
Provocação itinerante
Marca inglesa promove turnê para reavivar a tradição de inovação
por Claudio Soranzo
Infomotori.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Os entusiastas do automobilismo associam a Lotus a uma era lendária da Fórmula 1, composta por pilotos icônicos e pura inovação. Hoje a marca evoluiu, aliando herança e tecnologia, com uma gama que vai desde carros esportivos térmicos a hipercarros elétricos, todos com características únicas. Foi com a intenção de consolidar essa nova era da marca, a fabricante automóveis britânica, fundada em 1952 por Colin Chapman – agora pertencente à chinesa Geely –, quer quebrar o molde e fazer uma pergunta provocativa: “Você é motorista ou o quê?”.
Numa era em que o automóvel é cada vez mais percebido como meio de transporte e cada vez menos como experiência, a Lotus optou por regressar às origens. Ou seja, colocar o motorista no centro. E assim o tour busca aproximar os novos consumidores da nova linha Lotus. Os protagonistas são os modelos Emira, Eletre e Emeya: três almas diferentes com um único DNA esportivo. A proposta é que os modelos percorram diversos pontos da Itália, saindo de Pescara e passando por Arezzo até chegarem a Trieste. As estrelas são três carros dos sonhos da Lotus, cujos nomes começam sempre com a letra E.

O primeiro deles foi o Emira, o mais recente carro esportivo com motor de combustão interna da Lotus, que representa uma verdadeira homenagem à tradição da marca. Com um quadro de alumínio leve, distribuição de peso perfeita e aerodinâmica refinada, o Emira oferece uma experiência de direção autêntica e envolvente. Ele está disponível em três versões: Turbo, Turbo SE e V6 SE.

As versões Turbo e Turbo SE são equipadas com um motor de 4 cilindros em linha turbo de 2,0 litros, transmissão de dupla embreagem de oito velocidades. Na configuração Turbo, o propulsor rende 366 cv, faz de zero a 100 km/h em 4,4 segundos e empurra o esportivo até 275 km/h. Na Turbo SE, a potência sobe para 400 cv, o zero a 100 km/h cai para 4,0 s e a máxima vai a 291 km/h. Ambos trazem uma série de atualizações de design e rodas de liga leve de 20 polegadas. A Turbo SE recebe o Lotus Drivers Pack, que inclui suspensão desportiva, controlo de largada e rodas forjadas em cinzento acetinado.

O Emira V6 SE é o mais sofisticado. Em relação ao desempenho, ele se equivale à Turbo SE, apesar de trazer sob a tampa do motor um poderoso V6 Supercharged de 3.5 litros, gerenciado por um câmbio de seis marchas (manual ou automático), que rende 405 cv. O zero a 100 km/h é feito em 4,3 segundos e tem máxima de 290 km/h. O que o distingue são o interior luxuoso e o elevado grau de personalização, apresentando 15 cores exteriores e sete temas para o habitáculo. É um Gran Turismo para quem ainda gosta de sentir a estrada correndo sob o carro.

O segundo modelo em destaque é o Eletre, o primeiro Hyper-SUV elétrico da Lotus, que busca redefinir o conceito de utilitário esportivo. Ele tem duas motorizações disponíveis: 600 e 900, referentes à potência de 612 cv na mais fraca e 918 cv na mais poderosa. Ambas trazem tração integral, suspensão ativa e aerodinâmica ativa. O Eletre busca combinar desempenho de supercarro com conforto e tecnologia de crossovers esportivos de luxo. A cabine é um concentrado de design e inovação, com telas OLED, materiais sustentáveis e sistemas de assistência ao motorista de última geração. Acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos na linha 600 e 2,95 segundos nas versões 900. A autonomia pelo ciclo WLTP vai de 400 a 600 km, de acordo com a versão e com o peso no pedal do acelerador.

A terceira e última joia em exibição e teste é o Emeya, o novo hyper-GT elétrico que representa a síntese perfeita de luxo e desempenho. O Emeya combina um design esculpido e agressivo com uma mecânica refinada: motores elétricos duplos, tração integral, suspensão pneumática inteligente e aerodinâmica ativa. Ele também traz as versões 600 e 900, com as mesmas potências apresentadas no Eletre. Mas como é mais leve e aerodinâmico, os resultados são um pouco melhores. A aceleração de zero a 100 km/h fica em 4,15 segundos na 600 e em 2,75 s na versão 900. O interior é cuidado nos mínimos detalhes, com materiais premium e uma central multimídia imersiva.





The post A linhagem da Lotus appeared first on MotorDream.