Quem procura por uma picape leve bem equipada de fábrica tem na VW Saveiro Pepper uma alternativa. A Volkswagen oferece a versão com cabine estendida ou dupla, ambas com uma série de itens exclusivos, mas o motor é o já antiquado 1.6, de 8 válvulas e o preço um tanto salgado (a partir de R$ 68.490). Trata-se de carro para quem curte e precisa de um utilitário com jeito descolado, sem abrir mão de certo conforto. Vamos ao que achamos da novidade depois de rodar tanto na cidade quanto na estrada.
LEIA MAIS: Ainda falta um pouco de pimenta à Volkswagen Saveiro Pepper. Assista ao vídeo
A cara da VW Saveiro ficou mais de acordo com a sua proposta depois que recebeu mudanças como os faróis maiores que os que equipam a maioria das versões de Gol e Voyage, modelos dos quais a picape é derivada. Isso ajuda a transmitir uma ideia de robustez que condiz com o conjunto resistente, mas longe de contar com o que há de mais avançado, sinal de que a ideia da versão Pepper foi atender a um público fiel e bem específico.
O motor 1.6 é o mesmo que já equipou a quarta geração do Golf, o EA111. É conhecido por ser robusto e funcionamento suave, mas falta tempero para chegar ter um desempenho apimentado como sugere a versão Pepper. São meros 104 cv e razoáveis 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm. No dia a dia, não é raro ter que espremer o acelerador para conseguir extrair alguma agilidade da picape, principalmente nas retomadas. Ao acelerar, deixando o ponteiro do contagiros ganhar altitude, ou trocando de marcha dá para lembrar das gerações anteriores da picape.
LEIA MAIS: Volkswagen Saveiro 2018 estreia versão Robust Cabine Dupla
O bom é que a robustez do conjunto é completa e inclui a suspensão bem calibrada e que absorve bem as irregularidades do piso. A direção ainda tem assistência hidráulica, mas está bem acertada, bem como as relações de marcha do câmbio manual de cinco marchas. Mas é preciso ter certa cautela nas curvas, principalmente com a caçamba vazia, para evitar derrapagens indesejáveis. Pelos retrovisores com carcaças pintadas de vermelho consegue-se um ângulo de visão adequado. Porém, o mesmo não acontece pela estreita janela traseira, que é corrediça.
O que quebra um pouco esse clima nostálgico é o interior com volante multifuncional, revestido de couro, com base achatada e por causa da central multimídia “Media Plus”, que vem com entradas USB, auxiliar e para cartão SD, além de Bluetooth e exibir gráficos que mostram a distância do carro para obstáculos próximos detectados pelos sensores nos para-choques. No caso da unidade avaliada, o multimídia era o mais moderno da linha, o “Discovery Media”, com GPS embutido, espelhamento com celulares Android e iOS, entre outros recursos, como câmera de ré, mas isso faz o preço subir para R$ 71.180, já que é um opcional de R$ 2.690.
Pitadas de pimenta leve
Os detalhes da versão Pepper incluem itens como os adesivos nas laterais das portas com uma pimenta estilizada em cada para-lama dianteiro. Além disso, pode-se optar pela pintura preta brilhante da capota, opcional de R$ 1.400. A capota maritima e a proteção emborrachada da caçamba fazem parte dos itens de série, bem como sensores nos para-choques para ajudar nas manobras, freios a disco nas quatro rodas, molduras nas caixas de roda e os pneus 205/50R 15.
LEIA MAIS: Volkswagen estende linha esportivada Pepper a Up! e Saveiro
Para completar o pacote de enfeites e equipamentos da versão especial da VW Saveiro, a porta basculante da caçamba também vem com a inscrição Pepper com letras vermelhas com fundo preto e um filete avermelhado na grade frontal. Além disso, os para-choques dianteiros contam com faróis auxiliares de neblina e há barras metálicas na capota.
Ficha técnica - Volkswagen Saveiro Pepper 1.6
Preço: a partir de R$ 68.490
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 104 cv a 5.250 rpm
Torque: 15,6 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão: Manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 205/60R 15
Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,71 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,75 m (entre-eixos)
Tanque : 55 litros
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Vel. Max: 174 km/h
Caçamba: 734 litros
Consumo (E/G): 7,5 km/l / 10,9 km/l (cidade) e 8,8 km/l / 12,8 km/l (estrada)