Fenômeno do imaginário
Eduardo Rocha
Fenômeno do imaginário

Escola da imagem

Hiperesportivo Fenomeno, de 1.080 cv, homenageia estilo único da Lamborghini

por Eduardo Rocha

Auto Press

Por muitos anos, os modelos da Lamborghini eram os preferidos para estampar os pôsteres nas paredes dos quartos de garotos no mundo todo. Acontece que as linhas ousadas e inovadoras da marca, tradicional na fabricação de tratores na Itália, eram sempre encomendas a estúdios externos, como Bertone, para Miura e Countach, ou Italdesign, de Giorgetto Giugiaro, para Gallardo e Murciélago. Em 2005, sob o comando de Walter De Silva, chefe de design da Audi, agora controladora da Lamborghini, o Centro Stile Lamborghini, que criava apenas algumas peças dos carros, passou a responder pelos projetos e face-lifts dos carros da marca. E foi para marcar os 20 anos da criação desse Centro Stile, a Lamborghini criou o Fenomeno.

Trata-se de um hiperesportivo híbrido, com edição limitada a apenas 30 unidades, 29 destinadas a clientes e uma reservada para o museu da marca. Ele concebido como um tributo à performance extrema e ao design visionário da marca. Com proporções longilíneas e estilo longtail, o modelo quer representar a síntese entre tradição e inovação, combinando elegância atlética com uma estética futurista e purista. Como sempre, o nome foi inspirado em um touro célebre, para reformar a agressividade do esportivo.

No mercado, o Fenomeno segue a tradição de modelos de produção limitada, os chamados few-off da Lamborghini, como ocorreu com modelos como Centenario, com 40 unidades, e Sesto Elemento, com 20. Esses esportivos que nascem com vocação para peça de colecionador e um marco tecnológico, como é o caso de Aston Martin One-77, Porsche 365, McLaren Solus GT e Ferrari La Ferrari Aperta. O preço inicial do Fenomeno, de US$ 3,5 milhões – algo em torno de R$ 20 milhões, mostra bem essa condição. Ele oferece um alto nível de personalização por meio do programa Ad Personam, com mais de 400 opções de cores e uma gama de incontáveis acabamentos internos, definidos diretamente no estúdio da marca em Sant’Agata Bolognese.

O Fenomeno tem uma potência compatível com a de outros superesportivos híbridos, como Ferrari SF90, Aston Martin Valkyrie ou Mercedes-AMG ONE, mas traz pontos de diferenciação por soluções técnicas inéditas e design radical. Mecanicamente, o Lamborghini combina um motor V12 aspirado de 6.5 litros montado em posição traseira-central longitudinal, que entrega 835 cv a 9.250 rpm e 73,9 kgfm de torque a 6.750 rpm, com 80% disponível aos 3.500 giros.

Esse motor é acoplado a três motores elétricos: dois de fluxo axial no eixo dianteiro, com 110 kW cada e apenas 18,5 kg por unidade, e um de fluxo radial integrado à nova caixa de câmbio. Juntos, os motores elétricos somam 245 cv e oferecem vetorização de torque e regeneração de energia. Na combinação, são 1.080 cv para empurrar os mais de 1.770 kg do Fenomeno, o que gera uma relação peso/potência de apenas 1,64 kg/cv – a menor da história da marca. É também o Lamborghini mais rápido já produzido, indo de zero a 100 km/h em apenas 2,4 segundos e de zero a 200 km/h em 6,7 segundos. A a velocidade máxima exata não foi revelada, mas a fabricante garante que é acima de 350 km/h.

A bateria de íons de lítio de 7 kWh, com cerca de 35 kg, está posicionada no centro do chassi, para rebaixar ainda mais o centro de gravidade. A transmissão é feita por uma caixa de dupla embreagem e oito marchas, montada transversalmente atrás do motor V12. Com dois veios internos — um para marchas pares e outro para ímpares — o sistema é mais leve e compacto. A oitava marcha é praticamente uma sobremarcha, para maior eficiência energética e conforto em velocidades de cruzeiro, enquanto a função sequencial garante trocas rápidas e precisas em condução esportiva.

Nas inovações tecnológicas, o Fenomeno incorpora soluções de ponta como o sensor 6D, suspensão de afinação esportiva, freios carbono-cerâmicos e aerodinâmica ativa com dutos em S, portas com dutos NACA e asa traseira em formato de Omega (Ω). A arquitetura da monofuselagem em fibra de carbono e estrutura dianteira em um compósito especial garante rigidez e leveza. O modelo traz assinatura luminosa em Y, o novo logotipo da marca e tem o aspecto de uma nave espacial, como acontecia nos velhos pôsteres das paredes dos garotos – todos, certamente, sexagenários atualmente.

The post Fenômeno do imaginário appeared first on MotorDream.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!