Tamanho do texto

Novo modelo do Grupo PSA será feito na Argentina em 2019. Veja o que a PSA prepara para o substituto do Peugeot 208 e Citroën C3 no Brasil

A PSA prepara um modelo que vai aposentar, de uma vez só, o Peugeot 208 e o Citroën C3, com motor 1.2 e 1.5 de três cilindros. Será produzido na Argentina em 2019.
Divulgação/Peugeot
A PSA prepara um modelo que vai aposentar, de uma vez só, o Peugeot 208 e o Citroën C3, com motor 1.2 e 1.5 de três cilindros. Será produzido na Argentina em 2019.

O Salão de Genebra, na Suíça, normalmente é mais conhecido por ser a casa dos superesportivos e carros de luxo, mas também serve de palco para modelos mais modestos. Segundo o site britânico Auto Express , será em Genebra que iremos conhecer o novo compacto do Grupo PSA, que irá aposentar o Peugeot 208 e o Citroën C3 em toda a América do Sul em 2019.

Chamado internamente como Projeto 21 (ou P21), o novo modelo será usado pela PSA para os mercados emergentes, deixando a geração atual do C3, apresentada em junho passado, restrita à Europa. Será o primeiro a utilizar a nova base modular, chamada Common Modular Platform (CMP), desenvolvida em parceria com a Dongfeng (a marca chinesa detêm 14% das ações do Grupo PSA) com foco em carros híbridos e modelos mais baratos em países emergentes.

De acordo com o site Autos Segredos , todo o desenvolvimento do PS1 será feito no Brasil, em um trabalho conjunto dos centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo que a marca mantêm em São Paulo e Rio de Janeiro. Embora nasça no Brasil, será produzido na Argentina, na fábrica em El Palomar, para onde irá o investimento de US$ 320 milhões de dólares para ser capaz de fabricar o novo modelo.

1.5 de três cilindros

Uma das grandes novidades será o motor chamado EC5, um 1.5 tricilíndrico. Trata-se de uma evolução do 1.2 PureTech de três cilindros utilizado no Peugeot 208 e Citroën C3 e que faz com que os dois hatches sejam os carros flex mais econômicos do Brasil. Assim como o 1.2 aposentou o 1.5 antigo, o novo 1.5 deve substituir o 1.6 aspirado. As versões de entrada devem continuar com o 1.2 PureTech de 90 cv.

LEIA MAIS: Peugeot 208 Allure 1.2 Flex está no auge da forma. Confira o teste

Se a revista Auto Express estiver correta, a PSA irá mostrar o novo 208/C3 agora em março, durante o Salão de Genebra. A publicação arriscou uma projeção de como será o novo hatch da Peugeot, aproveitando o novo estilo traseiro usado no sedã chinês do 308 e na nova geração do utilitário 3008, com uma barra preta que atravessa toda a tampa do porta-malas. O interior, no estilo i-Cockpit e com volante menor que o normal, continuará a ser utilizado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.