Confira o guia completo das novidades do Salão do Automóvel 2016
Fabricantes terão vários lançamentos entre os dias 10 e 20 de novembro, no São Paulo Expo. Veja detalhes sobre as principais novidades
Audi
A queda nas vendas do segmento premium fez com que a Audi segurasse um pouco os lançamentos previstos para este ano – muitos deles são modelos extremamente caros. O mais modesto dos automóveis confirmados até o momento é o RS7 Sportback , versão definitiva do Audi A7 , com motor V8 biturbo de 605 cv e que será vendido por nada menos que R$ 728.990. O craque Neymar escolheu um para ser seu veículo por um ano, como parte do patrocínio para o Barcelona.
O Audi A8, maior sedã da marca, também terá sua versão mais potente no país. O S8 Plus conta com o mesmo motor 4.0 V8 biturbo do RS7 Sportback , mas é bem mais caro: R$ 889.990. O modelo com preço mais alto será o novo R8 , que chega na versão Coupé V10 Plus , equipada com motor de 610 cv. Não falaram em valores ainda, já que não confirmam qual será a configuração disponível no Brasil. No entanto, o modelo atual custa R$ 959.190, então espere algo acima disso e próximo de R$ 1 milhão.
Teremos mais um carro, desta vez um bem especial: o Lunar quatro , veículo especial criado em parceria com o Google para explorar a Lua. A sonda espacial está em desenvolvimento desde 2015 e deve ser usada em missões oficias em 2017, aproveitando as tecnologias da marca, como a tração integral quatro, os componentes mais leves e o sistema de condução autônoma presente em seus últimos veículos.
BMW
A marca alemã vai dividir seu estande com a Mini e, pelo menos até o momento, não contará com nenhum modelo inédito. Contará apenas com os carros que já foram lançados ao longo do ano, entre os quais BMW Série 7 , o cupê esportivo M2 , a nova geração do SUV X1 e os elétricos i3 e i8 . Na parte da Mini , não será dessa vez que veremos o novo Countryman de perto, apenas o Cabriolet e o já conhecido Clubman .
Chery
Quase esquecida entre as marcas chinesas presentes no Brasil, a Chery irá investir mais um pouco para justificar sua fábrica em Jacareí (SP). Será no evento em São Paulo que iremos conhecer o Tiggo 2 , nova versão do utilitário compacto conhecido como Tiggo 3X na China e que será produzida no Brasil. A previsão é que o carro seja lançado no primeiro semestre de 2017. Outra estreia confirmada é a do sedã Arrizo 5 , sedã médio que ainda não tem data para início das vendas.
Chevrolet
O principal destaque no estande da GM vai ser a nova geração do Camaro . O carro chega primeiro na série limitada Fifty, com preço sugerido de R$ 297 mil. São apenas 100 unidades, sendo que 43 já estão vendidas. Entre janeiro e fevereiro de 2017 chega a versão SS , tanto o cupê quanto o conversível, O primeiro deve manter o preço do Fifty, mas a outra ficará um mais cara, mas a GM ainda não divulgou qual será o valor exato.
Mas a grande novidade vai ser a nova geração do Cruze Sport6 , que ficou bem mais espaçoso, graças ao novo entre-eixos de 2,7 metros. O porta-malas também cresceu, agora com capacidade para 524 litros. Terá o mesmo motor do sedã, o 1.4 Ecotec turbo de 153 cv e 25 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Será o primeiro modelo da GM no Brasil com nova função do OnStar, que permite que o usuário cheque, por meio de aplicativo, as condições dos principais sistemas do carro, como motor, transmissão, emissões, freios e airbag.
Com o crescimento das vendas de SUVs compactos, a GM irá tentar de novo emplacar o Chevrolet Tracker entre os mais vendidos, mesmo que restritos pelas cotas de importação do México. Desta vez, chega com mais atributos podem torna-lo em um utilitário mais interessante do que Honda HR-V ou Jeep Renegade
Chrysler/Jeep
O principal lançamento do ano da Jeep já está entre nós: o utilitário Compass . Como chegou às lojas há pouco tempo, com certeza estará no Salão, como uma das novidades de produto. A outra será o Renegade , que terá mudanças em sua motorização – marcaram a apresentação para a imprensa especializada na semana seguinte a dos dias de imprensa do Salão do Automóvel.
Irão testar muito o público, com vários carros que podem vir ao Brasil se forem bem aceitos. Da própria Jeep, teremos o Grand Cherokee SRT , versão monstruosa com motor 6.4 V8 de 475 cv e que acelera até 100 km/h em 4,9 segundos. Pode pintar por aqui para brigar com BMW X5M , Porsche Cayenne Turbo e Range Rover SVO , além de servir como um bom exemplo de Jeep extremo .
Do resto do grupo Chrysler , teremos a minivan Pacifica , substituta da Town & Country , modelo que esteve presente no Brasil por um bom tempo. Quem vai fazer filas para tirar fotos será o Dodge Challenger Hellcat , a versão mais extrema do cupê, com motor V8 de 717 cv. Embora a marca diga que estará lá só para demonstração (entenda como: “cutucar o Chevrolet Camaro ), não duvide que a marca resolva vender algumas unidades do esportivo por aqui.
Citroën
Se esperava algum produto novo da Citroën , pode esquecer. A marca francesa já anunciou que seu estande será 100% conceitual, focado na apresentação de dois protótipos. O primeiro é o Aircross Concept, SUV que mostra uma evolução do design do C4 Cactus (que chega ao Brasil no fim de 2017). O outro conceito é o E-Méhari , releitura moderna do clássico bugue Méhari da Citroën.
Ferrari
Não será dessa vez que os brasileiros vão ver de perto a LaFerrari. A marca italiana vai trazer apenas a 488 GTB , que entrou no lugar da 458 Italia . Vem com um V8 3.9, sobrealimentado, de 670 cv que funciona com câmbio de dupla embreagem e sete marchas. De acordo com a fabricante, pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e atinge 330 km/h.
Fiat
Enquanto a GM renovou a linha toda neste ano, a Fiat está trabalhando devagar e sempre, mexendo em seu portfólio com muita calma. Algumas das novidades reveladas nos últimos meses estarão no Salão do Automóvel (ou mesmo nessa semana, como a Toro 2.4 flex ), além de alguns carros que não serão vendidos no Brasil, mas que serão apresentados para compensar a ausência dos clássicos Fiat Concept Cars .
O Mobi finalmente receberá o motor 1.0 Firefly de três cilindros, de 77 cv e 10,7 kgfm, com etanol. Essa motorização estreou no Uno reestilizado (que também deve fazer uma pontinha no estande da Fiat ) e é o motor que o Mob i merecia ter desde o lançamento. Será usado em apenas uma versão, chamada Drive , que também irá demonstrar o sistema Live On , que usa o celular do motorista como central multimídia.
A Fiat vai mostrar também a picape Toro com motor 2.4 Tigershark flex. Embora não tenha alterações de design, a caminhonete tem um design bom o suficiente para ter entrada garantida para o evento. Além dos produtos, a marca italiana trará alguns carros interessantes como demonstração . Sabemos que o conversível 124 Spider, baseado no novo Mazda MX-5 estará no evento em São Paulo, assim como a nova linha Tipo – esta vem para testar a aceitação do público, já que o substituto do Palio, Punto e Siena usará um design semelhante.
Ford
A Ford vai expor pela primeira vez no Brasil o superesportivo GT para demonstrar o ápice de sua engenharia. Utiliza o motor 3.5 V6 EcoBoost biturbo que gera mais de 600 cv – a fabricante ainda não revelou os dados por completo, como a potência exata e torque. Entre os modelos aspiracionais haverá também a picape F-150 Raptor, com um V6 de 456 cv e o Mustang Shelby GT 350R , de impressionantes 526 cv extraídos do V8 5.2.
No terreno das picapes a marca também vai mostrar a Ranger Wildtrak. Trata-se de um pacote especial para o utilitário, que a deixa com uma aparência de aventureira. Ganha itens escurecidos, como a grade metálica dianteira, os para-choques, o santantônio, as tomadas de ar laterais, os retrovisores, as maçanetas, as barras laterais e as máscaras das lanternas. As rodas são 18” de liga leve com desenho exclusivo.
Mas embora a Ford não confirme, a grande estrela da marca no salão vai ser a versão renovada do Ford EcoSport , que passará a ter a frente parecida com a do SUV de luxo Edge e interior mais sofisticado, seguindo o mesmo padrão do Focus , inclusive no que se refere à central multimídia, que saltará da primeira para a terceira geração.
Honda
A marca guarda para o evento em São Paulo a apresentação do WR-V , crossover compacto derivado do Fit . Por enquanto, a fabricante revela apenas um esfoço oficial do carro, que tem uma grade frontal maior que a do Fit, embora mantenha uma cara semelhante ao do hatchback.
O para-choque frontal do WR-V tem um desenho exclusivo que reforça o ar robusto do carro. Como não pode faltar em um veículo que quer dar a impressão de robustez, o carro tem molduras pretas nas caixas de roda e nas laterais.
Além do WR-V, a nova geração do Civic estará entre os destaques, em todas as versões, inclusive na Sport , a mais em conta da linha e que a marca quer dar mais ênfase no momento, uma vez que as demais já estão bem encaminhadas no mercado. E, entre as atrações, está confirmado que a McLaren-Honda que o piloto espanhol Fernando Alonso usa na Fórmula 1 estará exposta em São Paulo.
Hyundai
Dividida entre Hyundai Brasil e Hyundai-CAOA, a marca coreana terá novidades bem diferentes dentro do mesmo estande. Pela própria empresa, teremos a versão nacional do Creta , utilitário compacto feito com a base do HB20 . Também conhecido como ix25 , é um SUV que era aguardado há muito tempo para o Brasil. Terá motores 1.6 e 2.0, além de um design atualizado em relação ao modelo internacional, mais alinhado com a nova identidade visual da empresa.
Com a chegada do Creta , o Tucson perde sua razão de viver. A CAOA, representante oficial da marca no Brasil, diz que o modelo continua em produção em Anápolis (GO) e irá conviver com o novo Tucson . Será uma confusão, já que também diz que o ix35 , versão anterior do novo Tucson , seguirá nas lojas. De qualquer forma, a nova geração do utilitário estará no evento.
Por fim, a outra novidade da Hyundai-CAOA é a nova geração do esquecido Elantra . O sedã médio já pode ser encomendado a partir de R$ 84.990. É outro que demonstra a nova linguagem de design da empresa, com o uso da nova grade. Terá a dura missão de tirar algumas vendas do Toyota Corolla . Embora já estejam vendendo o Veloster Turbo em uma concessionária em São Paulo, o cupê pode não estar no evento.
Jaguar e Land Rover
Entre os supercarros, a Jaguar terá a versão mais potente do F-Type , atingiu o nível de superesportivo com o motor V8 5.0, sobrealimentado, que rende 575 cv e 71,4 kgfm de torque, números para ir de 0 a 100 km/h em meros 3,7 segundos e atingir 322 km/h. Trata-se do primeiro carro da marca inglesa a ser desenvolvido pela SVR .
Além do F-Type SVR a Jaguar mostrará seu primeiro SUV, o F-Pace , mirando em clientes com maior poder aquisitivo, já que o utilitário parte de R$ 309.700. O design do SUV combina o estilo da frente do sedã XE , com uma enorme grade frontal, entradas de ar no para-choque com ar esportivo e faróis mais afinados. Atrás, lembra o esportivo F-Type , com lanternas finas, com um pequeno círculo quando chegam na tampa do porta-malas. As linhas são fortes, vindas direto do capô e dão um aspecto musculoso.
No caso da Land Rover , serão dois os principais destaques. O Evoque conversível, que chega ao Brasil por R$ 292.500, com apenas 45 unidades disponíveis. Tem o mesmo motor 2.0 turbo, de 240 cv, das versões de capote rígida. Outro destaque será a nova geração do Discovery, o SUV de sete lugares que teve sua estreia no Salão de Paris (França) em outubro. Ainda sem data para o início das vendas no Brasil, o utilitário tem os motores 3.0 V6 sobrealimentado de 340 cv a gasolina e o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv, ambos com câmbio automático de oito marchas.
Novidades é que não vão faltar no estande da Kia. A primeira delas fica por conta do SUV híbrido Niro , se vier, terá que esperar um tempo. Isso porque a Kia tem outros lançamentos com prioridade na lista. Começa com o sedã Cerato, que passou por uma reestilização no começo do ano. Deveria estar no Brasil, se não fosse um atraso na inauguração da nova fábrica no México, que só começou a operar em maio. Será mostrado no estande da marca no Salão do Automóvel
Outra novidade é o compacto Rio , irmão do HB20 de plataforma e motor. É outro que atrasou por culpa do México – deveria ter sido lançado aqui na metade do ano, aproveitando as Olímpiadas para fazer um marketing sobre o nome. Agora, com o início da produção marcado para o fim do ano, o lançamento nas lojas brasileiras fica para o ano que vem, embora deva ser revelado ao público já no Salão de São Paulo.
Outro modelo bem cotado é o KX3 , utilitário compacto que reaproveita boa parte da mecânica do futuro Hyundai Creta/ix25. É mais um dos carros que serão produzidos no México, o que facilitaria sua importação para o Brasil, além de fornecer um produto de maior apelo.
Lexus
A grande vedete da marca de luxo será o esportivo híbrido LC500h , que vem com motor V6 3,6 de 299 cv que funciona com outro elétrico de 60 cv, totalizando 354 cv. De acordo com a fabricante, são números para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
O carro tem desenho futurista e várias partes feitas de alumínio e fibra de carbono, para reduzir ao máximo o peso do carro, garantindo o máximo de desempenho e eficiência energética. O visual inclui grandes rodas de aro 20, uma grade dianteira enorme, entre outros detalhes arrojados. Será mostrado para medir a reação do público e deve chamar atenção até pelo porte avantajado, com 4,76 metros de comprimento, 1,92 metro de largura, 1,34 metro de altura e 2,87 metros de distância entre-eixos.
Maserati
O primeiro SUV da marca do tridente será o grande destaque. A frente conta com ampla grade cromada com o tridente de Netuno no centro. Faróis expressivos com luzes diurnas de LED chamam atenção, bem como o para-choque com largas aberturas de ar. Sob o capô, fica um V6 3.0 de 430 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e atingir 263 km/h, de acordo com os números da fabricante.
De acordo com o que apurou a reportagem do iG Carros , o SUV começa a ser vendido no País no fim do ano. Além disso, no chamado “Espaço dos Sonhos”, a fabricante italiana mostrará o Quattroporte GTS , sedã esportivo, com V8 biturbo de 530 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e custa nada menos que R$ 950 mil.
A marca alemã ainda faz mistério sobre o que vai mostrar no evento, mas as principais apostas vão para destaques como o AMG GT Roadster , que acabou de ser apresentado no Salão de Paris (França), no mês passado. O supercarro precisa de apenas 4 segundos redondos para fazer 0 a 100 km/h e consegue atingir 300 km/h, ainda de acordo com a fabricante. Vem equipado com motor V8 4.0, sobrealimentado, que funciona com câmbio sequencial, de dupla embreagem e sete marchas.
Além do conversível, existem boas chances da fabricante levar a recém-apresentada picape Classe X , que será vendida no Brasil em 2018 depois que começar a ser fabricada na Argentina, no ano que vem.
É a primeira vez que uma marca de luxo investe em uma picape. A Mercedes-Benz Classe X será uma caminhonete média, com capacidade de carga para uma tonelada, mesmo porte que Chevrolet S10 , Ford Ranger e outras. Tem um parentesco bem forte com a nova geração da Nissan Frontier (que estreia no Salão de São Paulo) e a futura Renault Alaskan , já que compartilhará a plataforma, chassi e motorização básica.
Mitsubishi
A grande novidade da Mitsubishi é a nova geração da picape L200 Triton , lançada em agosto a partir de R$ 131.990. Irá conviver nas lojas com a versão anterior e ambas saem da fábrica da empresa em Catalão (GO). Outro produto que deve chamar a atenção é o Outlander PHEV , que já tem um certo tempo de estada no Brasil, mas que tem um design interessante o suficiente para manter sua relevância.
A outra grande estrela da fabricante será algo bem antigo. O clássico PX-33 , um dos primeiros carros de passeio do Japão com tração nas quatro rodas, estará no Salão do Automóvel. Considerado pela marca como o embrião da Pajero Full, o PX-33 foi construído em 1935 e tem um motor diesel de 70 cv, o primeiro do Japão com injeção direta.
Nissan
Feliz com o sucesso do utilitário compacto Kicks , a Nissan ainda guardou algumas atrações para o Salão. Para começar, o Godzilla estará no estande. Pois é, o GT-R, que finalmente está no Brasil de forma oficial, será exposto no espaço da marca. É o jeito de conhecer o monstro de perto, já que custa R$ 900 mil e só uma loja no Brasil está com o modelo exposto (na Avenida Europa, em São Paulo).
Bem mais pé no chão, a nova geração da picape Frontier é outra que chega depois de muito tempo de espera. Importada do México, a caminhonete só estará à venda em 2017, enquanto a produção na Argentina fica para 2018. Conta com o motor 2.5 turbodiesel de 190 cv e tração nas quatro rodas. Vale conferir de perto, pois é ela quem dá origem à Renault Alaskan , a inédita picape da marca francesa.
Já que a nova geração do compacto March, apresentada no Salão de Paris (França), só deve pintar por aqui em 2018, a marca preparou uma versão mais esportiva do hatchback feito no Brasil. O March Midnight Edition foi desenhado pelo mesmo estúdio responsável pelo design do Kicks . Embora a fabricante diga que é só um ensaio, pode virar modelo de produção, já que existem outros “Midnight Edition” `à venda pelo mundo, como do sedã Maxima .
Peugeot
De acordo com o que apurou a reportagem de iG Carros, além das versões conceituais do hatch 208 ( se chama Pyrit) e do crossover 2008 (batizado como Kyamit), uma das principais atrações da marca será a nova geração do crossover 3008, que tem boas chances de ser vendida no Brasil a partir do ano que vem, o que vai depender da aceitação do público durante o evento.
No caso da Peugeot, o novo 3008 será o primeiro modelo da marca com a nova plataforma EMP2 no Brasil. Aliás, o carro é completemente novo, tanto por dentro quanto por fora. Ointerior é o primeiro a adotar uma série de conceitos futuristas, como botões acionados com um leve toque, luz ambiente, tela de 12,3 polegadas no lugar do quadro de instrumentos e outra de 8 polegadas para o sistema multimídia.
Com o uso da nova base, o 3008 ficou cerca de 100 kg mais leve que a geração anterior e apesar de ter apenas 4,45 metros de comprimento, a distância entre-eixos ficou 8 centímetros maior, o que contribui com o espaço interno, inclusive no espaço do porta-malas cuja capacidade aumentou em 90 litros, chegando nos 520 litros.
Porsche
Um dos principais destaques será a nova geração do Panamera . A nova geração do grande esportivo passa a ser fabricada sobre a nova plataforma MSB e com mais dispostos motores V6 e V8, entre os quais do 4.0 turbo. Além disso, passa a ter menor peso, o que ajuda não apenas no desempenho, mas também no consumo de combustível. Existe também a versão híbrida, de 462 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e atingir 278 km/h.
No interior, o ambiente ficou mais tecnológico com o novo sistema multimídia e com o quadro de instrumentos digital, que pode ser configurado de acordo com o gosto do freguês. Bom também é que há menos botões, o que contribui com a ergonomia. No Brasil, conforme apurou a reportagem de iG Carros , carro será vendido a partir do início de 2017 nas versões Turbo e 4S . Há também planos de oferecer o 4-E Hybrid até o fim do ano que vem. Os preços ainda não foram definidos.
Renault
A Renault deu uma sumida neste ano. E tem um motivo: prepararam três lançamentos importantes para o mercado brasileiro nos próximos meses, todos já confirmados para o Salão do Automóvel. O primeiro a chegar nas concessionárias será o SUV compacto Captur, feito sobre a base do Duster e que irá apostar em um acabamento mais sofisticado para brigar com Honda HR-V e Jeep Compas s.
O primeiro lançamento da Renault para 2017 será do Kwid, compacto com ares de SUV (e que mais parece um pequeno Sandero Stepway ) feito para entrar no lugar do cansado Clio . Será nele que a marca irá estrear seu novo motor 1.0 de três cilindros, que depois também equipará a dupla Sandero e Logan. Querem conquistar o público com o aspecto de utilitário e o uso de airbags laterais em todas as versões.
No topo da linha estará o Koleos , SUV que virá importado da Coreia do Sul com a missão de bater Honda CR-V e Hyundai Santa Fe . Utiliza o motor 2.5 de 172 cv e será oferecido em versão única, que deve ficar entre R$ 150 mil e R$ 160 mil. E a picape Alaskan ? A marca já vende a caminhonete na Colômbia, mas ainda faz mistério sobre uma possível aparição no Salão do Automóvel de São Paulo.
Subaru
O silêncio paira sobre a CAOA a respeito do estande da Subaru no Salão do Automóvel. O último lançamento da marca foi o Outback 2016 , que finalmente ganhou um navegador por GPS e mais alguns equipamentos. Esperamos pelo WRX STI , que tem um bom apelo para entusiastas e a volta do protótipo Viziv , mostrado na edição de 2014 do evento.
Suzuki
Mesmo com uma participação de mercado de apenas 0,21%, a Suzuki continua a investir no Brasil. A nova geração do Vitara tentará brigar com Honda HR-V e Jeep Renegade, aproveitando os motores 1.6 de 120 cv e 1.4 turbo de 140 cv. Seus preços vão de R$ 83.990 a R$ 112.990. A outra possível estreia será do S-Cross renovado, previsto para chegar às lojas ainda este ano.
Tesla
Enquanto a Tesla não começa a importar o Model 3 para o Brasil, a Elektra Motors irá vender os carros elétricos da marca. Estão preparando sua primeira concessionária em São Paulo e irão apresentar o sedã Tesla Model S no Espaço Sonhos do evento, ao lado da Ferrari 488 GTB e Maserati Quattroporte GTS. O anúncio dos preços e data do início das vendas deve ficar para depois, já que não marcaram uma coletiva.
Toyota
A principal estrela da marca japonesa será o utilitário esportivo compacto CH-R, tido com o future grande rival do Honda HR-V no Brasil. Chegará com estilo arrojado, que combina a versatilidade de um SUV com o jeito esportivo de um cupê.
Assim como a atual geração do Prius , o novo modelo é fabricado sobre a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture). Tem 4,36 metros de comprimento e 2,64 m de distância entre-eixos e com estrutura projetada para funcionar com trêm de força híbrido.
Além do CH-R , a fabricante deverá mostrar a nova geração do Prius, modelo híbrido que tem conseguido aumentar suas vendas no Brasil por conta de alguns incentivos pontuais como isenção de IPVA, ou pagamento de apenas 50%, no caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Volkswagen
Não vai faltar atração da Volkswagen será bem agitado. Montarão um museu na área externa do São Paulo Expo com 50 clássicos da empresa, desde as versões esportivas do Gol ( GT , GTS e GTI ), até modelos com outro apelo, como Brasília , Parati e Santana . Do lado de dentro do pavilhão, a Volks preparou experiências em realidade virtual, como acompanhar Rubinho Barrichelo em uma volta rápida com o Jetta ou ver como funciona o motor TSI por dentro.
Além disso, prometeram 12 novidades para o evento. As mais normais são os novos Gol Track e Up! Track , versões aventureiras de entrada que chegam às lojas logo depois do evento. A linha TSI passa por mudanças, com o novo Golf 1.0 TSI , Golf Variant 1.4 flex e Tiguan 1.4 TSI, modelos apresentados em outubro mas que só começarão a ser vendidos no fim de novembro. A picape Amarok , recém-renovada na Europa, também estará no estande.
O Golf GTE Sport, versão esportiva do Golf híbrido , promete ser o destaque para várias fotos. Os demais modelos são um mistério que a marca tenta guardar muito bem. Prepararam um conceito que, pelo teaser mostrado rapidamente para a imprensa, parece ser uma versão mais nervosa do Fox . Além disso, esperamos que mostrem o T-Cross Breeze , conceito que adianta o futuro SUV da marca. E o Up! reestilizado? Pode ser que mostrem apenas em 2017.
Serviço
29º Salão do Automóvel de São Paulo
Local:
São Paulo Expo (Antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 (a 1,5km da estação Jabaquara do Metrô)
Dias de público: 10 a 20 de novembro.
Valor do ingresso (inteiro) :
Primeiro dia (10/11): R$ 40,00
Demais dias da semana: R$ 70,00
Sábado, domingo, feriados e a segunda-feira (14/11): R$ 95,00
Último domingo (20/11): R$ 70,00
Meia entrada para estudantes