Esportividade depurada
Eduardo Rocha
Esportividade depurada

Evolução da espécie

Maserati MCPura sucede o MC20 com inovações aerodinâmicas e tecnológicas

por Eduardo Rocha

Auto Press

Nesta década, o MC20 tem feito o papel de ícone esportivo na gama da Maserati. Depois de cinco anos de mercado, a marca italiana passa o bastão para o novo MCPura, uma espécie de atualização do modelo que estabeleceu o retorno da marca ao segmento de superesportivos, 15 anos depois do fim da produção do MC12. A nova versão passa a representar este ápice tecnológico e de design da fabricante sediada em Modena e vai brigar com rivais como Ferrari 296 GTB, McLaren Artura, Lamborghini Huracán – ironicamente, superesportivos considerados de volume, com preços entre 250 mil e 300 mil euros – na cotação atual, entre R$ 1,6 milhão e 1,9 milhão. No Brasil, com os impostos, são modelos que custam entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões.

O MCPura está disponível nas versões Coupé e Cielo, nome charmoso para a configuração cabrio. Ele segue a tendência de design funcional, onde a forma acompanha a função aerodinâmica. Embora seja muito semelhante, traz algumas diferenças marcantes em relação ao antecessor, casos do aerofólio dianteiro e extrator traseiro. As portas tipo borboleta são um elemento de estilo, mas também facilitam o acesso e a saída do veículo em ambientes de pista, uma vez que o modelo tem apenas 1,22 metro de altura. A versão Cielo apresenta um teto de vidro eletrocrômico retrátil, que permite ao motorista alternar entre um teto transparente e opaco. Um detalhe interessante é que a cor de estreia, Ai Aqua Rainbow, muda de tonalidade conforme a incidência da luz.

O coração do MCPura é o motor Nettuno V6 de 3.0 litros, que utiliza a tecnologia de pré-câmara de combustão com velas duplas, oriunda da F1. Ele é gerenciado por um câmbio de dupla embreagem de oito velocidades, que direciona para as rodas traseiras a potência de 630 cv e o torque de 73,4 kgfm. Esse rendimento gera uma relação peso/potência de 2,33 kg/cv, pois o peso total do modelo fica abaixo de 1.500 kg, graças, principalmente, ao monocoque de fibra de carbono, que combina rigidez e leveza. O superesportivo é capaz de superar os 320 km/h de máxima e tem uma aceleração de zero a 100 km/h em 2,9 segundos – números compatíveis com os rivais diretos.

Quanto às características dimensionais, o MCPura e sua versão Cielo são projetados para oferecer uma experiência de condução dinâmica, com a largura e o comprimento otimizados para a aerodinâmica e o desempenho. A proporção entre o chassi e o motor V6 compacto permite uma distribuição de peso que favorece a estabilidade. O uso de um chassi monocoque de fibra de carbono contribui para a rigidez torsional, o que se traduz em maior precisão nas manobras em alta velocidade.

A cabine do MCPura é moldada com foco no motorista. O interior do carro combina painéis e superfícies de couro, Alcantara e fibra de carbono. Os comandos são minimalistas e intuitivos, com telas digitais que fornecem as informações de pilotagem e entretenimento, incluindo os gráficos de desempenhos importados do modelo de pista GT2 Stradale. O modelo pode ser personalizado pelo programa da marca, Fuoriserie, onde pode-se encomendar entre mais de 30 cores de carroceria até acabamentos internos exclusivos. Esse foco na personalização é uma estratégia para atender a um público que busca a exclusividade em um segmento de alto luxo.

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