Esportividade sem limite
RS Q8 de 640 cv é o carro de série a combustão mais potente da história da Audi
da Redação
Auto Press
A aposta da combinação entre SUVs e esportividade atingiu um novo nível na Audi. A marca das argolas aproveitou a atualização de meia-vida do Q8 para apimentar ainda mais a versão RS. O maior SUV da marca agora conta com 640 cv de potência e 86,7 kgfm de torque –o modelo atualmente vendido no Brasil tem 600 cv e 81,6 kgfm. O RS Q8 renovado é apenas o modelo a combustão produzido em série mais potente em toda a história da marca. Nos Estados Unidos e Europa, o modelo já pode ser encomendado, a partir de US$ 136.200 (R$ 786.800) e as entregas devem iniciar antes da virada de ano. No Brasil, o modelo atual custa R$ 1.269.990, mas quando for apresentado, provavelmente no início de 2025, deve ter o preço reajustado.
A Audi buscou promover mudanças visuais que corroborassem esse maior foco na dinâmica de direção de seu SUV. A grande grade single frame bem protuberante e tem moldura em fibra de carbono – era em preto brilhante – trazendo ao fundo uma nova tela, agora composta por células em losango. O novo spoiler dianteiro tem a parte central também em fibra de carbono e é contornado na parte superior por uma grade no mesmo estilo da superior. Na traseira, o destaque vai para as duas saídas de escape ovais quentes e um difusor entre elas, dividido por um refletor em forma de cunha.
Para injetar potência no RS Q8 2025, o V8 de 4.0 litros recebeu uma série de modificações, principalmente no sistema de exaustão que permitiu que o motor trabalhasse com menor contrapressão e, segundo a marca, gera um som ainda mais agressivo. Além disso, o modelo ganhou um novo mapeamento, que elevou a rotação base de torque máximo de 2.250 para 2.500 rpm. No cronômetro, essa alteração melhorou as marcas do modelo. O zero a 100 km/h caiu de 3,8 para 3,4 segundos. A máxima, limitada eletronicamente, passou de 250 para 305 km/h.
Para sustentar esse aumento de performance, o RS Q8 renovou o sistema de freio, que passa a contar de série com discos de cerâmica. A suspensão pneumática adaptativa também foi recalibrada. Com uma configuração específica para a versão, ela pode variar a altura do modelo em até 9,0 cm, para se adaptar mais precisamente às exigências de conforto ou de esportividade. O modelo ainda conta com esterçamento em até 1,5º do eixo traseiro e um sistema de estabilização de rolagem ativa eletromecânica, o eAWS.
Neste sistema, as barras estabilizadoras dianteira e traseira são divididas em dois e cada metade é conectada a um motor elétrico. Ao dirigir em frente, as duas metades são desconectadas, o que reduz os movimentos de inclinação da carroceria em superfícies irregulares. Quando o carro começa a fazer curvas, os motores elétricos giram cada metade das barras na direção oposta uma da outra, reduzindo visivelmente a inclinação lateral ou a inclinação da carroceria.
A transmissão também que recebeu especial atenção da Audi Sport. O modelo conta de série com o sistema permanente de tração integral quattro, combinado com uma transmissão Tiptronic® de oito velocidades. Ela conta com um diferencial central mecânico, que distribui a potência do motor para os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. No caso de perda de aderência em um dos eixos, essa distribuição pode ser alterada para até 70% no eixo dianteiro e até 85% no traseiro. Tudo feito em milissegundos.
The post RS Q8 ronca alto appeared first on MotorDream .