Ponto de equilíbrio
Confirmado para o Brasil, SUV elétrico da Chevrolet tem todas as qualidades para encarar os chineses
por Jonatas Miranda
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Desde que foi exibido, ainda em 2022, o Equinox EV passou a ser apontado como um dos produtos mais promissores da Chevrolet. Quando chegou ao mercado, no final do ano passado, confirmou boa parte dessa expectativa. O SUV 100% elétrico é produzido no complexo Ramos Arizpe, em Coahuila, no México, onde também é feita a Blazer EV , que acaba de ter seu primeiro lote desembarcado no Brasil. O fato de ser mexicano facilita bastante sua vinda para o Brasil, por conta do acordo alfandegário entre os dois países, que praticamente elimina os impostos de importação. A própria General Motors do Brasil planeja a importação do novo Equinox para ainda este ano.
A chegada ao mercado da primeira geração elétrica do SUV deve ocorrer juntamente com a quarta geração do modelo convencional, que já foi apresentada, mas não chegou ao mercado. Ambas configurações só têm em comum o nome. O Equinox com motor endotérmico é feito também no México, mas em San Luis Potosí, com usando uma versão atualizada da plataforma atual, D2XX. Já o Equinox EV se estrutura na plataforma BEV3, a mesma do GMC Hummer EV.
Essa diferença atinge desde o conceito até o visual do Equinox EV. O SUV elétrico tem um maior um refinamento aerodinâmico para favorecer o desempenho e, principalmente, a eficiência com uma silhueta visivelmente mais baixa, alongada e larga. Na dianteira, um friso em led sublinha o capô traz a gravatinha da Chevrolet centralizada. Abaixo, uma discreta grelha traz os pequenos faróis principais nas extremidades. Já o para-choque assume texturas e formas interessantes e bem aerodinâmicas.
Nas laterais, as portas exibem uma musculatura bem acentuada e um vinco na parte inferior, que deixa a soleira exposta. Já os para-lamas recebem molduras destacadas e a linha das janelas altas é contornada por um friso cromado. As rodas de 21 polegadas completam o estilo da carroceria. O resultado é um design fresco e equilibrado em relação ao resto da silhueta. Já a parte traseira é tão protagonista quanto a dianteira. O spoiler sobre o pequeno vidro bem inclinado dá um toque esportivo e aerodinâmico. As lanternas são unidas por outro friso em led e a tampa traz uma musculatura bem marcada.
A nova cabine traduz toda a modernidade que a GM quer imprimir ao modelo. O Equinox EV tem amplitude, conforto, isolamento, ergonomia, além de um passo importante rumo à sofisticação. O destaque vai para o cluster semicurvo de 11 polegadas, acoplado à nova central multimídia com tela de 17,7 polegadas. O interior oferece espaço para cinco passageiros se acomodarem confortavelmente e ainda conta com um porta-malas de 747 litros, podendo chegar até 1.614 litros com os encostos rebatidos.
O Equinox EV se beneficia da arquitetura elétrica Ultium, também usado na Chevrolet pelas novas Blazer EV e Silverado EV, com 10 módulos e 85 kWh no total. Na versão com tração dianteira, FWD, o Equinox EV produz 216 cv e 32,7 kgfm de torque, com autonomia prometida de até 513 km. Na versão com tração integral eAWD, são dois motores, um para cada eixo, que rendem 292 cv de potência e 46 kgfm de torque, com autonomia de 458 km.
Na parte de segurança, o Equinox EV oferece oito airbags e um pacote completo de recursos ADAS, como alertas de colisão frontal, frenagem automática, manutenção de faixa, câmera 360°, assistente de direção de ponto cego, entre outros. Nos Estados Unidos, o model está sendo vendido a partir de US$ 42 mil (R$ 225 mil). No Brasil, o preço esperado para o modelo seria em torno de R$ 500 mil – valor próximo ao do SUV BYD Tan.
Primeiras impressões
Pronto para mais
A primeira impressão que o Equinox EV nos deixa é de uma mudança na direção certa para cumprir os requisitos da eletrificação. O modelo se vale de novas tecnologias para entregar uma sensação de condução mais apurada. Encontrar uma boa posição de condução é fácil e há muito espaço para as pernas em ambos os bancos, o piso plano é propício para a geração de espaços que são bem aproveitados. Tanto o cluster de 11 polegadas quanto a tela de 17,7 polegadas são protagonistas em uma cabine com texturas, materiais e componentes de qualidade.
O interior é muito bem isolado e extremamente silencioso. Esse silêncio, típico de um EV, é quebrado por sons techno, alertas e notificações. A qualidade de condução em qualquer faixa de velocidade é excelente. O Equinox EV vai para onde quer que o condutor o aponte e a presença da suspensão Soft Ride suaviza os movimentos. O centro de gravidade encontra um bom equilíbrio entre a altura e o peso natural da bateria, no entanto, isso cobra seu na entrega de potência.
Em nenhum sentido, o novo SUV elétrico da Chevrolet se mostrou um veículo pronto para atingir altas velocidades, mas certamente exibiu a condição de oferecer um desempenho mais agressivo. O zero a 100 km/h em torno de 6 segundos já é impressionante, mas certamente a plataforma Ultimum tem capacidade para mais. Em todas as dimensões, o Equinox EV, ao lado da Blazer EV, exibiu bons argumentos para reforçar a reentrada da Chevrolet no mercado automóveis elétricos, após o fim do Bolt.
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