Mudança exterior
SUV da Volkswagen mostra no México o face-lift que chega ao Brasil em 2025
por Miriam Santillán
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Desde o início de 2023, a Volkswagen já dava spoiler das possíveis mudanças que o Taos receberia, ao apresentar a atualização do Tharu, o modelo gêmeo feito na China. Era, então, questão de tempo que as mudanças chegassem tanto ao modelo fabricado no México, que vai para o mercado norte-americano, quanto ao produzido na Argentina, distribuído na América do Sul. A versão mexicana chega agora ao mercado, enquanto a versão argentina, que é vendida no Brasil, só deve ser apresentada em meados de 2025.
Esta renovação de meia-vida dá ao Taos uma aparência frontal mais expressiva, graças ao novo design do para-lama, à nova frente com uma guarnição em policarbonato com uma barra de luz interna e faróis integrado – com uma clara aproximação com a família de elétricos ID da Volkswagen. Ele traz ainda rodas de alumínio de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão, enquanto, as lanternas traseiras, conectadas por outra barra luminosa, onde fica encravado o logotipo VW iluminado, como já ocorre com outros modelos da marca alemã.
Por dentro, a cabine ganhou materiais um pouco mais refinados e ainda mudanças no design de painel. O console frontal foi redesenhado e agora traz uma guarnição em preto brilhante com a base em prata. As saídas de ar, assim como as saídas de ar ficaram maiores e a tela da central multimídia sai do corpo do console e passa a ser semiflutuante. Ela se continua com 10 polegadas e botões físicos, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A versão argentina também não deve mudar, com comandos apenas por toque.
Nas versões de topo, o Taos traz carregador de celular por indução, ar-condicionado automático dual-zone, teto solar panorâmico, iluminação ambiente configurável, sistema de áudio com seis alto-falantes e painel de instrumentos Volkswagen Digital Cockpit. Em relação à segurança, são seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus e recursos ADAS como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, manutenção de faixa, monitor de ponto cego, câmera de ré e sensores de proximidade traseiros.
Impressões ao dirigir
Ganho em marcha
O VW Taos 2025 manteve o velho motor TSi 1.4 turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A grande novidade é que agora ele está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, em vez da anterior, de seis marchas. A ideia dessa mudança é ganhar eficiência no consumo e oferecer uma experiência de direção mais ágil.
Durante a avaliação na cidade e na estrada, o motor respondeu com facilidade, enquanto a transmissão proporcionou mudanças suaves. Entre modos de condução oferecidos, o Sport responde mais rapidamente ao toque do acelerador. Para o modo sequencial, o modelo não traz paddle shift: as trocas são feitas diretamente na alavanca de câmbio.
A suspensão do Taos manteve o mesmo conceito de privilegia a robustez em vez de um ajuste mais refinado, com barra de torção na traseira, em vez do sistema multilink, mais indicado no segmento. De qualquer forma, ela absorve bem irregularidades e transmite a sensação de controle da carroceira e boa estabilidade.
Nos dois últimos anos no Brasil, o Taos tem obtido uma média de 1.400 unidades mensais, ou 10% dos emplacamentos. Isso deixa o modelo da Volkswagen em um tímido quinto lugar entre os SUVs/crossovers médio-compactos, atrás de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Chery Tiggo 7 e BYD Song.
The post A nova cara do Taos appeared first on MotorDream .