Líder de vendas disparado entre os sedãs médios no Brasil, de acordo com os números da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Corolla conquistou o estrelato pela fama de confiável. Lançado em março de 2014, o modelo chegou ao País com desenho arrojado, conjunto robusto, uma lista de equipamentos sofisticados (como a central multimídia com TV digital, GPS e Bluetooth) e bom espaço interno. Mas apesar da receita ter sido um sucesso de público, faltaram ingredientes para o Toyota ser considerado o melhor carro do segmento do ponto de vista técnico.
A suspensão traseira com eixo rígido o torna defasado na comparação com os principais rivais e faz o sedã balançar mais do que o ideal nas frenagens bruscas, em velocidade. Além disso, nem a versão topo de linha vem com controle eletrônico de estabilidade, item de segurança que os principais rivais oferecem em pelo menos uma versão.
O Ford Focus Fastback vem ganhando espaço no segmento e fica na frente do concorrente da Toyota por oferecer um conjunto mais bem equilibrado, ser bem mais potente e contar com equipamentos ainda mais sofisticados que os do rival por praticamente o mesmo preço. No Ford o sistema multimídia Sync vem com tela de 8 polegadas, sensível ao toque e comandado por voz. O som é Sony, de alta fidelidade, as rodas exclusivas, de aro 17, e a partida é por botão no painel, sem chave, entre outros itens.
No meio da briga acirrada entre os sedãs médios, o Citroën C4 Lounge supera dois tradicionais modelos do segmento, Honda Civic e Chevrolet Cruze , ambos no final do ciclo de vida, à espera das novas gerações, que serão apresentadas em 2016. Isso porque o carro da marca francesa se destaca pela relação custo-benefício e tem o respeitável motor 1.6 turbo flex, acoplado ao câmbio automático, de seis marchas, além de vir bem equipado e esbanjar espaço. O Honda ainda mantém o bom acerto de sempre, mas perdeu apelo. E o GM acaba de ganhar o interessante sistema OnStar, mas precisa de muito mais novidades.
Ford Focus Fastback 2.0 Flex
(De R$ 78.500 a R$ 101.900)
SEDÃ APIMENTADO

Afora a polêmica do sobrenome Fastback (principalmente entre donos de Mustang ), o Focus se destaca pelo melhor desempenho entre os cinco modelos desse comparativo, além da bem recheada lista de equipamentos sofisticados, inclusive de segurança, como controle eletrônico de estabilidade (ESP) e seis air bags. Mas o porta-malas tem 402 litros, ante 470 litros do Corolla .

Toyota Corolla 2.0 Flex
(R$ 69.740 a R$ 102.990)
RECEITA DE SUCESSO

O campeão de vendas está com quase o dobro do volume do segundo colocado, o rival Civic , considerando o acumulado de janeiro a setembro. Tem desenho moderno, vem bem equipado e conta com um conjunto robusto e de manutenção relativamente em conta. Mas falta pelo menos uma versão com controle de estabilidade.
Citroën C4 1.6 THP Flex
(R$ 69.990 a R$ 89.4490)
TAPETE VOADOR

Ele surpreende, principalmente, pela relação custo-benefício. E pelo desempenho do 1.6 turbo flex, de 173 cv, que funciona em harmonia com o câmbio de seis marchas. Também é confortável, tem uma lista de equipamentos generosa e bom espaço para cinco ocupantes e suas bagagens no porta-malas de 450 litros. Mas é preciso ficar atento aos preços das revisões e ao valor de revenda do Citroën.

Honda Civic 2.0 Flex
(R$ 75.700 a R$ 94.100)
SEDÃ FAIXA PRETA

O Civic já teve seus dias de glória no mercado. Hoje, ocupa a segunda posição no ranking de vendas, com uma boa folga para o terceiro colocado. Mas apesar de ainda reunir qualidades, como a direção precisa e a estabilidade irrepreensível, precisa voltar a ganhar apelo. E isso vai acontecer com a nova geração, que será apresentada no Brasil em novembro, durante o Salão do Automóvel com uma série de novidades, como o motor 1.5, turbo, flex, no topo de linha.

Chevrolet Cruze 1.8 Flex
( R$ 81.190 a R$ 90.290)
NOVA GERAÇÃO VEM AÍ

Herdeiro do Vectra, o Cruze já está há mais de quatro anos no Brasil com poucas novidades. A linha 2016 tem o acabamento caprichado e o multimídia Mylink entre os destaques. Também recebeu o sistema OnStar como item de série, o que é um diferencial importante que os rivais não têm. Quando a nova geração chegar ao Brasil, no fim do ano, o Chevrolet terá mais força na briga com os líderes.
