
Mundo pequeno
Volkswagen Tera é mais um crossover compacto da marca em busca de vendas
por Eduardo Rocha
Auto Press
Mais de 90% dos modelos emplacados pela Volkswagen no Brasil são baseados na plataforma MQB A0, específica para modelos compactos como Polo, Nivus, T-Cross e Virtus. Mas a montadora acha que cabe mais um. No caso, o crossover Tera, que chega para brigar com rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian, com preços entre R$ 103.990 e R$ 139.990. Para se encaixar nesse posicionamento, a marca alemã tratou de empurrar o Nivus para cima, inclusive com a versão GTS. Ainda assim, o crossover cupê compacto deve sofrer com a chegada do Tera, assim como as versões intermediárias do hatch Polo.
O Tera chega com quatro configurações e o mesmo pacote de propulsores do Polo. A versão MPI traz o motor 1.0 flex aspirado, com 77/84 cv e 92/101 Nm, gerenciado por um câmbio manual de cinco marchas. Essa mesma transmissão equipa a versão 170 TSI, com motor 1.0 turbo flex com 109/116 cv e 165 Nm, com gasolina/etanol. O motor da 170 TSI também aparece nas versões Comfortline e Highline, mas aqui acompanhado por um câmbio automático de seis marchas.
Um dos pontos de destaque do Tera é o pacote ADAS, que antecipa itens que serão obrigatórios para novos projetos a partir de 2026, como alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem autônoma de emergência. Na parte de segurança ele ainda traz iluminação full led, seis airbags e sistema de detecção de fadiga do motorista e de controle de perda de pressão dos pneus. Nas versões Comfortline e Highline, o Tera traz controle de cruzeiro adaptativo, sendo que a Highline ainda conta com assistente de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego.
Outra novidade, que só estará disponível no segundo semestre, também reservada para as configurações mais altas, é o assistente virtual Otto, que tem espelhamento na tela de 10,1 polegadas do VW Play Connect – que tem espelhamento sem fio e é de série nas versões de topo e opcional na 170 TSI. Ele é capaz de produzir respostas generativas sobre os dados do veículo conectado ou informações do manual e é integrado a aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas. Ele trabalha integrado ao aplicativo de celular Meu VW 2.0, que oferece diversas funcionalidades remotas diretamente na tela do smartphone – como abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem.
Em relação ao conteúdo, mesmo as versões de entrada trazem equipamentos interessantes. Na MPI, o Tera vem com VW Play, painel digital de 8 polegadas e sensor traseiro, além de vidros, direção, travas e espelhos e elétricos, ar-condicionado e volante multifuncional e custa R$ 103.990. A versão 170 TSI traz, além do motor mais potente, rodas de aço de 16 polegadas e volante revestido em couro sintético, ao preço de R$ 116.990.
Já na versão Comfortline, além do câmbio automático, o Tera sai a R$ 126.990 e adiciona chave presencial para travas e ignição, rodas de liga leve de 16 polegadas, paddle shifts no volante e descanso de braços dianteiro. Já na versão Highline, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas e tem ainda o ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas. Esta versão custa R$ 139.990.
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