![A chegada do novo Peugeot 2008 acontecerá após anos da geração atual no mercado A chegada do novo Peugeot 2008 acontecerá após anos da geração atual no mercado](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7g/g7/w8/7gg7w8p418of2uif2seahlb4e.jpg)
Que a nova geração do Peugeot 2008 estará em breve conosco não é uma novidade; a própria marca confirmou que o modelo está em produção na Argentina. Mais um flagra foi visto do SUV compacto , mas agora com ele parado, dando uma visão mais detalhada dos elementos que veremos ainda este ano.
NOVA GERAÇÃO, NOVA FÁBRICA
O Peugeot 2008 terá rivais fortes no mercado dos SUVs compactos , como Volkswagen T-Cross , Hyundai Creta , Chevrolet Tracker , Honda HR-V e até o primo Jeep Compas s, o que leva a Peugeot a apresentar o que há de mais novo no 2008.
Por isso, a Stellantis decidiu transferir a produção do 2008 da atual geração, em Porto Real (RJ), para a fábrica de El Palomar, na Argentina, onde é feita a nova plataforma CMP, e ao lado do irmão menor 208 , compartilhando até as mesmas peças. Isso deixaria o complexo brasileiro livre para montar veículos inéditos.
VISUAL E DIMENSÕES
O visual em si não trará muitas diferenças do que já vemos no 2008 europeu, que está em sua segunda geração. A grade dianteira apresentará elementos diferentes do modelo europeu, em preto fosco. Já a parte dos faróis em LED será uma cópia. Agora uma parte interessante é o novo logo da Peugeot, que será estreado no modelo nacionalmente.
O interior terá o mesmo visual do acabamento, porém simplificado, como já ocorre com o próprio 208 . O nível de equipamentos também será bem próximo do hatch, como central multimídia de 10 polegadas nas versões mais caras e 7 polegadas nos acabamentos mais baratos, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas com efeito 3D, carregador por indução, chave presencial, entre outros.
![O Peugeot 208 virá com piloto automático adaptativo, leitor de placas, assistência de faixa, entre outros sistemas autônomos de condução O Peugeot 208 virá com piloto automático adaptativo, leitor de placas, assistência de faixa, entre outros sistemas autônomos de condução](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/82/s0/5b/82s05b4e2oizfpragxcxojozt.jpg)
Assim como todas as montadoras vêm adotando nos últimos anos, os SUVs compactos vêm crescendo cada vez mais, e não será diferente com o 2008, que será maior e mais imponente que o antecessor. Ele terá 4,30 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
O entre-eixo será 6 cm maior que o modelo vendido atualmente e quase o mesmo do Honda HR-V de 2,61 m. O porta-malas deve ter uma capacidade próxima dos 461 litros, sendo um dos melhores da categoria, ficando entre o Nissan Kicks , de 432 litros, e o Renault Duster, de 475 litros.
MOTORIZAÇÃO
O nível de motorização deve ser duas dependendo da versão. É claro ele usará a motorização da Stellantis , ou seja, já visto em outros veículos. O SUV terá o 1.0 turboflex 16v de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque acoplado ao câmbio CVT de sete velocidades simuladas, isso nas versões mais básicas. Ou seja, o mesmo conjunto do 208 nas opções mais caras.
As opções mais caras poderão vir com o mesmo conjunto mecânico do Jeep Renegade e Compass , inédito em um Peugeot - o 1.3 turboflex de 16v de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque com transmissão automática de seis marchas. Afinal, as opções mais caras do 2008 atual, a Style Griffe, possuem 165/173 cv (gasolina/etanol) e 24,5 kgfm de torque.
VERSÕES E PREÇO
Segundo os colegas do Autosegredos, o Peugeot 2008 terá três versões (hoje em dia tem quatro): Active, Allure e GT. Todas as configurações usarão os motores turbo da família GSE, produzidos em Betim (MG). Os preços devem ficar entre R$ 135 mil e R$ 160 mil.