
Mistura bem-dosada
Jaecoo 7, da marca de luxo da Chery , em abril combinando requinte e eficiência
por Luca Basso
Infomotori.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O SUV médio Jaecoo 7 chegou a alguns mercados europeus em meados de 2024. As versões oferecidas pela marca chinesa, que pertence ao Grupo Chery, são sempre movidas somente a gasolina com tração dianteira ou integral e empurradas por motor 1.6 turbo de 147 cv e 28,1 kgfm – semelhante ao usado no Chery Tiggo 8 vendido no Brasil, que também usa a plataforma TX1. Agora, fabricante amplia a gama com a versão PHEV do SUV. A mesma versão híbrida plug-in que a Omoda&Jaecoo inaugura oficialmente seus trabalhos no Brasil, provavelmente em abril.
O objetivo é encarar híbridos plug-in como o GWM Haval H6, o BYD Song Plus e Tiggo 7, todos com preços em torno de R$ 240 mil. O modelo SUV chinês deve ficar também nessa faixa de preços. Nas dimensões, no entanto, o Jaecoo é semelhante ao Tiggo 7 e um pouco menor que Haval H6 e Song Plus. Ele tem 4,50 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,76 m de altura com distância entre eixos de 2,67 m. Na versão europeia, com kit de reparo, o porta-malas chega a 500 litros. No Brasil, por conta do estepe, essa capacidade cai para 340 litros, o que o deixa em inferioridade diante dos rivais.
Com um design imponente e moderno, o Jaecoo 7 Hybrid Plug-in certamente não passa despercebido. São formas simples, mas marcantes, com uma silhueta imponente e linhas que parecem uma mistura de modelos da Land Rover com elementos dos SUVs mais recentes da Hyundai. Os traços limpos, os volumes equilibrados e a linha de cintura dominante destacam o modelo.
Na frente, possui uma forma quadrada devido à grande grade frontal hexagonal com linhas verticais e ao logotipo posicionado na borda superior do capô. Os espelhos possuem inserções cromáticas, as alças embutidas são eletricamente retráteis, as rodas de liga leve de 19” incrementam sua imponência visual, juntamente com a assinatura luminosa na largura total da traseira.
Por dentro, a atenção aos detalhes é notável. A começar pelo ambiente tecnológico, com a presença da tela central de 14,8 polegadas de alta resolução. Através dela, se alcança as principais funções de controle do veículo e a central multimídia com espelhamento através de Apple CarPlay e Android Auto. Abaixo da tela há um espaço para carregar o celular sem fio.
O painel de instrumentos digital do motorista, também em alta resolução, tem 10,3 polegadas e é facilmente visível, apesar de um volante imponente que traz vários controles físicos nos dois raios laterais para gerenciar os recursos ADAS, o volume da música do sistema de áudio Sony com oito alto-falantes e o as chamadas telefônicas. Os revestimentos em couro sintético em bancos e estofamento são de boa qualidade e o teto panorâmico de com mais de um metro quadrado enriquece a experiência a bordo.
Um dos pilares que a Jaecoo quer exaltar é a segurança. O equipamento ADAS padrão oferecido é muito completo, com nível 2 de autonomia, composto por 21 dispositivos de assistência ao motorista gerenciados por uma câmera frontal multifuncional, que funciona em conjunto com três radares: um de longa distância posicionado na frente e dois radares de proximidade na traseira do carro.
Os dois radares traseiros garantem o perfeito funcionamento dos alertas de colisão e tráfego cruzado traseiros, que atua em conjunto com o freio autônomo, o que evita colisões na saída de uma vaga, por exemplo. Tem ainda sensor de ponto cego, assistente de faixa, alerta de abertura de porta, que sinaliza a presença de carros no caso de um passageiro abrir a porta.
Já o radar e a câmera frontais operam a alerta de colisão frontal, frenagem automática, alerta e manutenção de faixa e sistema auxiliar para evasão. Há ainda assistente de velocidade em curva, controle de cruzeiro adaptativo com assistência de engarrafamento, integrado ao leitor de placas de velocidade e limitador ativa de velocidade.
Impressões ao dirigir
Força e silêncio
O objetivo do teste de estrada com o Jaecoo 7 Hybrid Plug-in é avaliar o sistema batizado pela marca de Super Hybrid System, que combina experiências de mobilidade EV e HEV. Basicamente, sob o capô há um motor a gasolina 1.5 TGDi com 147 cv e 21,4 kgfm e motor elétrico com 150 kW (204 cv), alimentado por uma bateria de 18,3 kWh, gerenciados por uma transmissão híbrida. Segundo o Grupo Chery, este sistema permite o consumo como um motor diesel de última geração, com uma autonomia particularmente alta.
Concretamente, vários cenários de uso se aplicam. Como para deslocamentos diários curtos, quando os usuários podem simplesmente ativar o modo 100% elétrico. Em casos extremos, se a bateria estiver completamente descarregada, só é possível se mover com o motor de combustão interna. No meio, no entanto, existem vários princípios de operação combinada (em estilo híbrido completo) e regeneração, incluindo o carregamento a partir de uma parada usando o motor a gasolina.
Na estrada, o Jaecoo 7 mostrou um bom desempenho, com excelente aderência em curvas rápidas e sinuosas. Na cabine, o silêncio é absoluto, ainda mais por conta dos vidros duplos. O conforto ao dirigir é alto, embora haja algo a melhorar em termos de configurações de suspensão, que bate nas irregularidades de forma muito seca. O volante é leve e permite realizar as manobras com agilidade, incluindo inversões de marcha com a contribuição de um ângulo de direção surpreendente. Os números oficiais da marca para o desempenho são de 8,5 segundos para o zero a 100 km/h e 180 km/h para a máxima.
The post A nova pele da Chery appeared first on MotorDream.