O brilho do Spark
Eduardo Rocha
O brilho do Spark

A centelha da Chevrolet

O SUV elétrico Spark aposta no charme e no conteúdo para emplacar no Brasil

por Eduardo Rocha

Auto Press

A General Motors resolveu entrar na briga dos compactos elétricos, a mais encarniçada de todas. Até aqui, com modelos como Equinox EV e Blazer EV , a marca pelejou nos segmentos mais altos, de SUVs médios. Agora, com a chegada do Chevrolet Spark , a disputa será mais feroz. O modelo está sendo oferecido no lançamento por R$ 159.990, valor que o coloca em confronto quase direto com o BYD Dolphin – que é R$ 10 mil mais barato. Para compensar a diferença, a GM aposta tanto na postura mais SUV do Spark (tem 15 cm a mais na altura) quanto na tradição da marca.

Uma das questões que o Spark EUV pode enfrentar são as tarifas destinadas a modelos elétricos importados – o modelo vem da China. Um antídoto possível é o mesmo que a BYD está usando: partir para uma produção local. No caso, a GM está de olho na antiga fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará. A produção no Nordeste permitira usufruir dos incentivos fiscais do Regime Automotivo Regional, exatamente como ocorre com a BYD. Os veículos viriam semidesmontados, em SKD, com uma produção inicial de 400 unidades/mês.

Um dos atrativos do pequeno SUV chinês da Chevrolet é o design descontraído, num estilo definido como Boxy, que destaca elementos e volumes quadrangulares. No interior, que comporta apenas quatro passageiros, a ideia foi valorizar a praticidade, com linhas limpas, superfícies macias e comandos minimalistas. O painel digital tem tela configurável de 8,8 polegadas, enquanto a central multimídia tem tela elevada de 10,1 polegadas.

O espaço interno é bem valorizado pela arquitetura do SUV, como é o caso do piso plano. O modelo tem 4,00 metros de comprimento, com 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Ele conta ainda com dois porta-malas, com 355 litros no traseiro, que pode chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, e mais 35 litros sob o capô dianteiro, no chamado frunk.

Em relação ao conteúdo, o Spark conta com ar digital, faróis em led, revestimento em couro sintético, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de luz e chuva, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, câmera 360º e seis airbags. Traz ainda um pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, farol com comutação automática, alerta de colisão com frenagem autônoma e monitoramento de faixa.

Para animar seu pequeno SUV elétrico, a Chevrolet escalou um motor com potência de 101 cv instalado no eixo dianteiro, que rende 18,4 kgfm de torque. Ele é alimentado por uma bateria de lítio-ferro-fosfato – LFP – com 42 kWh de capacidade e potência de recarga de 6,6 kWh em corrente alternada e 50 kWh em contínua. Como é relativamente leve, com 1.345 kg, o Spark consegue uma boa autonomia de 258 km no ciclo InMetro (média de 6,14 km/kW).

The post O brilho do Spark appeared first on MotorDream .

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes