
Pesquisa de campo
Aventureiros e minivans são testados com público do Salão de São Paulo
por Eduardo Rocha
Auto Press
Além de apresentarem as novidades prestes a chegarem ao mercado, os Salões servem tanto para compor a imagem de marca, com luxo e tecnologia, como também para avaliar as reações do público a determinadas propostas. E cada salão costuma mostrar modelos para exibição e indicam o que as marcas estão pensando como nicho promissores para os próximos anos.
No Salão de São Paulo, dois segmentos foram os que tiveram mais apostas: minivans de luxo para seis pessoas, que podem também funcionar como escritórios móveis, e SUVs com boa capacidade off-road. Mas também houve apostar em modelos mais requintados ou esportivos. São, enfim, segmentos sub-representados no Brasil e que ocupam faixas de preço capazes de absorver os custos de importação.
Modelos de exibição do Salão do Automóvel 2025

Avatr 012 Kim Jones Edition – A marca de luxo da Changan, que a Caoa está apresentando no Brasil, resolveu medir a temperatura do público em relação ao Gran Coupé de luxo Avatr 012, na versão idealizada pelo designer de moda britânico Kim Jones, um dos mais renomados do grupo francês LVMH, uma das empresas mais ricas do mundo. Foram apenas 700 unidades produzidas e a que veio para o Brasil tem rodado os salões mundo afora. O modelo tem 5,02 metros de comprimento e 3,02 metros de entre-eixos, totalmente recheados com itens de alto luxo e requinte, com materiais nobres e muita tecnologia. Ele tem dois motores elétricos que oferecem 578 cv e 66,3 kgfm, conjunto capaz de empurrar o cupê de quatro portas de 2.325 kg de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A bateria tem 94,5 kWh e fornece uma autonomia de 650 km no ciclo de medição chinês CLTC. Como a marca tem a Huawei na lista de sócios, o modelo traz tecnologias como display panorâmico de 35,4 polegadas, teto panorâmico com transparência controlável e 29 sensores capazes de indicar o caminho mesmo sem o uso de mapas.

Chery Tiggo 9 – A Chery é uma das marcas que está investigando a receptividade de SUVs de grande porte com o Tiggo 9. Ele tem 4,82 metros, com 2.82 m de entre-eixos, e traz tecnologia híbrida plug-in e alto luxo interno. O modelo exibido tem configurações de cinco e de sete lugares, motor 2.0 a gasolina, dois motores elétricos e tração integral. A potência combinada supera os 500 cv e a autonomia supera os 1.400 km, no ciclo CLTC.

Citroen C5 Aircross – O SUV médio francês foi trazido para o Salão para como modelo de imagem do que como pesquisa de mercado. A característica fundamental do C5 Aircross é aliar um visual robusto e suspensão com amortecedores progressivos, que proporciona grande conforto de rodagem, característica que a Citroën busca manter em seus modelos na Europa. As chances de a Stellantis trazê-lo para o Brasil são praticamente nulas.

GWM Tank 700 – O SUV de grande porte é um off-road de luxo da Great Wall Motores e foi criado com o objetivo de concorrer com o Mercedes-AMG G63, um dos modelos mais caros do catálogo da marca alemã. Ele tem um porte imponente, com 5,09 metros de comprimento, 2,06 m de largura e 1,95 m de altura e conta com uma motorização híbrida com um motor 3.0 V6 biturbo combinado com um motor elétrico, que rendem em conjunto 524 cv e 81,6 kgfm de torque. Ele conta ainda com três diferenciais bloqueáveis, um central e um em cada eixo. Se fosse trazido para o Brasil, custaria cerca de R$ 700 mil – aproximadamente um terço do preço da G 63.

GWM Wey G9 Max – Essa é a posto da marca chinesa no segmento de minivans grandes de alto luxo, segmento que hoje no Brasil só conta com a Kia Carnival. O modelo exposto era para seis pessoas com poltronas individuais com apoios de braço, sendo que as da segunda fileira podem ser giradas para criar uma sala de estar para quatro pessoas. A motorização é híbrida plug-in e rende 442 cv e conta com autonomia elétrica para cerca de 200 km. Se trazido, custaria também na faixa de R$ 700 mil.

Hyundai Ioniq 9 – É a versão da marca coreana para um SUV 100% elétrico de grande porte para sete ocupantes. Ele conta com dois motores elétricos, tração integral e tem potência que supera os 400 cv e os 70 kgfm. São aproximadamente 600 kg de bateria, com carga de 110 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 600 km, no ciclo de consumo chinês. Ele acelera de zero a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos e alcança 200 km/h.

Jaecoo J8 – A Omoda Jaecoo também aposta em SUVs para sete passageiros com bastante luxo e potência. O J8 té um híbrido plug-in com dois motores elétricos e um motor a combustão que rendem 605 cv e 93,3 kgfm. Ele tem tração integral e autonomia elétrica para 175 km no ciclo CLTC. Entre os novos modelos apresentados, é o que tem a maior chance de chegar ao mercado no próximo ano, já que a Jaecoo está obtendo um desempenho acima do esperado com o modelo J7.

Kia Tasman – A picape média da Kia, do porte da Toyota Hilux, segue a fórmula básica do segmento: motor turbodiesel acima de 200 cv e torque próximo a 45 kgfm, câmbio automático, tração 4X4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro e capacidade de carga em torno de 1.200 kg. O modelo já está sendo vendida em diversos mercados da América Latina e a princípio deve ser lançada no Brasil no segundo semestre de 2026.

Leapmotor C16 – O crossover de porte médio-grande da marca chinesa as Stellatis é uma versão mais alongada do C10, já lançado no Brasil com versões elétrica e híbrida. A versão exibida no Salão foi a híbrida, com motor 1.5 aspirado que funciona como gerador. Ele é movido sempre pelo motor elétrico traseiro de 228 cv. A bateria de 38,7 kWh oferece uma autonomia elétrica de cerca de 200 km, mas na combinação do sistema híbrido pode alcançar 1 mil km.

Peugeot 3008 GT – Esse é a versão cupê do SUV médio da marca francesa. A diferença fica por conta do design da traseira, com janelas laterais triangulares e vidro traseiro com inclinação acentuada. Ele é animado pelo conhecido motor THP 1.6 turbo a gasolina, de 165 cv e 24,5 kgfm, que atua nas rodas dianteiras. Há uma pequena possibilidade de a marca francesa aproveitar esta nova versão para tentar a sorte novamente com o 3008 no Brasil.

RAM 3500 Mega Cab Dually – Trata-se da picape mais capaz produzida pela RAM. Ele consegue rebocar até 9 toneladas, tem capacidade de carga de 1.752 kg, com PBT de 5.352 kg. Tem 6,07 metros de comprimento e conta com rodado duplo na traseira. O motor Cummins de 6.7 litros rende 377 cv com 117 kgfm de torque. Esta versão com rodado duplo, caso tenha uma recepção positiva, custaria no Brasil próximo aos R$ 700 mil.

Toyota GR Yaris – O hot hatch de Toyota é exibido no momento que a linha foi reduzida ao SUV compacto Yaris Cross. É um modelo animado por motor 1.6 turbo, tido como o propulsor com três cilindros mais potente do mundo, com 300 cv e 40,8 kgfm – bastante para um modelo que pesa cerca de 1.300 kg. Ele conta com tração integral, tem câmbio de oito marchas e tem suspensão traseira com triângulos sobrepostos. O GR Yaris acelera de zero a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos e a máxima é limitada eletronicamente a 230 km/h. A Toyota pretende trazer este modelo a partir de abril de 2026 e é uma forma de refinar um pouco a imagem da marca, já que após o fim do Yaris hatch passou a trabalhar apenas com modelos a partir de R$ 160 mil.

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