Não é a primeira vez que a escolha das versões acabam influindo no resultado de um comparativo. Dependendo do pacote de equipamentos e do conjunto mecânico, um carro pode ser mais interessante que outro, mas apenas em certa configuração, como foi o caso do Nissan Kicks e do Jeep Renegade, ambos da linha 2021.
Se escolher a versão Advance com o pacote Pack Plus do Nissan Kicks (R$ 108.390) e comparar com o Jeep Renegade Night Eagle (R$ 107.225) o pareo não será fácil,mas o SUV da marca japonesa acaba ficando com uma ligeira vantagem, como veremos a seguir, basicamente, por causa o maior espaço no porta-malas e do menor consumo de combustível, tomando como base os dados do Inmetro.
Nunca tinha visto o Nissan Kicks renovado de perto e, embora não tenha mudado muito, o resultado agradou. Na cor bordô da unidade avaliada, ficou melhor ainda, já que a barra que resolveram instalar na traseira entre as duas lanternas acabou ficando mais discreta e combinando mais com o conjunto. Também gostei dos contornos fumês e da reforma da parte da frente com faróis estreitos e estilo arrojado.
O Jeep Renegade continua quase com o mesmo visual de sempre, a não ser que opte por alguma versão a partir da Longitude para ter faróis e lanternas apenas de LED, além de rodas diferentes. Porém, o desenho do Jeep já caiu no gosto do brasilero, tanto é que o carro é o líder de vendas no segmento de SUVs compactos. E não foi o visual que pesou na balança no final das contas, mas o tamanho do porta-malas, de apenas 320 litros, ante 432 litros do rival da Nissan.
Não foi à toa que a Jeep deu aos seus clientes a opção do pacote Night Eagle , sem o qual haveria uma lacuna de quase R$ 20 mil entre a Sport básica (R$ 101.601) e a Longitude (R$ 120.215). Portanto, quando o assunto é pacote de equipamentos, existe um certo equilíbrio entre as duas versões escolhidas de Renegade e Kicks , com uma ou outra vantagem em ambos os lados.
No Kicks, a Nissan oferece partida por botão, entradas USB dos tipos A e C no console central e Sem Parar (para passar nos pedágios e cancelas de shopping) entre as principais diferenças. E o Jeep tem freio de estacionamento eletrônico (botão no lugar da alavanca), sistema stop/start e entrada USB convencional para quem vai no banco traseiro.Contudo, mesmo com o recurso para economizar combustível o Nissan gasta menos, conforme o Inmetro.
Considerando os tanques sempre com etanol, que está valendo mais a pena hoje em dia em São Paulo, o Kicks pode fazer 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, ante sofríveis 6,4 km/l e 8 km/l do Renegade, respectivamente, de acordo com o Inmetro . A única questão é que o tanque o Nissan é bem menor, de 41 litros, ante 60 litros do rival, o que acaba dando maior autonomia ao Jeep, de 384 km em trechos urbanos e 480 km em rodoviários, contra 312 km e 381 km do Kicks.
No dia a dia, o que atrapalha no desempenho do Nissan é o câmbio CVT, mesmo com a função "Sport" acionada por um botão bem discreto, na própria alavanca. Embora não haja tranco entre as trocas de marcha, a experiência de tentar adotar uma tocada mais animada ao volante do Kicks CVT não é das melhores.
Por isso, fica claro que a vocação do Kicks é rodar com conforto e sem pressa nas acelerações e retomadas. Mas, como tem menor área frontal (2,38 m² ante 2,59 m²), menos peso (1.136 kg e 1.550 kg) e suspensão bem acertada, o Nissan tem boa agilidade e firmeza nas curvas. No Jeep, o motor 1.8 flex é o "calcanhar de Aquiles", por ter eficiência abaixo do ideal no equilibrio entre consumo e desempenho.
Não será dessa vez que o Jeep Renegade vai receber o novo motor 1.3 turbo flex, que a FCA começa a fabricar em Betim (MG). Isso deverá acontecer apenas em 2022. Por enquanto, o carro continua sendo oferecido com o 1.8 E.torQ, de 139 cv e 19,2 kgfm de torque a 3.750 rpm. No Nissan, o 1.6 também é bem conhecido e com fôlego modesto: 114 cv e 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
Ambos os SUVs compactos contam com rodas de aro 17, com pneus com perfil ligeiramente mais baixos no Nissan (205/55R ante 215/60R do Jeep), o que também ajuda um pouco nas curvas. Nas manobras, os dois têm direção com assistência elétrica, sensores no para-choque traseiro e câmera de ré para ajudar. A dupla também conta com volantes de três raios, de boas empunhaduras, mas no Renegade é mais complicado lidar com os 18 botões, incluindo os que ficam na parte de trás.
Conclusão
Dessa vez, o Nissan Kicks sai com uma ligeira vantagem em relação ao Jeep Renegade, principalmente, por ter mais espaço no porta-malas e gastar menos. As mudanças no visual da linha 2021 agradaram, bem como a qualidade do sistema de som, mesmo na versão intermediária.
Para dar o troco, o rival da Jeep também precisa de novidades. E uma delas deverá ficar por conta do novo motor turbo flex que está chegando na linha da FCA. Além disso, o carro receberá central multimídia com acesso à internet via 4G, que começa a chegar às lojas no fim deste mês.
Ficha técnica
Nissan Kicks Advance Pack Plus
Preço: a partir de R$ 108.390
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 114 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, simula seis matchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: 4,30 m (comprimento) / 1,76 m (largura) / 1,59 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 432 litros
Consumo etanol: 7,6 km/l (cidade) / 9,3 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Ficha técnica
Jeep Renegade Night Eagle
Preço: a partir de R$ 107.225
Motor: 1.8, quatro cilindros, flex
Potência : 139 cv (E)/135 cv (G) a 5.750 rpm
Torque: 19,3 kgfm (E) / 18,7 (G) a 3.750 rpm
Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 235/45 R19
Dimensões: 4,24 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,73 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)
Tanque : 60 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo: 6,4 km/l (cidade) /8 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 11,1 segundos
Vel. Max: 182 km/h