
Expresso da adrenalina
Novo Porsche GT3 combina precisão e potência para levar a emoção ao limite
por Ricardo Beristáin Martínez
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Um dos objetivos declarados da Porsche é oferecer a quem conduz um de seus carros uma das melhores sensações que se pode experimentar ao volante. E isso é levado ao extremo quando o caso é um de seus modelos mais radicais. Entre eles, obviamente, está o 911 GT3. Para registrar os 25 anos do modelo, a marca de Stuttgart decidiu fechar uma pista em Valência, Espanha, um local que respira arquitetura histórica que combina perfeitamente com a silhueta deste esportivo.
Nesta nova edição do 911 GT3 (talvez a última puramente a combustão), destaca-se o design, que foi afiado para oferecer o melhor desempenho possível. A dianteira ganhou um novo difusor e os seus faróis em matriz de led não só oferecem uma incrível visibilidade, mas também estão em harmonia com a proposta aerodinâmica. A traseira possui spoiler e difusor mais agressivos, para maximizar o downforce, que parece colar o cupê superesportivo no asfalto.
O cockpit do novo GT3 é voltado para o alto desempenho. O display digital inclui o modo Track Screen – tela de pista -, que reduz as indicações ao essencial quando se está explorando a esportividade do modelo. Enquanto o painel de instrumentos digital fornece todas as informações necessárias de forma clara. O botão e start foi substituído por um interruptor rotativo, em um aceno para a herança da Porsche – que levou a ignição para a esquerda do volante para que o piloto em Le Mans, que tinha de correr até o carro, pudesse acionar o motor antes mesmo de estar sentado ao volante.
O novo Porsche 911 GT3 respira graças a um motor boxer naturalmente aspirado de 4.0 litros, 510 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de dupla embreagem, PDK, com sete velocidades (na Europa, ele ainda é oferecido em uma versão mais raiz, com transmissão manual de 6 velocidades). Esse conjunto permite tanto manobras ágeis no trânsito urbano quando explosão de desempenho na pista. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. No Brasil, o modelo pode ser encomendado a partir de R$ 1.467 mil, sem frete doméstico ou opcionais.
Por esse valor, o GT3 assume um carácter mais discreto. Sem spoiler fixo, o GT3 mantém a silhueta clássica do 911, com um interior em couro que combina luxo com a tradição do cupê esportivo. Na Europa, é possível adicionar bancos traseiros, transformando o modelo em um autêntico 2+2, mas no Brasil está sendo oferecido apenas o pacote Weissach, nome dado em homenagem à cidade na Alemanha onde a Porsche mantém seu centro de pesquisa e desenvolvimento.
Esse pacote Weissach foi projetado para reduzir o peso do GT3 em 12 kg seus 1.479 kg e melhorar o desempenho em pista. Na suspensão, ele traz barra estabilizadora dianteira e barra traseira em plástico reforçado com fibra de carbono. Por fora ele também conta com esse compósito de fibra de carbono e plástico no capô, teto e aerofólio traseiro.
Recebe ainda placas laterais do aerofólio traseiro, capa dos retrovisores e aerofólio dianteiro em fibra. Por dentro, para identificar a versão, traz fibra de carbono no puxador da porta e logo Weissach na console à frente do passageiro e bordado no encosto de cabeça.
Desse jeito, esse pacote adiciona R$ 138.248 ao preço final do modelo. Mas com outros R$ 34.857, pode-se adicionar uma gaiola de segurança traseira fixada em carbono com bancos estilo concha com cintos de segurança de seis pontos. Outro opcional para reduzir o peso do GT3 são as rodas forjadas de magnésio, disponíveis em combinação com o pacote Weissach, que reduzem o peso do veículo em cerca de 9 kg e acrescentam R$ 121.957 à conta. Com uma pintura especial, totalmente customizada pelo comprador, o preço final do GT3 pode passar de R$ 2 milhões.
Primeiras impressões
Dupla personalidade
As ruas estreitas da cidade velha e as largas avenidas modernas oferecem uma variedade de cenários que colocam à prova este carro esportivo. Graças ao sistema de suspensão de duplo braço no eixo dianteiro, derivado dos modelos de competição da Porsche, oferece manuseio preciso e proporciona uma experiência de direção confortável e controlada. Do outro lado, a fúria reaparece com uma simples pressão no acelerador. O contraste entre a elegância urbana e a emoção da competição é marcante.
Depois de um passeio de pouco mais de quatro horas pela cidade desfrutando deste carro esportivo, chegou a hora de fechar o dia em uma das pistas mais emblemáticas do automobilismo europeu: o Circuito Ricardo Tormo. Ali, o o 911 GT3 pôde realmente mostra seu DNA de corrida. A pista, conhecida por suas curvas técnicas e retas desafiadoras, se mostrou ideal para levar as capacidades do esportivo ao limite. A transmissão PDK de 7 velocidades ficou 8% mais curta, o que otimizou o desempenho em pista, pois o motor enche mais rapidamente em acelerações e retomadas.
O motor boxer de seis cilindros e 4.0 litros é capaz de atingir até 9 mil rpm antes de cortar a injeção. Ele oferece uma entrega de potência linear e constante, enquanto o conjunto de rodas forjadas e os pneus 255/35 ZR 20 na dianteira e 315/30 ZR 21 na traseira proporcionam uma aderência excepcional. As curvas são feitas com confiança e precisão. O sistema de freio, reforçado com discos maiores e pinças de alto desempenho, garante uma desaceleração eficaz, mesmo após várias voltas no limite. O Porsche 911 GT3 é uma máquina projetada para oferecer o melhor tanto na cidade quanto na pista. É capaz de dominar o asfalto e ser um companheiro ideal para desfrutar um passeio mais calmo.
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