Não é de hoje que o Fiat Argo vem ganhando terreno entre os modelos mais vendidos no Brasil e, na linha 2021, o carro recebe algumas novidades interessantes. Como líder no ranking geral em maio, o hatch compacto mostra que tem fôlego para continuar com um lugar de destaque, pelo menos por mais um tempo.
Entre as sete versões do Fiat Argo 2021 vendidas hoje em dia, a que mais agrada a redação de iG Carros é a Trekking 1.3 (R$ 76.433), exatamente a que avaliamos. Em tempos bicudos, como os que vivemos hoje em dia, quem não pode comprar um SUV compacto , que já chega fácil na casa dos R$ 100 mil, tem em um hatch compacto aventureiro uma alternativa para enfrentar obstáculos urbanos e pisos de terra.
Além da inclusão dos controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os itens de série, o Fiat Argo Trekking 1.3 2021 também passou a ter mudanças discretas no visual, como o logotipo da marca na grade dianteira e os adesivos redesenhados, inclusive o que vai no centro do capô.
A pequena lista de mudanças também conta com novos opcionais, como partida por botão com chave presencial e ar-condicionado digital, dois itens que são bem-vidos mas, que acrescentam R$ 6.910 no preço como parte de um pacote que também vem com rodas de liga-leve de aro 15 montadas em pneus de uso misto (Pirelli ATR 205/65R 15). Some-se a isso a distância livre do solo de 21 cm e terá um hatch valente ao passar por valetas, lombadas e trilhas leves.
No dia a dia, outros itens também agradam ao volante do Argo Trekking 1.3 2021 , como a leveza da direção elétrica nas manobras, a boa ergonomia e a visibilidade, inclusive a proporcionada pelos retrovisores. Bom também é que o quadro de instrumentos tem mostrador digital e configurável e o sistema de som consegue reproduzir com certa qualidade graves e agudos.
Ainda por dentro, a Fiat poderia ter inclúído mais porta-objetos. Fica difícil guardar até o celular no apertado espaço disponível nas portas. No console central, há apenas um porta-copos, que não é dos mais generosos. E no painel, um pequeno porta-objetos serve apenas para miudezas, como o controle do portão da garagem. Pelo menos há uma entrada USB extra para quem vai sentado no banco traseiro.
O sistema multimídia é compatível com Apple Car Play e Android Auto, mas ainda não tem espelhamento sem fio, como nos novos sistemas da Stellantis disponíveis em modelos como Strada , Compass e Renegade . Certamente, a partir do novo SUV Pulse, que chegará em agosto, esse recurso vai se espalhar pelo resto da linha Fiat com mais rapidez.
Por falar em agilidade, o conjunto mecânico do Argo Trekking 1.3 se mostra o mais equilibrado da linha do compacto. O motor 1.3 Fire Fly consegue render 109 cv e bons 14,2 kgfm de torque a 3.500 rpm, o que garante fôlego suficiente para ultrapassagens em alguma agilidade.
Faltou apenas um câmbio manual de seis marchas , o que reduziria o consumo na estrada. Segundo o Inmetro, o carro faz 8,5 km/l de etanol em trechs urbanos e 9,6 km/l em rodoviários, dados que passam para 12,1 km/l e 13,5 km/l, com gasolina, respectivamente. Com tanque de 48 litros, consegue uma autonomia de até 648 km, na estrada, ainda conforme o Inmetro.
O i solamento acústico é aceitável e os freios funcionam a contento, com tambor na traseira. E agora que o carro tem controle eletrônico de estabilidade, dá para contornar nas curvas com mais segurança, mesmo com os pneus de uso misto . Na hora de viajar, o espaço para cinco ocupantes é apenas razoável, bem como a capacidade do porta-malas, que pode levar 300 litros, conforme a fabricante.
Conclusão
Com novos detalhes estéticos e controle eletrônico de estabilidade de série, o Fiat Argo Trekking 1.3 2021 ficou mais interessante e equiliibrado. Mas tem um forte rival, o Hyundai HB20X , que vem com motor 1.6, nível compatível de equipamentos e preço sugerido de R$ 75.090, o que e ligeiramente menos que o concorrente da marca italiana.
Ficha Técnica
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Fiat Argo Trekking 1.3 2021
Preço: a partir de R$ 76.433
Motor: 1.3, quatro cilindros, flex
Potência (cv): 109 (E) / 101 (G) a 6.250 rpm
Torque (kgfm): 14,2 (E) / 13,7 (G) 3.500 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 205/60 R15 (Pirelli Scorpion ATR)
Dimensões: 3,99 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,57 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)
Tanque: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo gasolina: 12,1 km/l (cidade) / 13,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,8 segundos
Velocidade máxima: 173 km/h