
Lógica de mercado
Fiat Cronos ganha novo visual e mais conteúdo para ganhar fôlego em vendas
por Eduardo Rocha
Auto Press
Ao longo de seus pouco mais de seus pouco mais de sete anos de mercado, o Cronos tem se mostrado um modelo extremamente suscetível às intervenções que a Fiat promove no modelo. Assim que foi lançado, em 2018, chegou a alcançar uma média próxima a 3 mil unidades mensais. Essa performance foi caindo ano a ano – chegou a 1.400/mês em 2020, até que em meados de 2021, com a chegada do pacote estético S Design, ganhou fôlego e voltou à média de 3 mil mensais. Um ano depois, em junho de 2022, a Fiat introduziu o câmbio CVT, que foi um divisor de águas para o carro. As vendas médias chegaram a 4 mil unidades mensais e se mantiveram assim em 2023 e 2024. Em 2025, as vendas voltaram a ceder, com média abaixo de 2.500 emplacamentos. Ou seja: era hora de voltar a intervir no modelo.
Na linha 2026, o Cronos Precision trouxe mudanças que se concentraram na parte estética e podem ser classificadas como um face-lift suave. O modelo recebeu uma nova grade com três fileiras de aletas verticais na parte superior do para-choque. Na versão intermediária Drive AT e na top Precision AT, a versão avaliada, as aletas alcançam a parte inferior dos faróis, que replicam o tracejamento na assinatura luminosa e nas luzes de direção, ambas em led.
O para-choque ganhou linhas mais vincadas e tem na parte inferior outra fileira de aletas. Nas extremidades, dois pequenos nichos verticais têm função puramente estética, para dar a sensação de aumentar a largura do sedã. Um destaque na versão Precision está no novo desenho das rodas com doze raios, paralelos dois a dois, bem original e que combina muito bem com essa proposta geométrica da frente. Na parte posterior, o para-choque traseiro teve apenas a parte inferior modificada, com a inclusão de pequenas aletas à guisa de extrator.
Em relação a equipamentos, as alterações foram modestas, mesmo na versão Precision, oferecida a R$ 119 mil. De novidade, a configuração traz quatro airbags, faróis full led e luz de neblina em led. Por dentro, os acabamentos e o teto foram escurecidos e a central multimídia de 7 polegadas foi atualizada e passa a espelhar Android Auto e Apple Carplay sem fio. Mas não foi dessa vez que o sedã produzido em Córdoba, na Argentina, recebeu recursos ADAS. A lista de equipamentos já incluía ar-condicionado digital, chave presencial, sensor de luminosidade, bancos revestidos em couro sintético e sensor de ré com câmera.
Sob o capô, o Cronos conta com o motor GSE 1.3, que rende 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm com gasolina e etanol. Ele é gerenciado por um câmbio CVT com sete velocidades pré-programadas e conta com controle de cruzeiro e modo de condução Sport. Por enquanto, não há planos definidos na Fiat para uma nova geração do Cronos e nem mesmo de um novo sedã para substituí-lo. Mesmo com a chegada de um novo Argo, que é a versão hatch do sedã. Ele está previsto para 2027 e será baseado no Grande Panda italiano, que navega entre um hatch e um SUV compacto (Fotos de Eduardo Rocha, Auto Press).
Ponto a ponto
Desempenho –O Fiat Cronos é bem acertado dinamicamente e a integração do câmbio CVT com o motor é harmoniosa. Com isso, o sedã compacto exibe uma boa agilidade e suavidade nas reações. Com uma boa amplitude de relações, a transmissão consegue boas arrancadas e ganhos de velocidade consistentes. O motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque não oferece um desempenho que impressione, mas também não dá sinais de falta de fôlego. Este bom comportamento aparece tanto na cidade quanto na estrada. Nota 8.
Estabilidade – A suspensão do Cronos privilegia o conforto de rodagem. Esse acerto compensa em boa parte os pneus 195/55 R 16, que têm flanco de 10,7 cm e não absorvem tanto as irregularidades do piso. Por outro lado, ajudam no controle da carroceria das rolagens em curvas. No final das contas, o Cronos mostra um bom equilíbrio. A direção é leve, precisa e bem boa comunicação com o volante. Nota 8.
Interatividade – O Cronos Precision tem recursos escassos para um automóvel de R$ 120 mil – não há, inclusive, qualquer recurso ADAS. Houve ligeiros ganhos, como os faróis full led, airbags laterais e central multimídia com espelhamento sem fio. O modelo ainda conta com sensor de luminosidade, câmera e sensor de ré e controle de cruzeiro. Não é muito para a categoria atualmente. Nota 7.
Consumo – O InMetro o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT e indica que ele é capaz de rodar 8,6/12,6 km/l na cidade e 10,7/14,6 km/l na estrada, com etanol/gasolina. São números cerca de 4% piores que de um ano atrás, por conta das mudanças para se enquadrar nas normas do Proconve L8. As notas ficaram em B na categoria e C no geral. Nota 7.
Conforto – O conjunto rodas de aro 16 e pneus 195/55 filtram menos as irregularidades que as antigas, de 15 polegadas. Mas como a suspensão é macia, há um bom nível de conforto na rodagem. Já os bancos são firmes, o que os deixa menos acolhedores, mas sustentam bem o corpo, o que provoca menos cansaço em trajetos demorados. O isolamento acústico é bom e dificilmente o habitáculo é invadido pelo som do motor. Nota 8.
Tecnologia – O Cronos conta com uma plataforma eficiente e um trem de força equilibrado, como motor e câmbio modernos. No entanto, faltam ao sedã recursos eletrônicos de auxílio ao condutor, como alerta de colisão com frenagem autônoma ou sensor de ponto cego, já oferecidos por todos os rivais diretos. Nota 6.
Habitabilidade – O interior do Cronos oferece espaço para as pernas no banco traseiro sem que isso dependa muito da boa vontade de quem vai na frente. Mesmo que não tenha um entre-eixos especialmente grande, com 2,52 metros, a boa altura da cabine permite uma postura mais ereta aos ocupantes, o que melhora o aproveitamento longitudinal. Há pouco nichos no interior para acomodar objetos e o console central é curto, deixando um buraco entre os bancos, o que não condiz com uma versão de topo. O porta-malas carrega bons 525 litros. Nota 8.
Acabamento – A Fiat se vale da escola de design italiana para dar um tratamento final às guarnições e painéis internos, que passam a sensação de qualidade, mesmo sem materiais nobres ou caros. No caso da versão Precision, há ainda revestimento em couro sintético com frisos em relevo de boa qualidade nos bancos, volante e apoio de braços nas portas. Os plásticos rígidos estão lá, mas a textura é agradável. Nota 8.
Design – A atualização visual que a frente do Cronos mistura ousadia e a ideia de modernidade. O caso é que não harmoniza muito com as linhas originais do sedã, presentes em toda a carroceria. De qualquer forma, as mudanças renovam o visual do carro e deve impulsionar as vendas. Nota 8.
Custo/benefício – O Fiat Cronos Precision AT sai a R$ 119 mil, sem opcionais. A proposta não é brigar com sedãs compactos de topo, mas sim com versões intermediárias. E nesse caso, o Cronos ainda é o que tem um valor de compra ligeiramente menor, mesmo com conteúdo semelhante. O único modelo que ainda atua nessa faixa é o Toyota Yaris, que está em vias de sair de linha. Nota 7.
Total – O Fiat Cronos Precision AT somou 75 pontos em 100 possíveis.
Impressões ao dirigir
Equilíbrio de intenções
O Cronos é uma aposta de longo prazo da Fiat. Com sete anos de mercado, o sedã compacto da marca italiana busca um espaço bem específico no mercado, comparável em preço e conteúdo com as versões intermediárias dos rivais. E embora a estética não fosse o problema do modelo, o design é um elemento importante para a decisão de compra. Com uma carinha mais moderna, o sedã compacto manteve os elementos essenciais que o tornam um sucesso em mercados como o do Brasil e, principalmente, da Argentina. O Cronos é confortável, espaçoso, estável e tem mecânica confiável.
Assim como suas características, a dinâmica do Cronos é bem equilibrada. O motor GSE 1.3 aspirado de quatro cilindros se entende muito bem com o câmbio CVT da Aisin, que é moderno e tem amplo espectro de relações: A programação de software mantém as marchas curtas o suficiente para gerar boas arrancadas, e longas o bastante para oferecer economia de combustível. É bem verdade que o modelo apresenta índice de consumo 4% piores que na linha 2024. Mas isso ocorre por uma inevitável adequação aos padrões do Proconve L8. O Cronos conta ainda com o modo de condução Sport, acionado por um botão no volante, que deixa o sedã mais aceso e bem disposto. Seja na cidade, seja na estrada, há um bom entrosamento do câmbio com o motor.
Além das mudanças estéticas, o Cronos recebeu algumas pequenas melhorias na parte interna. Além de detalhes de decoração, a central multimídia, de tímidas 7 polegadas, agora consegue espelhar smartphone sem a necessidade de cabo. No mais, os acabamentos em preto brilhante no volante, as guarnições na cor grafite no painel e os detalhes em cromado deixam claro o cuidado na finalização no sedã. Não é sofisticado, mas criam uma atmosfera agradável, que é bem complementada pelo revestimento dos bancos em couro sintético com trama em relevo. Obviamente, faltam recursos ADAS e equipamentos mais tecnológicos, mas dentro, da proposta comercial do Cronos, a versão Precision se defende bem.
Ficha técnica
Fiat Cronos Precision 1.3 CVT
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.332 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Coletor de admissão variável, injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Continuamente variável com sete velocidades pré-programadas à frente e uma a ré, com tração dianteira e controle de tração.
Potência: 98 cv com gasolina a 6 mil rpm e 107 cv com etanol a 6.250 rpm.
Torque máximo: 13,2 kgfm com gasolina a 4.250 rpm e 13,7 kgfm com etanol a 4 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12,5 segundos com gasolina e 11,7 s com etanol.
Velocidade máxima: 175/182 km/h com gasolina/etanol.
Diâmetro e curso: 70 mm x 86,5 mm. Taxa de compressão: 13,2:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira por eixo de torção com fixação central com molas helicoidais e amortecedores de duplo efeito. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 195/55 R16.
Freios: Discos sólidos na frente e a tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,37 metros com 1,73 m de largura, 1,52 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Possui airbags frontais e laterais de série.
Peso: 1.190 kg.
Capacidade do porta-malas: 525 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Lançamento no Brasil: 2018.
Produção: Córdoba, Argentina.
Preço: R$ 119 mil.
Preço da unidade avaliada: R$ 120.990.
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