Volvo de tomada
Eduardo Rocha
Volvo de tomada

Gradação energética

Volvo usa a mesma base para XC90 e EX90, mas com funções e dinâmicas distintas

por Claudio Soranzo

Infomotori.com/Itália

Exclusivo no Brasil para Auto Press

A Volvo tem se comprometido bastante com a eletrificação de sua linha. Tanto que no Brasil, a gama é composta por dois modelos híbridos, XC 60 e XC90, e três elétricos, EX30, EX40 e C40. O portfólio da fabricante sueca – que pertence à chinesa Geely – está para ser aumentado brevemente, mas não com um modelo inédito, mas sim com o EX90, uma versão 100% elétrica do XC90, seu maior e mais luxuoso SUV. Os dois têm configurações de sete lugares e tudo para atrair pela estética, o conforto e a segurança, mas com preços capazes de espantar a freguesia. O XC90 é vendido no Brasil a partir de R$ 621.950 na versão Plus e R$ 675.950 na configuração Ultra. Quando chegar, o EX90 deve apresentar uma composição de preço e conteúdo muito próxima, como acontece nos mercados europeus e estadunidense.

Ambas as versões tentam justificar esses valores através de um conteúdo que coloca os modelos acima de rivais de marcas generalistas, embora a Volvo não goze do prestígio das marcas de luxo alemãs. Em detalhes: o EX90 topo de linha, que é o prometido para o Brasil, é um SUV com motor de 380 kW/517 cv, tração integral e dois motores elétricos (dianteiro 180 kW/245 cv e traseiro 200 kW/272 cv), torque de 92,8 kgfm, zero a 100 em 4,9 segundos. A bateria tem uma capacidade de 111 kWh e uma autonomia de até 612 km no ciclo europeu WLTP e 496 km no ciclo estadunidense da EPA. O carregamento de 10 a 80% ocorre em menos de 30 minutos, em corrente contínua a 250 kW ou 50 minutos em um carregador de 150 kW – os mais potentes encontrados no Brasil.

O EX90 também é o primeiro Volvo a oferecer carregamento bidirecional: a bateria do carro se torna uma fonte de energia adicional para alimentar a casa, outros dispositivos elétricos ou outro Volvo elétrico. Em termos de segurança, possui equipamentos de padrão mais altos do que todos os modelos Volvo anteriores, um alto grau de inteligência artificial e automação. Os engenheiros da Volvo o projetaram para entender quem está a bordo e o ambiente ao redor, de modo a contribuir para a segurança de todos. Um escudo de segurança que aumenta seu nível de inteligência graças a atualizações de software e novos dados adquiridos.

Quanto ao XC90, trata-se da terceira geração de um ícone de luxo e estilo. Esta nova fase prova ser realmente performática com a adição do híbrido plug-in, que funciona como transição para totalmente elétrico. Sob o capô, ele traz a motorização T8 AWD híbrido plug-in, com uma bateria que proporciona uma autonomia de 47 km pelo ciclo do InMetro e oferece uma potência máxima de 462 cv, sendo 317 cv do motor a explosão e 145 cv do elétrico, torque de 72,3 kgfm. O zero a 100 km/h é comprido em 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

Em termos de design, o novo XC90 apresenta uma dianteira nova redesenhada e mais moderna, lounge no estilo escandinavo bastante refinado, novos faróis mais finos, capô esculpido, novos para-choques e para-lamas dianteiros. Já o EX90 tem um design exterior limpo, com uma frente fechada que deixa a impressão de ser menor do que é. A aerodinâmica é energeticamente eficiente, com linhas elegantes e arredondadas para alcançar um coeficiente de arrasto típico de sedã, com 0,29 Cx.

Ambos os modelos trazem sensores capazes de criar uma visão de 360° do contexto circundante em tempo real e o sensor LIDAR que vê além do olho humano e detecta objetos até 250 metros de distância dia e noite, dando ao condutor mais tempo para reagir. Esse sistema funciona em conjunto com câmeras e radares para melhorar a segurança e o desempenho visual. Especialistas dizem que adicionar LIDAR a um carro já seguro pode reduzir acidentes com resultados graves em até 20%.

Já o EX90 traz um outro elemento de segurança: Driver Understanding, ou seja, interpretação do condutor. Esta tecnologia se relaciona com o estado psicofísico do motorista e, entre outras assistências normais, se for detectada uma desatenção do condutor, os sistemas de prevenção de colisões são ativados e antecipam as intervenções. Em casos extremos, o sistema pode assumir o controle e parar o veículo com segurança – empaca como um jegue que sente a presença de perigo.

Por dentro, aparecem outras diferenças marcantes. O EX90 tem um painel digital semelhante a um celular grande na horizontal atrás do volante, enquanto a central multimídia traz tela central verticalizada com 14,5 polegadas. Já o XC 90 tem um painel mais tradicional, protegido por um cluster e a tela da central multimídia 11,2 polegadas. Ambos trazem conexão entre o carro e os serviços Google Assistant, Maps e Google Play. Tudo com gráficos de alta qualidade graças à visualização 3D do Unreal Engine (Epic Games). O áudio é Dolby Atmos da Bowers & Wilkins.

No interior, encontramos sensores de radar integrados no console, as luzes de leitura no teto e no compartimento de carga, que detectam movimentos inferiores a um milímetro em todo o habitáculo. Em relação à sustentabilidade, o EX90 tem uma preocupação mais evidente. Ele possui percentuais reciclados significativos de aço, alumínio e plástico. O design interior é verdadeiramente luxuoso, e o tecido consiste em 30% de lã produzida de forma responsável e 70% de poliéster, e os materiais reciclados vêm de florestas manejadas e certificadas de forma sustentável na Suécia e na Finlândia. Já o XC90 usa couro e materiais mais tradicionais.

Impressões ao dirigir

Refinamento em comum

Na avaliação, o Volvo EX90 cumpre tudo que promete. Ele encarou com tranquilidade autoestradas e ambiente urbano, com pavimentos de boa qualidade em alguns casos e em outros nem tanto. Foram 110 km percorridos em um silêncio celestial, que permitem pensamentos fluírem sem perturbações barulhentas ou ouvir a música quase como em um auditório. Confortável, espaçoso e elegante, o novo carro da Volvo rodou suavemente, às vezes fazendo ultrapassagens rápidas com uma velocidade que nem sempre é alcançada com motores de combustão interna.

A potência galopante, liberada por dois motores elétricos e aterrada pela tração nas quatro rodas, com a ajuda de amortecedores de alto desempenho. Pelo menos metade dos numerosos buracos encontrados no asfalto foram quase suavizados pelo efeito de amortecimento da fabulosa suspensão do Volvo em teste. Isso apesar do peso um tanto exagerado do modelo, de 2.600 kg. São 250 kg a mais que o XC90, que tem uma bateria bem menor, de 18,8 kWh contra 111 kWh do EX90, mas por outro lado carrega um motor a explosão de 2.0 litros. Ambos oferecem sete lugares e uma cabine luxuosa, capaz de proporcionar um nível de conforto altíssimo. Além de ser um dos carros mais seguros do mercado atualmente.

A versão híbrida plug-in XC90 Recharge tem uma autonomia de 47 km, segundo o InMetro. Suficiente para o percurso casa-trabalho para a maior parte dos usuários. Para viagens mais longas, o trem de força híbrido plug-in é emparelhado com um eficiente motor a gasolina que aumenta a autonomia para mais de 800 km. Graças à combinação de motores elétricos no eixo traseiro e de combustão interna com tração dianteira, o novo XC90 oferece um sistema AWD integral constante para condução off-road.

Em relação à segurança, o XC90 possui suspensão revisada para melhor resposta dinâmica, sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) ativo tanto em baixas velocidades quanto em velocidades mais altas. Ele também possui suporte de direção interativo e tecnologias automatizadas de prevenção ou mitigação de colisões, com detecção externa via radar, sensores ultrassônicos e câmeras.

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