
A imagem é tudo
Nova geração do SUV, que chega ao Brasil em 2026, tem imagens convenientemente vazadas
por Esaú Ponce
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
A Jeep está pronta para renovar completamente o Compass e isso não é segredo. Uma estratégia comum em fabricantes é tentar aumentar a expectativa e imagens “vazadas” acabam ajudando nessa intenção. Foi o que aconteceu com fotos até bem variadas da nova geração do modelo, embora sua apresentação oficial tenha sido agendada para o segundo semestre na Europa. O SUV vai adotar uma estética mais robusta e será construído em uma plataforma totalmente nova, pois receberá várias opções mecânicas, incluindo variantes híbrida leve, híbrida plug-in e 100% elétrica.
As imagens mostram várias configurações do modelo. Uma unidade verde-limão com um emblema “e” na tampa do porta-malas explicita a versão 100% elétrica. Uma versão branca com painel dianteiro em preto e um para-choque dianteiro mais proeminente indicam ser a versão com foco off-road Trailhawk. As entradas de ar na parte inferior deixam claro que é uma configuração com motorização a combustão, híbrida leve ou híbrida plug-in.
No interior, o novo Compass traz uma grande tela central para central multimídia colocada acima de uma fileira de botões físicos e um botão giratório. O console central e o tablier adotam detalhes de acabamento em alumínio e madeira, enquanto os bancos em couro com pespontos contrastantes e um teto panorâmico duplo reforçam o caráter premium. O head-up display, ausente nas gerações anteriores, também se destaca.
O design exterior adota linhas mais limpas e silhueta mais quadrada, seguindo o estilo do Jeep Avenger. Possui para-lamas bem definidos, luzes led finas e entradas de ar mais finas nos para-lamas. Os típicos para-lamas em trapézio trazem grossas molduras em plástico preto e reforçam a imagem de robustez, enquanto as saliências curtas, tanto dianteiras quanto traseiras, conferem-lhe um visual mais ágil e moderno.
Uma das novidades mais importantes é a incorporação da plataforma STLA Medium do grupo Stellantis, compartilhada com modelos que já chegaram ao mercado, como o Peugeot 3008, Opel Grandland e Citroën C5 Aircross. A Jeep, no entanto, imprimirá sua marca off-road, especialmente nas versões superiores. Espera-se uma gama mecânica composta por opções híbridas convencionais, híbridos plug-in e versões elétricas com tração nas quatro rodas. Com base em dados do Peugeot e-3008, a variante elétrica do Compass pode atingir até 321 cv com baterias de 73 e 97 kWh.
A produção do Jeep Compass 2026 começará na Itália no final de 2025. Embora a versão norte-americana tenha sido planejada para começar a ser fabricada no Canadá a partir de 2026, as tarifas sobre as importações dos Estados Unidos levaram a atrasos nesse planejamento. No Brasil, o modelo será produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, para chegar ao mercado em 2026. A motorização GSE 1.3 Turbo deve ser mantida, mas associada a um câmbio de dupla embreagem e-DCT, acoplado a um motor elétrico.
The post O próximo Compass appeared first on MotorDream.