A energia do Q3 Sportback
Eduardo Rocha
A energia do Q3 Sportback

Anéis elétricos

Audi hibridiza gama do Q3 Sportback de 3ª geração, que vem ao Brasil em 2026

por Eduardo Rocha

Auto Press

A terceira geração do Audi Q3 Sportback exatamente a segue a trilha da versão SUV, recém-apresentada. O design valoriza ainda mais a grande grade dianteira e com faróis bem finos, como vem acontecendo com toda as linhas a cada renovação, a gama agora é animada somente por versões híbridas – de fato, com os novos níveis de exigência para emissões, é quase inescapável adotar a eletrificação nos novos lançamentos no mercado europeu.

Inicialmente, ambas configurações de carroceria terão disponíveis dois motores a gasolina e um diesel. Nas versões a gasolina, tanto na híbrida leve quanto na plug-in, chamada de e-hybrid, são apoiadas no motor 1.5 EA211 Evo 2, usado na Europa desde 2022. Essa mesma versão passará a ser produzido pela Volkswagen em São Carlos, no interior de São Paulo e aos poucos vai substituir o atual 1.4 EA211, que já tem 14 anos de estrada. O novo motor traz o mesmo conceito básico, como turbo, injeção direta e comando variável, com novidades como adotar Ciclo Miller, mais econômico, cilindros revestidos a plasma (o que impede a retífica) e turbinas de geometria variável.

Todos esses recursos são usados a reduzir o consumo de combustível sem perder potência. Na versão híbrida leve do Q3 Sportback, ele rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque – exatamente os mesmos valores do atual 1.4 usado no Brasil. Aqui, a hibridização leve de 48 V funciona apenas para a redução do consumo. O zero a 100 km/h é feito em 9,1 segundos, com máxima de 209 km/h.

Já a versão e-hybrid traz um motor elétrico funcional acoplado ao propulsor térmico no eixo dianteiro. Ele eleva a potência total a 272 cv (200 kW), frente aos 245 cv (180 kW) da geração anterior. O torque combinado se manteve nos mesmos de 40,8 kgfm. Com isso, ele acelera de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 215 km/h. A transmissão é de dupla embreagem de seis marchas, que direciona a tração para as rodas dianteiras.

Nessa nova geração, a versão plug-in é alimentado por uma bateria com capacidade líquida de 19,7 kWh, quase o dobro do Q3 antecessor. Com isso, a autonomia elétrica pulou de 50 km para até 135 km, no ciclo WTLP. No padrão InMetro, a autonomia indicada deve ficar em torno de 90 km. O carregamento pode ser em corrente alternada a até 11 kW ou em corrente contínua a até 50 kW. Nesse último caso, a recarga vai de 10 a 80% da capacidade em menos de 30 minutos.

No interior, destacam-se o novo volante com comandos integrados, o maior espaço no console central, iluminação ambiente em 30 cores e sistema de som premium SONOS. O sistema de infotainment utiliza Android Automotive OS e inclui assistente virtual com inteligência artificial, loja de aplicativos integrada e cockpit digital com telas de até 12,8 polegadas. Além dos modos de condução, o novo Q3 Sportback traz suspensão com opções de controle de amortecimento.

Em relação à segurança, o modelo traz recursos ADAS como controle adaptativo de velocidade, assistente de mudança de faixa e sistema de estacionamento automático, entre outros. O Q3 Sportback será em Győr, na Hungria, com montagem adicional em Ingolstadt, na Alemanha, e chega às concessionárias europeias em novembro, um mês depois da chegada da versão SUV, com preços iniciais em torno de 50 mil euros (aproximadamente R$ 320 mil).

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