A renovação do Stonic
Eduardo Rocha
A renovação do Stonic

De cabo a rabo

Kia Stonic se reinventa com design futurista e mais recursos de tecnologia

por Claudio Soranzo

Infomotori.com/Itália

Exclusivo no Brasil para Auto Press

Até aqui, o Kia Stonic sempre foi tratado como um SUV compacto, o SUV B. Como é o caso da versão atualmente vendida no Brasil. Agora, após um face-lift profundo, o modelo renasceu como um crossover. A intenção é atender as expectativas mais atuais do mercado. Aparentemente, o consumidor finalmente percebeu que, na prática, o que se deseja são carros mais altos e robustos, mas com conforto e suavidade de modelos pensados para a cidade. Daí o novo Stonic, foi completamente renovado em todos os setores.

Com o novo Stonic, a Kia introduz uma série de inovações que resultaram em atualizações de design absolutamente distintas, interior mais caprichado, recursos de conectividade aprimorados e uma gama de motores versátil, a ponto de colocar esta terceira geração no topo da categoria. Tudo impulsionado por linhas um tanto futuristas, guiadas pelo conceito de design da Kia, chamado de Opposites United, algo como opostos unidos.

Essas mudanças transformaram o Stonic em um crossover mais ousado e expressivo, com uma aparência mais confiante combinada com um caráter dinâmico. Comparado à geração anterior, o modelo basicamente mantém as dimensões compactas – apenas o comprimento foi aumentado em 2,5 cm graças aos para-choques dianteiros e traseiros redesenhados, que ficaram mais proeminentes.

Várias mudanças na dianteira, incluindo a nova assinatura luminosa, a iluminação em led, as grades dianteiras e inferiores mais proeminentes e texturizadas, além de um para-lama dianteiro atualizado. A remodelação também está na traseira, com um novo layout da tampa traseira, luzes com design distinto, difusor atualizado e um formato de para-choque mais limpo. O design das rodas de liga leve, 16 ou 17 polegadas, também é novo.

Em relação à eletrificação, a Kia adotou uma estratégia de motores adaptada a diferentes necessidades de mobilidade. O Stonic chega um conjunto motriz diversificado, começando com um motor a gasolina 1.0 T-GDI projetado para atender a uma ampla gama de versões: desde 100 cv até a versão híbrida suave (MHEV), que na Europa tem 115 cv e no Brasil chega a 120 cv, se aproveitando do teor de etanol na gasolina nacional. No Brasil, esse propulsor é sempre gerenciado por uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 marchas.

O Stonic renovado traz um pacote ambicioso, incluindo tecnologia avançada, design ousado e mobilidade inteligente. No interior, ele traz acabamentos bicolores com materiais com qualidade de veículos de segmento superior. O novo layout do console frontal é dominado por um display panorâmico duplo que combina duas telas conectadas de 12,3 polegadas, para instrumentação totalmente digital e uma central multimídia de última geração. Uma elegante tela de toque substituiu os controles tradicionais da climatização.

O habitáculo agora oferece uma experiência de condução mais refinada, com um design atualizado do painel, novo design do volante, além de um botão de câmbio e console central redesenhados. Conectividade simples e completa, com serviços baseados em nuvem e diagnósticos em tempo real do veículo, além da capacidade de monitorar, controlar e interagir remotamente via aplicativo. Há também a chave digital – um dos recursos mais avançados do segmento – que permite desbloquear e ligar o veículo usando smartphone ou smartwatch compatível.

O novo Stonic também elevou o padrão de segurança com um conjunto ampliado de recursos ADAS, muitos frequentemente reservados para veículos de segmentos superiores. Com radares e câmera, monitora os pontos cegos, tráfego cruzado traseiro e manutenção de faixa e faz alertas para desembarque seguro, colisão frontal com frenagem autônoma. Além disso, traz controle de cruzeiro adaptativo e utiliza dados de GPS para ajustar automaticamente a velocidade, numa mudança de limite ou antes de entrar em uma curva.

Impressões ao dirigir

Adequação dinâmica

Na avaliação do Stonic renovado, no trajeto foi usado a versão MBEV, que mostrou boa capacidade de aceleração com consumo de combustível muito baixo. Em uma hora, foram percorridos cerca de 60 km entre cidade, subúrbios, rodovias e uma pequena serra. Uma jornada que permitiu que o novo Stonic se destacasse pela dinâmica de condução, pelo desempenho do motor, com uma significativa melhoria no vigor com o uso modo Sport. A dinâmica de direção também é decididamente boa, com direção precisa e dirigibilidade inesperada.

O comportamento do câmbio e dos freios é adequado. Na rodovia, a condução é facilitada pelo controle de cruzeiro inteligente, que permite circular com total segurança. Em resumo, um carro muito agradável e é bem orientado para as necessidades reais do dia a dia. O novo Stonic tem recursos para deixar a vida dos competidores no segmento mais difícil.

The post A renovação do Stonic appeared first on MotorDream.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes