Kia Stinger GT 2019: esportivo coreano sabe falar alemão
Rival do Audi S5 na Europa encontra caminho livre na categoria dos sedãs esportivos do Brasil. Confira nossas impressões;
Por Caue Lira |
![Kia Stinger GT aposta em uma face 'violenta' para conquistar clientes que querem chamar atenção nas ruas Kia Stinger GT aposta em uma face 'violenta' para conquistar clientes que querem chamar atenção nas ruas](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d5/kg/h2/d5kgh244r0fo564xeqeeyrm5z.jpg)
O que faria um cliente potencial de Audi e BMW desviar o caminho da concessionária e ir até uma loja da Kia? Bem, essa era minha dúvida até um belíssimo Kia Stinger GT de R$ 349.990 desembarcar em nossa redação. O modelo concorre diretamente com o Audi S5, que ainda não desembarcou em solo brasileiro. Pela faixa de preço, também pode rivalizar com o BMW 530e (R$ 328.950) que é bem menos potente.
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Logo, podemos dizer que o Kia Stinger GT não tem um concorrente direto no mercado - nem por faixa de preço, ou sua relação de potência. Trata-se de um lobo solitário na categoria dos sedãs que tomaram anabolizantes. Sua versão de lançamento é conhecida como Fittipaldi Edition, com vinte unidades numeradas que estão desembarcando aos poucos no Brasil. Depois delas, virão mais dez unidades para distribuição.
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Em termos globais, a estratégia da Kia faz sentido. Acrescentar pimenta na receita do Stinger deixa o sedã coreano ainda mais distante do luxuoso Hyundai Genesis G70 - que é feito sob a mesma plataforma. Os modelos importados para o Brasil vieram com tração integral AWD, mas a Kia também disponibiliza o esportivo apenas com tração traseira nos Estados Unidos e na Europa.
Entre carros europeus e americanos, a Kia parece ter encontrado o equilíbrio perfeito. Ele traz o visual arrasador e agressivo que os americanos tanto gostam, acentuado pela grade no estilo nariz de tigre, grandes guelras laterais que contribuem para sua cara de tubarão e rodas aro 19. Com os cinco raios estreitos, faz questão de mostrar os freios Brembo.
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Da mesma forma, ele está de acordo com as leis de poluição sonora que entraram em vigor na Europa. Dando a partida, nem parece que abaixo do longo capô se esconde um 3.3 V6 biturbo que rende até 370 cv de potência e 52 kgfm de torque a meros 1.300 rpm. Está mais para um cinco cilindros em linha. Mas não se preocupe, pois enquanto o condutor acelera, o rugido do motor será amplificado pelo sistema Harman Kardon, de quinze alto-falantes.
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Isso não chega a ser um defeito. O Stinger foi concebido para atender todas as necessidades do cliente, incluindo ir ao trabalho e viajar com a família. Não foi feito para ser um carro duro. Para resolver este impasse, a Kia adicionou um bom seletor com modos de direção que modificam completamente as diretrizes de direção, câmbio, motor e suspensão.
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O modo econômico acaricia a besta que dorme sob o capô, reduzindo as rotações e priorizando as marchas mais altas. O Stinger parece mais dócil e suave, aferindo números de consumo na casa dos 6 km/l - o melhor que conseguimos na cidade. Passando o seletor giratório para o modo esportivo, o sedã imediatamente aumenta as rotações em 500 rpm. O volante fica mais rígido e direto, a suspensão adota um comportamento mais combativo e o motor finalmente gargareja com fúria.
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Kia Stinger GT é pura maldade
O Stinger vai de 0 a 100 km/h em meros 4,9 segundos, com 270 km/h de velocidade máxima. Destaque para o câmbio de oito velocidades com trocas tão rápidas que lembram unidades de dupla embreagem. A distribuição de força atua de forma inteligente, se adaptando instantaneamente às mudanças na superfície da pista. Sua tração é enviada majoritariamente para as rodas traseiras, conduzindo o torque para as dianteiras quando necessário. Entretanto, o câmbio não fica livre de algumas batidinhas metálicas em reduções, mas são raras. Um dos grandes méditos do câmbio de oito marchas é contar com o modo launch control , para aqueles que curtem assustar seus passageiros.
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Parece difícil guiar uma barca de 4,83 metros de comprimento e 1,87 m de largura, mas o Stinger traz todos os atributos para deixar a experiência mais inteligível. Para manobrar, a boa câmera 360° entra em ação para auxiliar o motorista. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro também dão o ar da graça. No pacote de conveniência, também traz aquecimento e refrigeração de bancos e volante, ar-condicionado de duas zonas e ajustes elétricos para motorista e passageiro.
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Há espaço suficiente para quatro pessoas, sendo que um eventual quinto passageiro será esmagado no meio do banco traseiro por conta da altura do túnel. O porta-malas de 406 litros é modesto e raso para um carro da categoria, mas ao menos possui fechamento automático.
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O Kia Stinger GT se mostrou um bom “dois em um”. Esportivo quando precisa; sedã familiar para atender as necessidades da família, como se o Camaro estivesse fundido ao Malibu. Trajado com este espetacular azul metálico, chama muita atenção por onde passa. A brincadeira é para poucos, e custa R$ 349.990. Por este valor, nenhum Audi ou BMW terá os mesmos atributos.
Ficha técnica
Motor: 3.3, V6, gasolina
Potência: 370 cv a 6.000 rpm
Torque: 52 kgfm a 1.300 rpm
Transmissão: automática, oito velocidades, tração integral
Suspensão: McPherson (dianteira), Multibraço (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteiros e traseiros)
Dimensões: 4,83 m (comprimento), 1,87 m (largura), 1,40 m (altura), entre-eixos (2,90)
Porta-malas: 406 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Peso: 1.891 kg
Coeficiente de arrasto: 0,3
0 a 100 km/h: 4,9 segundos
Vel. Máx: 270 km/h
Consumo: 6,6 km/l (cidade), 9,2 km/l (estrada), conforme Inmetro