Ausência no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, o Ford EcoSport reestilizado aparece novamente nos EUA, no estande da marca no Salão de Detroit (EUA). A reportagem de iG Carros conversou com os executivos da empresa, que confirmaram a estreia do SUV compacto renovado para meados deste ano no Brasil, com o novo motor 1.5 Dragon, de três cilindros, no lugar do atual 1.6 Sigma de quatro.
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A Ford mostrou o novo EcoSport pela primeira vez em novembro, no Salão de Los Angeles. Isso porque o foco deles é despertar o interesse dos norte-americanos pelo utilitário. Será vendido por lá pela primeira vez neste ano, a partir de outubro (a previsão inicial era 2018). Má notícia para a Ford Brasil: o EcoSport que irá aos EUA será produzido na Tailândia, impedindo qualquer plano de exportação do modelo feito em Camaçari (BA).
E o que muda no novo EcoSport ? Para começar, vamos falar o que todo mundo queria que mudasse, mas não irá: O estepe continua pendurado na tampa traseira. Não há espaço para colocá-lo dentro do porta-malas (mesmo embaixo do assoalho) e não irão utilizar a solução do resto do mundo, de usar um kit de reparação do pneu. Só deve mudar na próxima geração, quando desenvolverem o SUV de forma que possa ter o estepe guardado.
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Seu novo design é inspirado no Kuga , a versão SUV do Focus . A grade frontal ficou menor, sem chegar até o para-choque e separada dos faróis. As luzes de neblina ficam mais altas e com outro formato. O logo fica no meio da grade frontal, eliminando a pequena entrada de ar do capô que ligava os faróis. A traseira não mudou – a única diferença para o modelo gringo é justamente a ausência do estepe.
Solucionando problemas
A maior crítica sobre o Ford EcoSport atual é o interior, que envelheceu rápido demais diante os concorrentes como Honda HR-V e Jeep Renegade . Resolveram isso com a versão reestilizada, com novo desenho. Esqueça a central multimídia Sync 1, com aquela telinha azul. No seu lugar, está uma tela sensível ao toque que salta para fora do painel, da mesma forma que a Mercedes-Benz faz, e com o novo sistema Sync 3. O painel de instrumentos foi substituído, com o mesmo padrão usado no Focus.
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Com os concorrentes cada vez mais econômicos, a Ford trabalhou em um novo motor, o 1.5 Dragon. É um tricilindrico que deve gerar cerca de 130 cv e mais de 15 kgfm de torque, valor muito próximo do 1.6 Sigma de entrada. A versão mais cara seguirá com o 2.0 Duratec de 147 cv e 19,6 kgfm de torque, com a opção de câmbio manual de cinco marchas ou automatizado PowerShift de seis velocidades.