
Antevisão hi-tech
Novo iX3 chega este ano com os próximos conceitos e tecnologias da BMW
por Eduardo Rocha
Auto Press
Para a BMW, o novo iX3 é bem mais do que um simples lançamento de carro. Ele é o modelo que estreia a nova plataforma elétrica e também o novo estilo de design da marca, agregados no conceito batizado de Neue Klasse – nova classe em alemão. Além disso, inaugura uma arquitetura eletrônica que vai integrar todos os modelos da marca alemã daqui para a frente. O novo iX3 será produzido, a partir de novembro, na nova fábrica que a BMW construiu na Hungria, na cidade de Debrecen. Na sequência, em 2026, passará a ser feito, com adaptações, em Shenyang, na China – onde é feito o iX3 atual. Em 2027, passará a ser fabricado em San Luis Potosí, no México, de onde deve ser exportado para o Brasil, usufruindo dos incentivos fiscais do acordo bilateral.
A BMW tentou expressar no estilo do iX3 o conceito de inovação tecnológica dessa nova fase da empresa. O design adota linhas mais fluidas, com superfícies limpas. A grade central bipartida ainda está presente, mas agora mais verticalizada, indo do capô até a parte central do para-choque, e remete ao Neue Klasse original dos anos 1960. Ela é ladeada por duas entradas de ar horizontais. O conjunto ótico aparece como um prolongamento delas, afinando em direção às extremidades da parte frontal. Cada um dos elementos da grade traz moldura iluminada por led.
A carroceria combina superfícies com curvaturas suaves e extremidades esculpidas, como no capô com um sulco central, nas laterais com contorno dos para-lamas planos e na tampa traseira, com uma depressão na parte central, onde se encaixa a logomarca da montadora. A linha de cintura alta, com a terceira janela em ângulo, onde aparece o famoso Hofmeister Kink. Na traseira, as lanternas horizontais são especialmente longas, mas contrariando a atual modinha, não são conectadas. Essa construção misturando conceitos orgânicos e geométricos buscou ainda um ganho de eficiência aerodinâmica: o coeficiente de arrasto de 0,24 Cx é mais baixo que o de muitos sedãs modernos.
Do ponto de vista da engenharia, o iX3 é um veículo definido por software. O mais notável é a arquitetura eletrônica que gira em torno de quatro computadores de alto desempenho que centralizam o processamento. Eles controlam a dinâmica de condução, a direção autônoma, a central multimídia e demais funções básicas de forma integrada. A interface com o motorista se dá através do volante multifuncional, da tela de toque da central multimídia ou diretamente com comandos interativos com a inteligência artificial do sistema, a BMW Intelligent Personal Assistant.
O interior é inteiramente focado na experiência digital. Não há um painel de instrumentos tradicional atrás do volante. No lugar, há um painel panorâmico que percorre toda a base do para-brisa, composto por três telas, com informações complementadas por um head-up display 3D. O sistema operacional também é de nova geração, o Operating System X.
A versão de lançamento, iX3 50 xDrive, é equipada com dois motores elétricos: um síncrono no eixo traseiro com 326 cv (240 kW) e 44,4 kgfm, e um assíncrono ou por indução no eixo dianteiro, com 167 cv (123 kW), com 26 kgfm. O primeiro tem maior eficiência em velocidades constantes, com em estradas, enquanto o assíncrono tem custo menor e tem reações imediatas. No total, essa versão tem 469 cv (345 kW) de potência e 65,8 kgfm de torque, o que produz uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e máxima de 210 km/h.
A bateria de 800 V substitui as antigas células prismáticas por unidades cilíndricas, com capacidade utilizável de 108,7 kWh e oferecendo autonomia de até 805 km no ciclo WLTP (estimada em 20% superior) e ainda tem o recurso V2L, ou carregamento bidirecional. A troca de tecnologia tem a ver com a densidade energética maior das células cilíndricas. A estimativa é que com a nova tecnologia, a bateria do iX3 pese 630 kg, mas se usada as células prismáticas chegaria a 725 kg. Outro ponto forte é velocidade de carregamento: a bateria tem taxa de carregamento de até 400 kW e pode ir de 10% a 80% em apenas 21 minutos em uma estação ultrarrápida.
Do ponto de vista mercadológico, o iX3 é um veículo estratégico para a BMW. As Séries 3 e 4 são as mais vendidas da marca no mundo e responderam no ano passado por 840 mil unidades vendidas, ou 38,2% do total da marca. A partir da introdução dos conceitos da Neue Klasse e das inovações que ele apresenta, serão projetados e produzidos 40 novos modelos e atualizações até 2027.
The post iX3 é o futuro da BMW appeared first on MotorDream.