Suspensão elevada é o principal diferencial do Polo Robust em relação ao Track
Maurício Campelo/iG
Suspensão elevada é o principal diferencial do Polo Robust em relação ao Track

É inegável e incontestável o crescimento do agronegócio e sua cultura no dia a dia do Brasil nos últimos 20 anos. Seu impacto no setor automotivo passa pelo aumento de venda de picapes dos mais variados segmentos e veículos destinados aos produtores rurais, justamente o público alvo do recém-lançado Polo Robust , que tivemos a oportunidade de testar na ExpoLondrina , no Paraná. 

Baseado no Polo Track , carro mais acessível oferecido pela Volkswagen no Brasil, o Robust recebeu aprimoramentos mecânicos e deixou de oferecer equipamentos para se tornar um carro focado para produtores rurais.

De acordo com a Volkswagen , o Polo Robust nasceu após uma clínica com clientes deste setor , que passaram um tempo com o Polo Track. A partir das respostas recebidas, itens como rádio , tampão de porta-malas e até mesmo os tapetes foram removidos , já que segundo os usuários, não faziam diferença no dia a dia do uso rural.

Volkswagen Polo Robust é preparado para facilitar vida no campo, mas não tem capacidade 4x4
Divulgação
Volkswagen Polo Robust é preparado para facilitar vida no campo, mas não tem capacidade 4x4

A capa dos retrovisores e as maçanetas agora são pintados em preto fosco, e como não há rádio, o volante também perde os comandos de som.

Entretanto, foi necessário realizar alterações mecânicas. O uso em propriedades rurais envolve estradas de terra , que geralmente são muito esburacadas , o que fez a Volkswagen aumentar a suspensão do Polo Robust em 6,5 mm na dianteira e 10,5 mm na traseira .

Impressões ao volante

Interior do Polo Robust apela pela simplicidade
Reprodução/Configurador Volkswagen
Interior do Polo Robust apela pela simplicidade

Ao girar a chave, o Polo Robust nada mais é do que um Polo Track mais simples . A única diferença notável será a ausência do multimídia, dos comandos de rádio no volante e dos tapetes . O motor 1.0 MPI de 84/77 cv de potência no etanol/gasolina e torque de 10,3/9,6 kgfm nos respectivos combustíveis não é um primor de desempenho, mas entrega bom consumo de combustível (9,4 km/l e 10,8 na cidade/estrada com etanol e 13,7/15,2 km/l com gasolina nos mesmos ciclos.

O desempenho não empolga, mas não precisa . Quem comprar o Polo Robust precisa de economia de combustível , robustez e confiabilidade , o que ele entrega.

Na estrada, a altura mais elevada não atrapalha no conforto, nem aumenta o ruído de vento na cabine. Mas é em caminhos de terra onde o Robust se destaca.

O ajuste de suspensão é bem rígido, mas não chega a incomodar . Ao passar por buracos, os amortecedores conseguem filtrar bem os impactos sem chacoalhar tanto. Em lombadas/quebra-molas o carro não apresenta o movimento de mergulho quando as rodas traseiras estão suspensas.

Traseira apresenta adesivo Robust como diferencial
Maurício Campelo/iG
Traseira apresenta adesivo Robust como diferencial

Apesar da Volkswagen tratar o Robust como um carro para o agronegócio , ele poderá ser vendido também na modalidade de venda direta . Para produtores rurais, o Polo  será ideal para transporte de pessoas e pequenos objetos; para o transporte de mercadorias, o ideal é a  Saveiro e Amarok .

Kits opcionais

O Polo Robust contará com dois kits de acessórios oferecidos nas concessionárias da marca; o Kit Proteção inclui capas para os bancos, tapetes de borracha e protetor de grade . O Kit Full Agro traz os itens anteriores e adiciona tapetes de borracha para o porta-malas e engate de reboque.

Preços

Segundo a Volkswagen , o preço sugerido para o Polo Robust é de R$ 89.290,00 , com os descontos para produtores rurais , o valor é reduzido para R$ 81.253,90.  Um bom desconto considerando o preço do Polo Track , que custa R$ 87.990,00 , no configurador da marca.

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