
Onda elétrica
Equinox EV é parte da ofensiva da Chevrolet para ter uma imagem tecnológica
por Eduardo Rocha
Auto Press
Houve um tempo no mercado brasileiro que a Chevrolet era sinônimo de sedã. Em determinado momento, chegou a ter nas concessionárias sete modelos diferentes e inúmeras versões. Esse tempo passou. Atualmente, o line-up da marca oferece apenas o compacto Onix Plus. Em um fenômeno que atinge todas as fabricantes, a maior marca do grupo General Motors agora apontou seus canhões para os SUVs. Mais que isso: aposta que o futuro iminente será dos SUVs elétricos. A Chevrolet é atualmente a marca que mais aposta em SUVs 100% elétricos. Nos últimos dois anos, trouxe o compacto Bolt EUV e os médios Blazer EV e Equinox EV. E promete ainda para este ano o Spark EUV, para o lugar do Bolt, e o Captiva EV. Nesse cenário, o Equinox EV aparece como a opção que busca equilibrar luxo, desempenho e conforto.
Com um preço de R$ 440.190, o Equinox EV se posiciona logo abaixo dos modelos de luxo com tração integral, como o BYD Tan, o Audi Q6 e-tron ou BMW iX3, e pouco acima de modelos AWD um pouco menores de marca generalistas, como Volvo EX40 e Hyundai Ioniq 5. A Chevrolet pretende atuar nos segmentos mais acessíveis com o Spark, que deve custar até R$ 200 mil, e com o Captiva EV, que está previsto para a faixa de R$ 300 mil.
Até aqui, com presença restrita aos segmentos superiores, os volumes de venda têm sido modestos. Desde o lançamento, em outubro de 2024, até o final de maio, foram apenas 65 unidades emplacadas. Esse desempenho tem mais a ver com o preço e o fato de ser um modelo 100% elétrico do que com as qualidades do Equinox EV. Até porque o SUV pode ser considerado um carro de vitrine, que tem como prioridade a intenção de valorizar e destacar a capacidade e a tecnologia da marca.
O Equinox traz todo o arsenal típico de carros tecnológicos. No pacote de recursos ADAS, ele traz controle de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão, de tráfego cruzado e de ponto cego, inclusive para o desembarque, frenagem autônoma de emergência e também em manobras de estacionamento, correção da direção em caso de risco de colisão lateral. Tem ainda oito airbags, rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico elétrico, acabamento com couro sintético e Sued (uma camurça sintética), tampa do porta-malas de acionamento elétrico e iluminação full led.
No interior, os recursos são parecidos com os da Blazer EV, como conjunto de telas para painel configurável e central multimídia com 11 e 17,7 polegadas, que dá um aspecto futurista à cabine. Ainda tem aquecimento e ajuste elétrico para o banco, bancos traseiros reclináveis e serviços conectados através do Google built-in, com aplicativos Google Assistance, Google Maps e Google Play. O sistema inclui diversos aplicativos internos, como GPS, Spotfy etc, mas não espelha celulares. Já o app myChevrolet oferece diversas funções acionadas através de um celular.
Um dos diferenciais do Equinox EV é exatamente o fato de contar com dois motores e tração AWD. Cada um deles rende 146 cv e 23 kgfm, que somam 292 cv e 46 kgfm. O SUV é estruturado sobre a plataforma GM BEV3, que inclui um conjunto de baterias Ultium com 85 kWh de capacidade. Segundo o padrão do InMetro, o modelo alcança até 443 km e a recarga pode ser feita em corrente alternada com energia de até 22 kWh e 150 kWh em corrente contínua (Fotos de Eduardo Rocha, Auto Press).
Ponto a ponto
Desempenho – A dinâmica do Equinox é típica de carros elétricos de segmentos mais altos. Com potência e torque instantâneos com 292 cv e 46 kgfm, as respostas são dignas de esportivos, mesmo pesando mais de 2.300 kg. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 5,8 segundos. As retomadas também são impressionantes. Potência e torque são distribuídos nos dois eixos de forma bem gerenciada, o que dá ao SUV uma dinâmica equilibrada e a sensação de tudo estar sob absoluto controle. A máxima limitada a 190 km/h é uma questão de bom senso. O modelo traz três modos de condução e dois níveis de frenagem regenerativa, inclusive com One Pedal. Um outro recurso muito interessante é o Regen On Demand, que permite ao condutor interferir na intensidade da frenagem regenerativa através de uma espátula no volante, o que melhora muito a interação com o veículo. Nota 9.
Estabilidade – A suspensão é um dos pontos mais impressionantes do Equinox. Ela é rígida para ter um grande controle dos movimentos de carroceria ao mesmo tempo que filtra as irregularidades perfeitamente – no que é ajudada pelos pneus com flanco de 13,5 cm. Nesse ponto, o SUV da Chevrolet mostra um refinamento incomum mesmo em modelos de marcas de luxo. Esse acerto resulta em um ótimo controle direcional e grande estabilidade, até por conta do centro de gravidade rebaixado por conta das baterias, que pesam mais de 400 kg. Nota 10.
Interatividade – As duas enormes telas do console concentram todas as informações sobre o Equinox. A de 11 polegadas traz os dados normais dos instrumentos e ainda os do computador de bordo. A central, de 17,7 polegadas, monitora a central multimídia e controla as funções do veículo. O Equinox traz o Google built-in, que é rápido, mas pouco amistoso com sistemas externos – até aceita conectar com celulares, mas sem espelhamento. Ele tem ainda três modos de condução, dois níveis de frenagem regenerativa e ainda o Regen On Demand. Nota 9
Consumo – Pelos dados do Programa de Etiquetagem Veicular, o Blazer é o crossover médio 100% elétrico muito econômico, com equivalência de consumo de 37,1 km/l na cidade e 35,6 km/l na estrada, com um gasto de 0,56 Mj/km. Na tabela do InMetro, é o SUV 100% elétrico desse porte mais eficiente. Nota 10.
Conforto – Embora a suspensão do Equinox controle bem os movimentos de carroceria, também filtra completamente as irregularidades e oferece um alto nível de conforto a bordo. Os ocupantes ainda contam com um ótimo espaço e boa ergonomia dos bancos, mas o isolamento acústico deixa vazar alguns ruídos aerodinâmicos e de rodagem. Nota 9.
Tecnologia – A plataforma do Equinox é a GM BEV3, de 2022, que integra as eficientes baterias Ultium. O crossover também traz diversos recursos ADAS como alerta de colisão com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo, alertas de faixa, de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado. Ficam faltando sensores dianteiros de estacionamento. Em compensação, os traseiros trabalham em conjunto com a frenagem autônoma nas manobras. Nota 8.
Habitabilidade – O Equinox tem um espaço interno generoso, graças ao entre-eixos de 2,95 metros, bem mais amplo que SUVs da mesma categoria. A altura de 1,65 m e a largura de 1,95 m completam as medidas que oferecem uma ótima área para os ocupantes. O porta-malas tem seus 441 litros facilmente utilizáveis pelo ótimo acesso oferecido pela porta traseira de acionamento elétrico. Nota 9.
Acabamento – O acabamento do Equinox EV busca elevar a imagem da Chevrolet. Materiais, texturas e composições são de bom gosto. Há uma combinação de guarnições em azul metalizado com detalhes em alumínio e cromado, com uma base em revestimentos pretos. Tudo sóbrio e elegante. Nota 9.
Design – As linhas do Equinox EV são musculosas e equilibradas, com traços simples que dão um aspecto futurista, inclusive pelas maçanetas escamoteáveis. A linha de cintura alta parece alongar o modelo e valoriza muito suas proporções. Com linhas horizontais dominantes, com o fio de led na frente e a interligação das lanternas na traseira, o SUV parece bem mais largo do que é. Isso passa a ideia de esportividade. Tem beleza com toques de ousadia. Nota 10.
Custo/benefício – A Chevrolet definiu o preço do Equinox EV a partir do Blazer EV, que por sua vez briga com modelos como Porsche Macan elétrico e BMW iX3. Ou seja: a ideia é que o fato de custar entre 10 e 15% menos que o Blazer possa aumentar seu poder de atração. Ainda assim, o custo/benefício não é dos melhores. Nota 7.
Total – O Chevrolet Blazer EV somou 90 pontos em 100 possíveis.
Impressões ao dirigir
O acerto perfeito
O Chevrolet Equinox EV tem muitos elementos para impressionar. A começar pelo visual externo, limpo e futurista, seguindo pelo interior, com um console digno de uma nave de “Star Trek” e um acabamento elegante e requintado. Tudo isso fica menos importante, no entanto, quando é posto em movimento. E não só pela tração integral, que gerencia os 292 cv e 46 kgfm liberados pelos dois motores que movimentam os mais de 2.300 kg do SUV com enorme facilidade. Mas principalmente pelo trabalho impecável da suspensão. Ela não só controla minuciosamente os movimentos da carroceria, como tem uma capacidade de filtrar as irregularidades mais que do esperado, mesmo se fosse um modelo de marca de luxo. Essa característica ganha maior relevância em um país com ruas e estradas um tanto tolerantes com desníveis inexplicáveis na pista, bueiros rebaixados e buracos que fazem aniversário.
Além da dinâmica de conforto, o Equinox EV se comporta com a exuberância típica dos carros elétricos mais sofisticados. O zero a 100 km/h em 5,8 segundos dá uma ideia da disposição do SUV. Com o peso concentrado entre os eixos, onde estão motores e bateria, o desempenho em curvas é também impressionante. Se usado com alguma parcimônia, o crossover da Chevrolet ainda se mostra bastante eficiente no consumo de energia, alcançando médias acima de 6 km/kWh – o que eleva a autonomia para mais de 500 km/h. De fato, na tabela de consumo do InMetro, nenhum outro SUV desse porte alcança o padrão do Equinox.
A direção é precisa, leve e bastante comunicativa. O Equinox tem três modos de condução, Normal, Esportivo e Neve, e dois níveis de ação da frenagem regenerativa, incluindo a condução One Pedal, em que há a máxima frenagem regenerativa e torna dispensável o uso do pedal de freio. Mas o melhor é o recurso do Regen on Demand, ou regeneração sob demanda, comandada por uma palheta no lado esquerdo do volante. Quando acionada, ela intensifica a frenagem e permite uma maior interação com o condutor e facilita até a extração de um comportamento mais esportivo do SUV.
Por dentro, o painel de instrumentos configurável de 11 polegadas traz todas as informações relevante de forma permanente. Já a tela da central multimídia conta com 17,7 polegadas serve para todos os demais fins, inclusive de configurações. O padrão de acabamento deixa bem clara a intenção da Chevrolet de aproveitar a rearrumação que os modelos elétricos provocam no mercado para galgar um novo status. E a não ser pela ausência (inexplicável) dos sensores dianteiros, o Equinox EV oferece uma ampla gama de recursos, tanto ADAS quando de conforto e de estilo.
Ficha Técnica
Chevrolet Equinox EV
Motor 1: Elétrico, dianteiro, síncrono por corrente alternada de ímã permanente, com 146 cv de potência e 23 kgfm de torque.
Motor 2: Elétrico, traseiro, síncrono por corrente alternada de ímã permanente, com 146 cv de potência e 23 kgfm de torque.
Alimentação: Conjunto de bateria Ultium, de íons de lítio, com capacidade de 85 kWh, com capacidade de recarga máxima de 22 kWh CA e 150 kWh CC.
Transmissão: Por engrenagem de relação única com inversor de fase para a ré. Tração AWD e controle eletrônico de tração de série.
Potência combinada: 292 cv.
Torque combinado: 46 kgfm.
Suspensão: Dianteira independente com braços sobrepostos com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. Traseira independente multilink com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 245/55 R19 e estepe com kit de reparo.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e frenagem automática de emergência, inclusive em manobras. Sistema regenerativo de energia.
Aceleração 0-100 km/h: 5,8 segundos.
Velocidade máxima: 184 km/h
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,84 metros com 1,95 m de largura, 1,65 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Possui airbags frontais, laterais, de joelhos dianteiros e de cabeça de série.
Peso: 2.336 kg.
Capacidade do porta-malas: 441 litros.
Autonomia: 442 km na norma InMetro.
Lançamento no Brasil: 2024.
Produção: Ramos Arizpe, estado de Coahuila de Zaragoza, México.
Preço: R$ 440.190.
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