![Volvo XC60 e XC90 Plug-in Hybrid 2023: SUVs ganham eficiência com os mais de 140 cv do motor elétrico Volvo XC60 e XC90 Plug-in Hybrid 2023: SUVs ganham eficiência com os mais de 140 cv do motor elétrico](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6c/ow/qe/6cowqeqx31m6c7gki46z85tr7.jpg)
A convite da Volvo, fomos até Bariloche (Argentina) — e, depois, 70 km rumo ao coração da Patagônia — para testar a motorização híbrida T8, já com a nova geração de baterias e com modificações na unidade a combustão. Marcando a chegada da linha 2023, o XC60 parte de R$ 399.950, enquanto o “irmão” maior XC90 começa nos R$ 509.950.
Além do teste em si, a oportunidade foi única, quando falamos de dirigibilidade . Afinal de contas, não é todo dia que podemos guiar na neve, não é mesmo?
Para início de conversa, a autonomia do motor elétrico é 73% maior que as antigas gerações da dupla Volvo XC60 e XC90 . Além disso, gera mais potência e menores emissões, com 65% a mais de eficiência. Isso se deve à adição de mais células de energia. O pacote de baterias foi de 11,6 kWh para 18,8 kWh.
Apesar de virem equipados com o mesmo motor 2.0, os dois SUVs abriram mão do compressor mecânico. De forma combinada, rende 462 cv e 71,5 kgfm, em ambos os modelos. Com isso, o XC60 agora acelera até 100 km/h em 4,8 segundos, tempo que sobe para 5,3 segundos no XC90 .
A resposta do acelerador ficou bem mais ágil e a evolução na sua aceleração é perceptível. De todo o modo, mesmo o gélido asfalto sob a temperatura ambiente de -6 ºC (que fazia no dia do test drive), não foi o suficiente para que sentíssemos perda de aderência. Sua tração nas quatro rodas consegue “tatear” muito bem em todos os cenários.
Pequeno deslize (literalmente falando)
![Linha 2023 dos Volvo XC60 e XC90 não mudaram quase nada por fora. As novidades estão por dentro Linha 2023 dos Volvo XC60 e XC90 não mudaram quase nada por fora. As novidades estão por dentro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/33/gc/sp/33gcsphijs80y3dfi1pq60yqj.jpg)
Os pneus adequados para neve são análogos aos pneus de lama, dentro de cada uma de suas aplicações. Entretanto, quando o carro está equipado com os pneus convencionais (como era o caso de todos os Volvo
no evento), a neve perdoa muito menos do que o barro.
Ela é muito mais escorregadia, imprevisível e acentua demais qualquer mínimo desvio ou inclinação do piso. Tanto o carro quanto o motorista acabam sofrendo mais para manter o contato com o solo e o carro dentro da trajetória.
Com a ajuda da boa rigidez torcional, tanto o XC60 quanto o XC90 se mostram muito equilibrados, mesmo ao pisar fundo no acelerador e ao “carregar” mais velocidade nas curvas, ignorando todo o peso e o porte de SUV.
Quando falamos do XC60 Polestar , seus freios com pinças de seis pistões e discos perfurados são um verdadeiro primor. Esse conjunto de freios poderia suprir carros ainda mais fortes.
No interior, as mudanças estão restritas ao novo cluster totalmente digital e à central multimídia atualizada. Contam apenas com sistema Android Auto, mas foi totalmente otimizado para funcionar com o sistema operacional do Google.
Dessa forma, o motorista poderá utilizar todas as funcionalidades de conectividade, como Google Maps , Play e Assistant. Será possível até ligar as luzes de casa de forma remota, se o usuário contar com uma unidade do Google Nest.
Ainda entre os equipamentos inéditos disponíveis em todas as versões, ambos os SUVs passam a ter câmera 360°, head-up display , carregador por indução e filtro de ar renovado.
O funcionamento da multimídia poderia ser mais intuitivo. Quando se está em movimento, acaba sendo mais complicado de identificar e acessar o comando desejado, pela forma como as funções são dispostas na interface. De todo modo, tem um visual limpo, combina com os tons do interior, tem um excelente toque e um processador rápido.
A ergonomia também é boa. Tenta expor o mínimo possível de comandos no console, o que reforça um visual minimalista . Outro ponto interessante é que, pelo volante, há possibilidade de configurar o cluster ao gosto do condutor, bem como regular o modo de condução semi-autônomo — que guia o carro pelas faixas, tem capacidade de reconhecer placas e outros carros na via.
Tanto o Volvo XC60 quando o XC90 da linha 2023 já podem ser encomendados nas concessionárias da marca sueca no Brasil. Veja abaixo como ficaram os preços.
XC60
Inscription Expression - R$ 399.950
Inscription - R$ 429.950
R-Design - R$ 439.950
T8 Polestar - R$ 466.950
XC90
Inscription Expression - R$ 509.950
Inscription - R$ 553.950
R-Design - R$ 563.950