Mini Countryman SE híbrido: estilo descolado com uma pitada de esportividade como receita para atrair o público de SUVs
Carlos Guimarães/iG
Mini Countryman SE híbrido: estilo descolado com uma pitada de esportividade como receita para atrair o público de SUVs

Fim de semana à vista e um Mini Countryman SE híbrido (R$ 219.990) na garagem com tanque cheio e as baterias com carga total. Só não apenas peguei uma estrada como cruzei a fronteira de São Paulo com Minas Gerais para saber até onde vai a eficiência dessa versão. E o resultado foi surpreendente. Pisando de leve no acelerador, consegui fazer a viagem sem abastecer e ainda rodar por São Paulo na volta. 

 LEIA MAIS:   Mini Countryman JCW ALL4: diversão tamanho família

Se tivessem mais carregadores pelo caminho para completar a carga das baterias poderia ter ido ainda mais longe com o Mini Countryman SE . Pelo dados do Inmetro, o consumo na cidade fica em 19km/l, marca que cai para 17 km/l na estrada, onde a autonomia teórica e, trechos rodoviários fica em bons 612 quilômetros com o uso combinado do motor elétrico com o a combustão.

Ficou claro durante a avaliação que os modelos híbridos plug-in são os ideais para entrar no mundo da eletrificação no Brasil de hoje, enquanto não instalam mais pontos de recarga tanto nas estradas quanto em áreas urbanas.  Também vai ser preciso educar melhor os que estacionam indevidamente em vagas reservadas para carros elétricos e híbridos, mas isso será uma questão de tempo.

No caso do Mini Countryman SE, há três opções para rodar com ajuda da eletricidade. O primeiro poupa ao máximo a energia das baterias, outro alterna automaticamente o uso do motor elétrico e a combustão de acordo com as circunstâncias e o terceiro funciona apenas na eletricidade, quando o carro pode rodar até 52 km e atingir velocidade de até 125 km/h, o que pode ser menos do que alguns novos híbridos por aí, mas é considerável. Com os dois motores, o carro atinge 198 km/h.

 LEIA MAIS:  Mini Cooper S Cabrio:  tudo azul

O carro tem tração integral, mas o eixo dianteiro funciona apenas com o motor a combustão (1.5, turbo, de três cilindros, a gasolina, de 136 cv) e as rodas traseiras são movidas pelo elétrico, de 88 cv. Como estão em eixos diferentes, há como considerar a soma das potências, que chega nos 224 cv. De fato, o carro tem boa disposição ao pisar com vontade no acelerador, sendo capaz de acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, mais rápido que os 7,6s do rival Golf GTE , que acaba de chegar. 

 Irreverência plugada em 220volts

Botão no painel seleciona três modos de condução com motor elétrico conforme o gosto do freguês
Divulgação
Botão no painel seleciona três modos de condução com motor elétrico conforme o gosto do freguês

Todo aquele jeito irreverente de ser do Mini Countryman em conjunto com a questão de ser ecologicamente correto faz as pessoas enxergarem quem está ao volante com outros olhos. Vi crianças apontando para o carro no trânsito e chamando atenção dos pais, admirados com os olhos arregalados dos filhos. Houve  também marmanjos com um sorriso discreto no canto da boca e senhoras de meia idade dobrando as sobrancelhas. 

Entre os detalhes que mais chamam atenção estão os faróis ovalados com as bordas iluminadas por LED, a pintura de dois tons, as rodas de aro 19 montadas em pneus 225/45R e a letra “E” nas laterais e na traseira, para identificar a possibilidade do carro ser plugado em uma tomada elétrica. A reportagem de iG Carros fez isso em um carregador de shopping e precisou de 3 horas para completar a carga das baterias. 

Boa notícia também é que o Mini Countryman híbrido não perdeu a agilidade nas curvas das versões a combustão. O carro mostra boa estabilidade, transmitindo segurança em qualquer situação. A contrapartida é que o ajuste mais firme da suspensão acaba causando alguns solavancos em piso irregular, o que acaba prejudicando o conforto. 

Mini Countryman SE
Carlos Guimarães/iG

Mini Countryman SE híbrido tem um plugue de tomada estilizado na traseira na nova versão

Porém, o interior do SUV está cheio de qualidades, como o bom acabamento e a central mulrtimídia com tela de alta resolução e conectada à internet por meio de um cartão SIM. Isso permite acessar o GPS atualizado em tempo real, mostrando as condições do trânsito com clareza. Entre outros recursos, também dá para acessar a previsão do tempo e conseguir uma série de outras informações.

O Mini Countryman SE também vem com um belo sistema de som de alta-fidelidade, da Karman-Hardon, com 12 alto-falantes. E o clima ainda pode ser incrementado pelas luzes diurnas reguláveis em várias cores e pela tela de 8,8 polegadas do sistema multimídia.

Como maior modelo da linha Mini, o Countryman leva cinco ocupantes sem aperto, com entre-eixos de 2,67 m e 405 litros de capacidade no porta-malas, o que é suficiente para levar a malas de todos. Além disso, o carro vem com barras metálicas na capota para ajudar a levar mais bagagem.

LEIA MAIS: Que tal um Mini de estilo retrô, mas com detalhes modernos?

Conclusão

Você viu?

Além do estilo irreverente, o Mini Countryman SE agrada quando o assunto é eficiência energética. Além disso, tem estilo ousado e bom nível de equipamentos, o que inclui multimídia conectada à internet entre vários outros itens. Mas ainda faltam carregadores no País, que dá poucos incentivos para híbridos e elétricos, que são (bem) caros.

Ficha Técnica

Preço:  R$ 219.990

 Motor: 1.5, três cilindros, turbo, gasolina

Potência: 136 cv  a 4.400 rpm + 88 cv (elétrico)= 224 cv ao todo

Torque: 22,4 kgfm  a 1.250 rpm  + 16,8 kgfm (elétrico) = 39,3 kgfm ao todo

Transmissão:  Câmbio automático, seis marchas, tração integral

Suspensão:Independente (dianteira) e multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 225/45 R19 

Dimensões: 4,30 m (comprimento) / 1,82 m (largura) / 1,56 m (altura), 2,67 m (entre-eixos)

Tanque : 36 litros

Porta-malas: 405 litros 

0 a 100 km/h: 6,8 segundos 

Vel. Max: 198 km/h 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!