Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, além da perua V60 - que virá ao Brasil em versão única T5 - a Volvo confirma que vai trazer, em setembro, uma versão a diesel do XC60. Até o momento, o único SUV desse patamar disponível com motor a diesel é o Land Rover Discovery Sport, que sai por R$ 246.500 na versão mais em conta possível, a SE 2.0 TD4.
LEIA MAIS: Volvo XC40 chega ao Brasil a partir de R$ 169.950
Na Europa, um Volvo XC60 a diesel pode ser configurado na versão D4 (4 cilindros) ou D5 (5 cilindros), que desenvolvem 190 cv e 40 kgfm, e 235 cv e 48 kgfm respectivamente, com câmbio automático de 8 velocidades, sendo a oitava uma sobremarcha. Quanto a outros dados de performance, o D4 tem uma autonomia de 18,2 km/l (cidade) e 20 km/l (estrada), enquanto que o D5 faz 17,9 km/l (cidade) e 19,2 km/l (estrada). Já o 0 a 100 km/h, enquanto o primeiro faz em 8,4 segundos, o segundo demora 7,2 segundos.
O SUV tem, em seu interior, um sistema multimídia chamado “Sensus”, que é compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G, recursos que ajudam os motoristas a se manterem conectados em todos os momentos. O equipamento é controlado por uma tela sensível ao toque similar a um tablet , que combina funções do carro, navegação, serviços conectados e aplicativos de entretenimento.
LEIA MAIS: BMW apresenta oficialmente os novos modelos X2 e X3 no Brasil
Você viu?
A nova V60
Completamente renovada na Europa no começo do ano, a perua virá para integrar a modernização da Volvo, que acaba de lançar o novo XC40, o Carro do Ano na Europa. Fabricado sobre a plataforma modular SPA - utilizada também no SUV XC60 e todos os carros da linha 90 - a V60 chegará às lojas do Brasil também no segundo semestre, para concorrer basicamente com o Audi A4 Avant e o Mercedes-Benz C300 Touring, este que logo virá também modernizado.
LEIA MAIS: Volkswagen do Brasil quer voltar a ter projetos próprios e inéditos no País
Além disso, a Volvo V60 contará com as tecnologias embarcadas nos sistemas de segurança City Safety - que freia automaticamente ao detectar obstáculos além de realizar leituras de reconhecimento de pessoas - e o Pilot Assist, assistente de condução que atua na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em vias bem demarcadas até 130 km/h. Por fim, também inclui sistemas como alerta de saída de faixa e outras" babás eletrônicas".
Também vão fazer parte do calendário de novidades da Volvo no Brasil a versão híbrida T8 tanto do sedã grande S90 quanto do XC60, ambos previstos para o fim do ano, entre outubro e novembro. Além disso, se as vendas do XC40 continuarem indo bem, em 2019, a marca deverá trazer a versão T3, com motor turbo, de três cilindros. Com isso, passará a disputar por uma faixa ainda mais ampla no mercado de SUVs, que ficam na faixa dos R$ 150 mil.