Hyundai desembarca as primeiras unidades do SUV de sete lugares Palisade no porto de Vitória, ES, e já definiu o preço do modelo: R$ 449.990. Na sequência, a avaliação do modelo feita no México.
Palisade: SUV-vitrine da Hyundai
Luis Hernández
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O SUV médio-grande Palisade foi pensado pela Hyundai para servir de parâmetro de luxo e tecnologia da marca. Ele foi lançado mundialmente em 2018 e passou por um face-lift em 2022, quando ganhou sua atual frente, novo interior um enorme pacote de recursos tecnológicos, focados no conforto e segurança.
Com as alterações externas, o conseguiu, de fato, uma imagem mais moderna. Foram redesenhados para-choques, grade, faróis, luzes diurnas, rodas e retrovisores. Por dentro, o Hyundai Palisade recebeu atualizações para tornar a viagem dos oito passageiros mais agradável e confortável, com novo painel integrado à tela da central multimídia – com 12,3 polegadas cada – retrovisor digital, carregador sem fio duplo, além de um novo visual.
Onde não houve mudanças foi sob o capô. O motor é o mesmo V6 com 3.8 litros, com 295 cv e 36,2 kgfm. Essa força é transportada por uma transmissão automática de oito marchas com conversor de torque e oferece configurações de tração nas quatro rodas. Para aumentar a proteção aos passageiros, o Hyundai Palisade conta com tecnologias como alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo que interage com os dados de navegação – como velocidade, ângulo de curva, etc.
Conta também com assistente de condução em autoestrada, que monitora os veículos no entorno e pode até mudar de faixa no caso de uma aproximação considerada insegura. Tem ainda alerta de colisão traseira com frenagem autônoma e assistente de estacionamento inteligente remoto.
Primeiras impressões
Espaço de convívio
por Rubén Hoyo
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Um veículo como o Hyundai Palisade combina muito bem com uma viagem em grupo. É bem verdade de apesar de dispor oficialmente de oito lugares, os três lugares da terceira fileira só serão agradáveis na sua lotação máxima para crianças, uma vez que o piso é muito elevado naquele ponto. Pela boa largura, há espaço suficiente para que até dois adultos se ajeitem ali. Já o porta-malas oferece 180 litros de capacidade, mesmo com os oito lugares disponíveis. Para uso urbano, pode ser bem suficiente.
Definitivamente em rodovias é onde o Palisade tem melhor desempenho. O V6 de 3,8 litros não é brutal, mas entrega a potência de forma consistente e permite que se alcance bons ritmos na estrada ‑ bem acima até do que é permitido por lei. A transmissão é excelente, com mudanças praticamente imperceptíveis, mas muito rápida.
Por outro lado, a suspensão tem um ajuste totalmente voltado para o conforto, é suave e, embora filtre eficientemente as imperfeições da estrada, também produz mais rolagem da carroceria do que seria ideal. Do lado não tão positivo, é o pouco refinamento da suspensão em relação aos ruídos, pois nos outros aspectos o isolamento acústico pareceu bem eficiente.
No interior, o ambiente é excelente, as cores e texturas são agradáveis e o conjunto painel/central multimídia dá um aspecto muito moderno em termos de design. Além disso, nada falta. O áudio é Harman/Kardon e tem carregador sem fio, teto solar, controle climático de 3 zonas, rebatimento e avanço elétrico do banco da segunda fileira, para abrir espaço para a terceira fileira.
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