Fiat Argo e Hyundai HB20:  dupla de hatches compactos com motor 1.0, ambos com três cilindros, mostram baixo consumo
Caue Lira/iG
Fiat Argo e Hyundai HB20: dupla de hatches compactos com motor 1.0, ambos com três cilindros, mostram baixo consumo

Foi-se o tempo em que os hatches com motor 1.0 dominavam o mercado de automóveis no Brasil. De acordo com os números de junho da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), os hatches de entrada representam apenas 15,4% das vendas no acumulado do primeiro semestre de 2021, ante 39,4% dos SUVs.

Entre os poucos hatches compactos 1.0 que sobraram no mercado, o então líder absoluto de vendas nos últimos 6 anos, o Chevrolet Onix , prejudicado pela interrupção na linha de montagem (por causa de falta de componentes) acabou deixando o trono no primeiro semestre. Ainda conforme a Fenabrave, o GM agora está em terceiro lugar no acumulado de janeiro a junho, com 41.520 unidades, ante 41.926 do Fiat Argo e 45.408 do Hyundai HB20 .

Portanto, temos uma nova briga entre os hatches compactos 1.0 no mercado brasileiro, o que nos fez colocar os dois rivais lado a lado neste comparativo. O HB20 Sense parte de R$ 62.390 e o Argo de R$ 65.764. Pela diferença de preço a favor, o Hyundai já consegue o primeiro ponto diante do concorrente, que se destaca pelo estilo arrojado.

Ambos vêm com calotas de aro 14 no lugar das rodas de liga-leve montadas em pneus 175/65R no Fiat e 175/70R no Hyundai, que tem a boa vantagem de já vir com controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os itens de série. No Argo, isso está entre os opcionais e custa R$ 795. Já deveria ser obrigatório em todos os carros novos em janeiro de 2022, mas passou para 2024. De qualquer forma, o Hyundai soma mais um ponto.

O desenho do novo HB20 chegou a causar certa polêmica quando foi lançado, em setembro de 2019, mas, aos poucos, o público foi se acostumando e hoje o carro passou a ser bem aceito. Mesmo assim, não há como negar que o visual do Fiat Argo é mais atraente. Na linha 2021, passou a ter novos logos da Fiat seguindo o estilo adotado a partir da nova picape Strada .

Por dentro, a ergonomia do Fiat também merece elogios, com comandos bem localizados e fáceis de serem acionados, mas ainda faltam porta-objetos maiores e um pouco mais de espaço para quem vai sentado no banco traseiro.

Ambos contam com volantes de três raios com os principais comandos embutidos, ar-condicionado e direção com assistência elétrica. No Argo, é possível incluir central multimídia como opcional de R$ 1.990. No HB20, o equipamento é disponível de série a partir da versão Evolution Bluelink (R$ 71.290).

Se for viajar, os porta-malas de ambos se equivalem, com 300 litros cada,mas é bom ir devagar com o andor porque estamos falando de modelos de baixa cilindrada. Mesmo depois de bem evoluídos e eficientes , não há como ter boa dose de força para ultrapassagens.

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Acelerando a dupla com motor 1.0

No Fiat, são 10,9 kgfm a 3.250 rpm e, no Hyundai, 10,2 kgfm a altos 4.500 rpm. Pelos dados das fabricantes, o Argo consegue acelerar de 0 a 100 km/h um pouco mais rápido (13,4 s ante 14,5 do rival).

O Argo também consegue retomar velocidade com alguma vantagem por causa da configuração do motor . Os dois contam com três cilindros, mas o Fiat tem comando único, com variador de fase na admissão e no escape, o que ajuda a ganhar fôlego em rotações mais baixas.

No Hyundai tem duplo comando e variação apenas na admissão. Porém, no dia a dia, o HB20 mostrou ter um conjunto mais bem acertado , tanto pela precisão e escalonamento do câmbio quanto pelo acerto da suspensão ou por causa da solidez da carroceria.

Ligeiramente mais leve o potente, o Hyundai tem melhor relação entre peso e potência, com 12,4 kg/cv ante 14 kg/cv do Fiat. Mas o Argo consegue ser um pouco mais econômico na cidade, de acordo com dados do Inmetro. Com apenas etanol no tanque, faz 9,3 km/l, ante 9,1 km/l do HB20 , números que passam para 13,2 km/l e 12,8 km/l, com gasolina, respectivamente.

Na estrada, o HB20 gasta menos, também de acordo com a mesma fonte, fazendo 10,1 km/l de etanol e 14,6 km/l de gasolina, contra 10 km/l e 14,2 km/l do Argo. A autonomia do Hyundai também é melhor, com tanque de 50 litros, dois a mais que do Fiat, o que o leva a rodar até 730 km com gasolina, na estrada, segundo o Inmetro, ante 682 km do concorrente.

Conclusão

O Hyundai HB20 sai com a vitória na comparação com o Fiat Argo , que já chegou à linha 2022, mas com poucas mudanças. O segmento de hatches compactos 1.0 deve continuar no Brasill, mas as fabricantes não deverão investir em grandes novidades, apostando mais em faixas de preço superiores, principalmente nos SUVs e picapes.

Fichas Técnicas

Fiat Argo 1.0 2021

Preço: a partir de R$ 65.764

Motor: 1.0, três cilindros, flex, aspirado

Potência: 77 cv (E) / 72 cv (G) a 6.250 rpm

Torque: 10,9 kgfm (E) / 10,4 kgfm (G) a 3.250 rpm

Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus: 175/65 R14

Dimensões: 3,99 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)

Tanque: 48 litros

Porta-malas: 300 litros

Consumo gasolina: 9,3 km/l (cidade) / 10 km/l (estrada), com etanol e 13,2 cidade e 14,1 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 13,4 segundos

Vel. Max: 162 km/h

Hyundai HB20 1.0 Sense

Preço: a partir de R$ 62.390

Motor:  1.0, três cilindros, aspirado

Potência:  80 cv (E) / 75 cv (G) a 6.000 rpm

Torque:  10,2 kgfm (E) / 9,4 kgfm (G) a 4.500 rpm

Transmissão:  manual, cinco marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  175/70 R14

Dimensões: 3,94 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo etanol: 9,1  km/l (cidade) / 10,1 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 12,8 km/l (cidade) / 14,6 km/l (estrada)

Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,5 s

Vel. Max: 161 km/h

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