
Por uns cavalos a mais
Turbo S ganha sistema híbrido e vira o 911 mais potente da história da Porsche
por Eduardo Rocha
Auto Press
Desde sempre, a Porsche segue uma filosofia de construção de automóveis que conjuga forma e função. E o novo 911 Turbo S respeita estes parâmetros ao combinar performance e versatilidade de aplicação, desde do uso diário até a alta performance em circuito. Os dados técnicos colocam essa versão como o 911 mais potente da história, com 711 cv (523 kW) de potência e 81,6 kgfm de torque, com aceleração de zero a 100 km/h em 2,5 segundos.
Em circuito, esse poderio foi demonstrado em uma volta no Nürburgring Nordschleife 14 segundos mais rápida do que a de seu antecessor. Esse resultado vem por conta das otimizações promovidas pela engenharia na marca. A base tecnológica do modelo é o sistema T-Hybrid, que utiliza dois turbocompressores elétricos, que trabalham em conjunto com um sistema de 400V. A transmissão de dupla embreagem PDK de oito velocidades, com um motor elétrico integrado, transmite a potência ao sistema de tração integral.
Esse sistema estreou em 2024 no 911 Carrera GTS e foi significativamente aperfeiçoado para o novo 911 Turbo S. Apesar de contar com a mesma bateria de alta tensão com 1,9 kWh, ele passou a contar com um segundo turbocompressor elétrico de gases de escape. Com isso, o motor de 3.6 litros de seis cilindros, que rende no Brasil 653 cv e 77,5 kgfm, ganha um reforço do motor elétrico de de 58 cv e um incremento considerável na performance e na resposta. O Turbo S Coupé acelera de zero a 100 km/h em 2,5 segundos, menos 0,2s do que o Turbo S. Demora 8,4 segundos para atingir a marca dos 200 km/h, uma melhora de 0,5 segundo. A velocidade máxima do novo 911 Turbo S é de 322 km/h
Na parte de gerenciamento dinâmico de performance, o modelo conta com aerodinâmica ativa inteligente, que otimiza o fluxo de ar para refrigeração e eficiência através de aletas ativas nas tomadas de ar. Outro recurso é o Porsche Dynamic Chassis Control, um controle eletro-hidráulico de cada canto da suspensão, para melhorar a agilidade e a estabilidade do esportivo. O sistema de freios cerâmicos foi aprimorado com discos maiores no eixo traseiro.
A proposta de performance extrema, combinada com conforto para longas distâncias, tenta posicionar o 911 Turbo S como um veículo que consiga apelar para uma demanda de exclusividade sem comprometer a capacidade de ser usado no dia a a dia. A introdução de elementos de design exclusivos na cor Turbonite reforça a posição como o modelo topo de gama. No Brasil, o posicionamento não muda, com preço de partida de R$ 1.950.000, um valor que reflete seu status.
The post O 911 mais rápido appeared first on MotorDream.