O refinamento do Sportage
Eduardo Rocha
O refinamento do Sportage

Linha evolutiva

Kia Sportage chega este ano ao Brasil mais tecnológico e design renovado

Claudio Soranzo

Infomotori.com/Itália

Exclusivo no Brasil para Auto Press

A atualização da quinta geração do Sportage, SUV mais popular da Kia, chega ostentando um currículo impressionante: o modelo tem mais de 7 milhões de unidades vendidas globalmente, desde que foi lançado, em 1993. Agora, graças à evolução da espécie, o Sportage renovado foi apresentado com melhorias profundas em termos de design, inovação, tecnologia e praticidade de utilização (talvez a qualidade mais apreciada), estabelecendo novos padrões no cada vez mais competitivo segmento de SUVs médios.

Como parte fundamental dessa renovação, a Kia propôs diferentes tipos de motores para o novo Sportage, a começar pelo clássico ICE – internal combustion engine ou motor de combustão interna – a gasolina, passando por versões Mild-hybrid (MHEV) a gasolina e diesel e Full Hybrid (HEV) a gasolina e, posteriormente, chegando ao Plug-in Hybrid (PHEV) também a gasolina. No mercado italiano, tem ainda uma motorização com GLP. No Brasil, o Sportage está ainda na primeira fase dessa quinta geração e recebe o motor Smartstream 1.6 T-GDI híbrido leve a gasolina, auxiliado por um sistema de 48V, que rende 180 cv e 27 kgfm.

Por fora, o novo Sportage alongado em 3,5 cm e rebaixado em 5 mm. A parte frontal foi a mais alterada, com a assinatura luminosa em formato de forquilha, o conjunto ótico colocado nas extremidades com os canhões de led de faróis empilhados. Essa arrumação deixou uma grande área para a grade. De perfil, destacam-se as novas rodas de 17 para a versão de entrada e de 18 ou 19 polegadas para as mais completas – estas duas últimas devem ser disponibilizadas no Brasil. Na traseira, a mudança se restringiu à parte baixa do para-choque, com o redesenho do skid plate.

Por dentro, o SUV ganhou um volante bicolor, decididamente especial, com interiores em tecido, couro sintético e camurça. O Sportage manteve obviamente o amplo espaço interno, com mais de um metro disponível para as pernas dos passageiros traseiros e para um compartimento de carga versátil, com capacidade de carga de 587 litros, que pode se desdobrar para 1.776.

Permaneceram a tela dupla curva, com 12,3 polegadas cada, mas o head-up display foi aumentado para 10 polegadas. A gestão do carro também pode ser feita remotamente via app, inclusive com chave digital e suporte através do Chat GPT. O Sportage também está equipado com um conjunto de sistemas de condução avançados, ADAS, mas ganhou o alerta de colisão passa a detectar carros e pessoas também nas conversões e cruzamentos, a partir da instalação de mais sensores e uma nova câmara.

Outra novidade é o assistente para condução em estrada de segunda geração, que usa a câmera frontal, sensores de radar e dados de navegação para manter uma velocidade e distância do veículo à frente. O sistema também pode atuar no controle de direção durante as mudanças de faixa, ativado pelo acionamento da seta.

Impressões ao dirigir

Equilíbrio de forças

O motor 1.6 turbo com injeção direta, tração dianteira e câmbio automático de dupla embreagem com 7 marchas, tem um desempenho realmente convincente. No trajeto nos arredores de Turim, marcado por longas subidas com curvas fechadas, ficou evidente também que o chassi do modelo é impressionante, assim como a configuração da suspensão, que geram um excelente controle. Já no trecho plano, mais próximo à metrópole, ele mostrou que também oferece um conforto verdadeiramente de alto nível.

A parte interna foi bastante alterada. Ela ganhou linhas mais limpas, com saídas de ar horizontais de fora a fora no novo console frontal. O console central ganhou um acabamento em plástico texturizado, que deve juntar bem menos poeira que o revestido com black piano. Os revestimentos são monocromáticos, com exceção do volante, que é em couro preto e cinza. Os bancos recebem couro sintético de boa qualidade, enquanto os painéis das portas recebem guarnições em Sued. O conjunto é elegante e funcional.

Para o mercado europeu, e também o brasileiro, o modelo é produzido na fábrica de Zilina, na Eslováquia. No Brasil, ele será apresentado oficialmente em meados de novembro e a proximidade dessa chegada fez com que a importadora promovesse descontos de até R$ 20 mil para o modelo. Dessa forma, o Sportage sai a R$ 267.190, valor que não pode ser considerado atraente.

The post O refinamento do Sportage appeared first on MotorDream.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes