A Fiat faz os testes finais nos seus novos motores da linha GSE ( Global Small Engine) que vão começar a ser usados ainda este ano, primeiramente no Uno , com o 1.0, de três cilindros, que estreia no fim do segundo semestre. Em seguida, no ano que vem, passará a equipar também o pequeno Mobi.
Além do 1.0, de três cilindros, também haverá o novo 1.4, de 8 válvulas, de quatro cilindros, que deverá render mais de 110 cv ante os 88 cv do Fire EVO que equipa atualmente modelos como Uno e Palio e já ficou ultrapassado quando o assunto é eficiência.
Pois bem, rodando pela Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo, a reportagem de iG Carros flagrou um Palio com placas verdes de teste de Hortolândia, onde fica a divisão de Powertrain da Magneti Marelli, uma das empresas fornecedoras da Fiat responsável pelo desenvolvimento de alguns sistemas do motor, como o de injeção eletrônica.
Tudo indica que o novo motor será bem mais moderno que o 1.4 Fire EVO e irá contar com injecão direta de combustível, cabeçote multiválvulas e poderá ter uma versão turbo, com mais de 135 cv. Seria o substituto do 1.4 turbo que deixou de ser oferecido no Punto T-Jet na linha 2017 do hatch compacto. Há grandes chances desse novo motor 1.4 turbo ser fabricado no Brasil, o que representaria outra boa vantagem em relação ao antigo 1.4 T-Jet, que agora só encontrado no Bravo , pelo menos por enquanto.