mas marcantes. Foi possível avaliar diversas de suas qualidades, com testes específicos que mostravam do que ela é capaz. A primeira parte foi o teste de aceleração, onde a potência absoluta dos três motores elétricos era despejada sem reservas e faz a picape andar mais rápido que o diabo carregando uma alma.

É simplesmente bestial. O protocolo foi alinhar com a faixa de largada e pressionar o pedal do freio com o pé esquerdo ao mesmo tempo que o acelerador era espremido até o fundo. O freio, então, era liberado em um só golpe. A aceleração é repentina e poderosa, com a força G pressionando o peito do condutor por alguns segundos. Brutal e incrível.

Na sequência, foram avaliadas outras duas funções. A primeira era fazer manobras de ré em um espaço muito pequeno. Para um veículo normal com dimensões tão exageradas seria impossível, mas o Hummer EV foi capaz de cumprir a tarefa com facilidade, por causa do esterçamento das rodas traseiras, que giram no sentido contrário ao das rodas dianteiras – o que reduz o raio de giro de forma impressionante e torna a picape mais manobrável que qualquer carro compacto. A função seguinte a ser testado foi o já citado Crabwalk, que faz com que todas as rodas estercem no mesmo sentido, o que permite que o carro se mova na diagonal.

Finalmente, o Hummer EV entrou na famosa pista oval de Las Vegas. A experiência de pilotagem é bem radical, pelo fato de a pista ser inclinada em até 20º nas curvas. O comportamento do carro é tão diferente quanto as sensações que provoca, mas sempre sob controle absoluto de quem conduz.

Mesmo a 160 km/h, alcançados em uma pista fechada, (a máxima é de 170 km/h) a picape mostrou sempre perfeito equilíbrio e estabilidade impecável. Acelera e recupera a velocidade com facilidade, a direção, embora seja extremamente leve, é muito precisa. Outro ponto em que a picape elétrica impressiona é na capacidade de frear: é como jogar uma âncora.

The post Hummer EV vai além das medidas appeared first on MotorDream .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!