Diante de tanto SUV que tem no mercado hoje em dia, que tal escolher um que procura de diferenciar um pouco do rebanho? É o caso da dupla Hyundai Creta Ultimate (R$ 167.890) e Nissan Kicks XPlay (R$ 134.890). O primeiro é versão topo de linha, com motor 2.0 aspirado e o outro a edição limitada em 1.350 unidades.
Se a ideia é não economizar no conforto, o Hyundai Creta Ultimate conta com itens incomuns para o segmento, como revestimento de couro de dois tons, acabamento do painel emborrachado e com textura caprichada que até simulam costuras como se também fosse revestido. Além disso, o assento do motorista tem ventilação e todos são perfurados.
No Kicks XPlay
, o que chama atenção é o pacote exclusivo que inclui vários detalhes de acabamento em vermelho nas saídas de ar, na base do volante e nas costuras duplas do painel
, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza.
Há também itens como carregador sem fio para celular, tela de abertura especial que remonta à edição limitada no multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque de 8 polegadas.
Por dentro do Hyundai,
a central multimídia é um maior, com 10,25 polegadas, com melhor resolução, mas não tem funcionamento tão intuitivo e sem pareamento sem fio, embora tenha GPS nativo
e três entradas USB, sendo uma para o banco traseiro.
A lista de itens de série do Creta mais equipado é bem recheada e ainda tem teto solar panorâmico, detector de fadiga, alerta de mudança indevida de faixa, piloto automático adaptativo, entre outros.
Apesar de ser um pouco menos sofisticado, o Nissan vem com itens interessantes, como chave presencial inteligente I-Key; botão de partida do motor; painel de instrumentos de sete polegadas em alta definição de imagens; abertura e fechamento das portas e fechamento dos vidros por controle remoto; acendimento inteligente dos faróis ; para-sol com espelhos para motorista e passageiro; porta-malas com iluminação interna e espelho retrovisor eletrocrômico.
Pelo visto, são dois SUVs compactos que fogem do comum. E têm quase o mesmo espaço interno , com 2,61 metros de entre-eixos e 422 litros no porta-malas no Creta e 432 litros no Kicks. O visual de ambos também não é nada convencional, com rodas exclusivas de aro 18 no Hyundai e pintadas de preto, de aro 17 no Nissan, que ainda tem aerofólio na traseira pintura com detalhes especiais.
Acelerando os dois SUVs diferentões
Com motor 2.0 aspirado, de 167 cv e 20,6 a altos 4.700 rpm, o Creta Ultimate mostra mais fôlego que o Kicks XPlay, com seu já bem conhecido 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm. No Hyundai, o câmbio é automático convencional, com conversor de torque e 6 marchas, o que favorece respostas mais rápidas que o CVT do Nissan , que faz de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, ante 9,3 s do rival.
Apesar de ser mais leve, o Kicks também perde na relação entre peso e potência, de 10 kg/cv ante 7,8 kg/cv do Creta 2.0. Porém, o Nissan se mostra mais à vontade nas curvas que o Hyundai , que tem um pouco mais de altura (1,63 m ante 1,59m do Kicks) e um ajuste de suspensão mais voltado ao conforto, o que acaba levando a uma maior rolagem da carroceria de um lado para o outro.
No Creta, os freios contam com discos nas quatro rodas , o que diminiu a chance de haver fadiga em condições extremas, mas nos dois os sistemas funcionam a contento. A visibilidade dois dois também é boa, inclusive pelos retrovisores, com bons ângulos de visão. Em ambos, faróis e lanternas funcionam com LED no lugar de lâmpadas, até mesmo os auxiliares de neblina, tanto dianteiros quantos traseiros.
Levando em conta os dados do Inmetro, o Kicks é ligeiramente mais econômico, mas a autonomia do Creta é maior por causa do tanque pequeno do Nissan, de apenas 41 litros, ante os 50 litros do concorrente. Na cidade, o Nissan faz 7,6 km/l com etanol e 11,6 km/l gasolina, ante 7,7 km/l e 10,9 km/l do Hyundai , que pode rodar até 620 km na estrada com gasolina, contra 558 km do Nissan.
Conclusão
Ser diferente no mundo dos SUVs compactos fica em torno de R$ 30 mil mais em conta no caso do Nissan Kicks XPlay , mas o carro é uma série limitada e não é tão renquintado quanto o Hyundai Creta Ultimate . No cômputo geral, o modelo da marca japonesa vale mais a pena, já que nos demais quesitos a vantagem do rival não é tão grande. Mas é bom correr, já que restam poucas unidades à venda.
Ficha técnica
Hyundai Creta Ultimate 2.0
Preço: a partir de R$ 167.890
Motor: 2.0, quatro cilindros, flex
Potência: 157 cv (E) / 167 cv (G) a 6.200 rpm
Torque: 20,6 kgfm (E) / 19,2 kgfm (G) a 4.700 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 215/55 R18
Dimensões: 4,30 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,64 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 422 litros
Consumo gasolina: 10,9 km/l (cidade) / 12,4 km/l (estrada), com etanol e 7,7 cidade e 8,7 km/l na estrada
0 a 100 km/h: 9,3 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Nissan Kicks XPlay
Preço: R$ 134.890
Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
Potência: 114 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: 4,31 m (comprimento) / 1,76 m (largura) / 1,59 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)
Tanque: 41 litros
Porta-malas: 431 litros
Consumo etanol: 7,6 km/l (cidade) / 9,3 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 11,3 km/l (cidade) / 13,6 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h