Sotaque francês
Eduardo Rocha
Sotaque francês

Chegada anunciada

O SUV compacto Geely EX5, trazido pela Renault, chega em julho ao mercado

Eduardo Rocha

Auto Press

O Grupo Renault está concretizando a parceria anunciada em fevereiro para representar e produzir em São José dos Pinhais produtos da chinesa Geely no Brasil. A nova marca vai focar no segmento de elétricos e em três ou quatro meses pretende já contar com 23 concessionárias em 19 cidades. As entregas de seu primeiro modelo importado, o EX5, devem ocorrer ainda em julho. No total, a ideia é contar com 105 concessionários no Brasil até o fim do próximo ano e, para garantir esse rápido crescimento, a Renault está acionando os grupos econômicos parceiros que já têm concessionárias do Grupo Renault.

O EX5 é um SUV compacto 100% elétrico que vai atuar no segmento premium – mesmo posicionamento do EX30 da Volvo, marca que pertence à Geely. Além desse, outro SUV elétrico que será alvo do modelo é o BYD Yuan Plus. Até mesmo as características anunciadas pelo Renault Group para o modelo inaugural são semelhantes às dos rivais. E embora nem todas as características nem o preço tenham sido anunciados, não deve se distanciar muito do praticado pelos dois rivais diretos, em torno de R$ 230 mil.

O EX5 terá motor de 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, capaz de acelerar o SUV de zero a 100 km/h em 6,9 segundos. Ele é montado sobre uma nova plataforma, GEA (Global Eletric Architecture), que integra a bateria à estrutura do modelo, o que, segundo a marca, aumenta a segurança e a melhora a dirigibilidade. As baterias usam uma construção baseada em lâminas curtas e a capacidade da que será trazida no EX5 é de 60,22 kWh. A autonomia do modelo é apontada em 430 km pelo otimista ciclo WLTP – estimativa que deve cair para cerca de 300 km pelos critérios do InMetro.

As dimensões do SUV são típicas do segmento de elétricos compactos, com 4,62 metros de comprimento, 1,67 m de altura, 1,90 m de largura com bons 2.75 m de entre-eixos. O EX5 traz diversas tecnologias para credenciá-lo a atuar no segmento premium. Por dentro, traz os revestimentos em material sintético, já característicos de automóveis chineses, mas aqui aparecem ainda bancos dianteiros aquecidos, ventilados e massagem.

Outro elemento típico é a enorme tela de 15,4 polegadas para a central multimídia capaz de obedecer a mais de 200 comandos de voz e ainda oferecer recursos de karaokê. A proposta é ter um miniestúdio dentro do carro, daí ter um sistema de som com 1.000 Watts de potência 16 alto-falantes e subwoofer. O modelo tem requintes como ainda teto panorâmico e um head-up display de 13,8 polegadas, projetado no vidro, com informações de velocidade, autonomia e GPS. Ele complementa as informações fornecidas pelo painel digital de 12 polegadas.

Na parte de segurança, o EX5 traz diversos recursos ADAS, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente em manobras de emergência (que indica o movimento do volante para o condutor), monitoramento do entorno do veículo (360º) com câmeras 3D, sensor de ponto cego, alerta de colisão com frenagem autônoma, etc.

Esta é a segunda incursão da Geely no Brasil, embora a primeira não tenha feito muita história. Foi em 2014, quanto o Grupo Gandini, controlador da Kia no Brasil, importou o sedã EC7 e o compacto GC2. Na época, houve problemas com o pós-vendas, principalmente em relação a peças. No Brasil, além da Volvo, o Grupo Geely tem ainda a Zeekr, nova marca de luxo do grupo chinês – que chegou em outubro passado com os modelos 001 e X. Ambas, porém, têm operações independentes da joint-venture formada pelo Grupo Renault e a marca Geely.

The post Sotaque francês appeared first on MotorDream .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!