VW Polo europeu 2018, base do novo Gol, é visto camuflado

Nova geração do hatch feito na Europa será apresentada em março do ano que vem, no Salão de Genebra

Foto: Reprodução/AutoPlus
Nova geração do VW Polo é flagrada na Europa antes do lançamento, no início de 2017

A Volkswagen faz os últimos ajustes na nova geração do Polo que será vendida na Europa a partir do primeiro semestre do ano que vem. A revista francesa AutoPlus flagrou o novo modelo camuflado antes do lançamento, esperado para o Salão de Genebra (Suíça), entre os dias 9 e 19 de março de 2017.

LEIA MAIS: VW Gol ganha fôlego na briga com rivais

O carro será fabricado sobre a mesma base que será usada no novo Gol (a MQB A0), que também será adotada no novo SUV compacto, planejado para ficar abaixo do Tiguan , inspirado no protótipo T-Cross , aproveitando que as vendas de jipinhos desse segmento estão em alta no mundo todo, conforme o relatório de vendas da JATO Dynamics.  No Brasil, a nova geração do Gol é esperada para o segundo semestre de 2017, quando a novidade vai passar a conviver, pelo menos por um tempo, com o Gol atual.

LEIA MAIS: VW desiste do pequeno SUV Taigun

Com a nova base, o Polo ficará um pouco mais espaçoso, por causa da maior distância entre-eixos e também um pouco mais leve. Estima-se que perderá entre 70 e 80 kg, o que vai contribuir não apenas com o desempenho, mas também com a redução do consumo e das emissões.

Foto: Reprodução/AutoPlus
Nova geração do Polo terá distância entre-eixos um pouco maior com a nova base MQB A0


O adeus ao Polo no Brasil

A Vokswagen tirou o Polo de linha no Brasil em maio de 2015. O carro deixou saudade. Com um excelente projeto, mas longe de acompanhar a mesma evolução que recebeu na Europa, o Polo foi sacrificado para atender a nova estruturação da gama de hatches da marca alemã, que contempla Up!, Gol , Fox e Golf.

Por uma questão de custo, decidiram deixar o Fox mais sofisticado para fazer as vezes do Polo por aqui, onde foi lançado em 2002, inaugurando o segmento de hatch compacto premium no Brasil, do qual hoje fazem parte modelos como Citroën C3 , Peugeot 208 , Ford Fiesta e companhia.