A Volkswagen anuncia a volta do Gol Track, versão de apelo aventureiro do hatchback. Será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro e estará ao lado de uma novidade semelhante: a estreia do Up! Track . Ambos serão posicionados mais abaixo na gama, por oferecer uma opção com melhor custo-benefício para quem quer um aventureiro.
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O que mais chama a atenção é o Volkswagen Gol Track, por ter passado por uma mudança de design mais profunda. Repare como toda a frente do hatch tem um desenho diferente do modelo convencional. Isso porque a marca adotou o mesmo estilo da picape Saveiro , que foi reestilizada neste ano. A ideia é que, com os elementos da picapinha, o Gol Track fique com uma aparência mais robusta.
Ao tomar essa decisão quanto ao seu design, o Gol Track ficou com o capô mais alto, faróis com máscara escurecida e luzes de neblina em forma de trapézio. Ao invés de mexer na suspensão para deixar o carro mais alto e com um ângulo de ataque maior, trocaram o para-choque por um que fica posicionado mais acima. As rodas de aço são de 15 polegadas. E, como não poderia faltar, tem molduras de plástico preto sobre as caixas de rodas.
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Por ser baseado na versão Comfortline, vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas e a central multimídia Media Plus, com função Bluetooth e entrada USB. Sistemas de infotainment mais completos, como o Composition Touch (que adiciona volante multifuncional e computador de bordo) e o Discovery Media (com navegação por GPS), são oferecidos como opcionais.
A mecânica do Volkswagen Gol Track é a mesma do Gol convencional de entrada, com o motor 1.0 MPI de três cilindros, capaz de gerar 82 cv e 10,4 kgfm, com etanol. Esse motor, usado na linha do Up! , passou a ser oferecido tanto no Gol quanto no Voyage em março, quando ambos passaram por sua segunda reestilização. Por ser posicionado entre as versões Comfortline e Highline, essa configuração não terá o motor 1.6 e apenas câmbio manual.
Up! quase aventureiro
Enquanto o Volkswagen Gol Track mudou bastante para ganhar um ar aventureiro, o mesmo não pode ser dito do Up! Track. O subcompacto usa a versão Move Up! como base, trazendo ar-condicionado, direção elétrica, espelhos laterais com ajuste elétrico, volante com ajuste de altura, vidros dianteiros elétricos, e rádio com conexão Bluetooth. Usa o motor 1.0 MPI de 82 cv e câmbio manual de cinco marhcas, sem planos para quem exista uma versão com o 1.0 TSI.
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O visual off-road do Up! Track é composto pela adição de apliques nos para-choques dianteiros e traseiros, moldura nas caixas de rodas e laterais, espelhos retrovisores com acabamento na cor preta e faróis com máscara escurecida. Ao contrário do Gol Track, não mexeram em nada que pudesse aumentar o ângulo de ataque do Up!, nem mesmo elevando o para-choque dianteiro.
Como a estreia oficial do Volkswagen Gol Track e do Up! Track ficará para o Salão do Automóvel, os preços das versões não foram divulgados. Irão dividir espaço com outras 10 novidades. Três delas foram apresentadas recentemente: o Golf 1.0 TSI, o Golf Variant com motor 1.4 TSI flex e o Tiguan de entrada com motor 1.4 TSI, que chegam às lojas apenas em novembro.