Nissan Versa Advance 1.6: sedã um degrau abaixo do topo de linha já vem com rodas de aro 16 diamantadas
Carlos Guimarães/iG
Nissan Versa Advance 1.6: sedã um degrau abaixo do topo de linha já vem com rodas de aro 16 diamantadas

Pelo menos uma parte dos sedãs compactos atuais tem o conforto e a segurança de médios de pouco tempo atrás. Foi essa a sensação depois de ter ficado alguns dias com o Nissan Versa Advance 1.6 com câmbio CVT, versão intermediária da linha, que tem entre os principais concorrentes o novo Honda City EXL.

Depois de andar tanto na cidade quanto na estrada com o Nissan Versa Advance (R$ 109.370) pensaria duas vezes antes de pagar a diferença de R$ 12.320 pelo topo de linha (R$ 121.690). Não apenas pelo preço, mas por causa do conjunto bem acertado e pelo pacote interessante de itens de série da opção que pesa menos no bolso.

O Nissan Versa Advance vem com rodas de aro 16 e já conta com sensores no para-choque traseiro para ajudar nas manobras de estacionamento, assim como câmera de ré, seis airbags, assistência de partida em rampa , principais comandos do som no volante, partida por botão, entre outros, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores).

Ah, o banco é tecido? Sim, mas quem se importa. Mas a central multimídia já ficou antiquada em relação às que equipam os principais rivais, o Chevrolet Onix Plus , o Honda City da nova geração e que estará no VW Virtus , prestes a mudar no início de 2023, seguindo as mesmas mudanças adotadas no Polo renovado, que chegará em outubro próximo.

Em contrapartida, o Versa Advance também tem banco traseiro bipartido, repetidores de direção nos retrovisores indicador de temperatura externa e apoio de braço para o motorista.

Mesmo com pneus 205/55R16, ficou claro que o acerto da suspensão chegou em um meio termo que consegue absorver bem as irregularidades do piso sem prejudicar a estabilidade nas curvas. E a assistência elétrica da direção mantém o conforto nas manobras e transmite segurança conforme vai aumentando a velocidade.

Sem exagerar na pressão no acelerador , o Versa Advance roda sempre em silêncio. O problema é se for subir muito o giro do motor 1.6, quando sente-se até alguma vibração no volante.

De qualquer forma, supreende o bom isolamento acústico e o baixo consumo, mantendo o interior em níveis de ruído sempre civilizados. Quanto ao gasto de combustível , conforme os dados do Inmetro, o Versa Advance 1.6 CVT pode fazer 8 km/l de etanol na cidade e 10 km/l na estrada, números que sobem para 11,7 km/l e 13,9 km/l com gasolina, respectivamente.

O espaço interno do Versa 2021 também é elogiável, já que cinco ocupantes pode viajar sem apertos com suas bagagens no porta-malas de 466 litros . Apenas os chamados "pescoços de ganso" da tampa é que pode atrapalhar um pouco na acomodação. Em contrapartida, a ergonomia do carro é boa, com comandos fáceis de serem acionados, inclusive os os vidros, bem instalados nas portas.

Apesar da frente bem parecida com a do SUV Kicks antes da reestilização, da linha 2022, o desenho do Versa é bem resolvido, principalmente visto de lado e de traseira, com alta linha de cintura e vincos que transmitem uma certa esportividade e elegância.

Por dentro, chamam atenção detalhes como o quadro de instrumentos com velocímetro e contagiros grandes com visor digital no centro, bem como o volante com base achatada.

Conclusão

O Nissan Versa Advance é já capaz de atender quem quer um sedã compacto com conforto de médio de pouco tempo atrás. Tem boa relação entre custo e benefício, além de conseguir aliar desempenho razoável com baixo consumo.

Na lista de equipamentos vem o básico do conforto e o espaço interno é suficiente para até cinco ocupantes. Mas já precisa de algumas atualizações, principalmente na central multimídia, para enfrentar seus dois mais fortes rivais, o Chevrolet Onix Plus , o Honda City e o VW Virtus renovado, que chega no início do ano que vem.

Ficha Técnica

Nissan Versa Advance

Preço: a partir de R$ 109.370

Motor: 1.6. quatro cilindros, flex
Potência: 114 cv (E) / 111 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático, CVT, simula seis marchas
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira), tambores (traseira)
Dimensões: 4,50 m (comprimento), 1,74 m (largura), 1,47 m (altura), 2,62 m (entre-eixos)
Porta-malas: 466 litros
Tanque: 41 litros
Consumo: 11,7 km/l (cidade) km/l e 13,9 km/l (estrada) com gasolina e 8 km/l (cidade) e 10 km/l com etanol

0 a 100 km/l: 10,7 s

Vel. Max: 180 km/h

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