Desde o mês de julho, o preço dos combustíveis no Brasil vem caindo, e os consumidores, principalmente os que dependem dos automóveis para trabalhar, já percebem a queda de 15,48% apenas no mês de julho.
Ainda assim, recarregar um carro elétrico segue mais em conta do que abastecer um veículo a combustão, principalmente quando se considera que uma das razões para a queda do combustível é redução de tributos, que é valida até o fim de 2022.
“O mundo está mudando e a crise dos combustíveis amplifica ainda mais a busca pelos carros elétricos.” Afirmou Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que apresenta soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica.
Em média, o brasileiro gasta quase R$ 10 mil em combustíveis fósseis
por ano e o preço médio nacional da gasolina está em R$5,74 o litro. Neste cenário, ao encher um tanque de 55 litros, duas vezes ao mês, o brasileiro está gastando cerca de R$630. Isso representa mais da metade do salário mínimo.
O aumento do preço do combustível não era uma realidade exclusiva do Brasil, países da Europa e os Estados Unidos também enfrentaram o mesmo problema, e nesses casos, muitos motoristas trocaram seus carros a combustão
por elétricos.
Segundo Ricardo David, o custo do kW em São Paulo é R$0,86, muito abaixo do preço da gasolina ou etanol, quando o consumidor não possui tomada doméstica, ou carregador Wallbox, pode recarregar o veículo em carregadores espalhados pela cidade, em alguns casos a recarga é gratuita.
Entretanto o custo para adquirir um carro elétrico ainda é a principal barreira. O modelo mais em conta no mercado nacional é o subcompacto Caoa Chery iCar , que por R$ 144.990 compete contra SUVs a combustão muito maiores e queridos no mercado, como Chevrolet Tracker, por exemplo.
São veículos de porte e objetivo diferentes, mas que no mercado brasileiro acabam disputando a mesma faixa de preço, e esse fator espanta alguns consumidores de modelos elétricos .
Sem contar o tempo necessário para a recarga, se para carros a combustão há postos de combustível
disponíveis por toda a cidade e apenas cinco minutos é necessário para completar um tanque, a realidade para carros elétricos é diferente, em São Paulo há apenas 445 eletropostos, e uma carga completa leva horas.
“Optar por um carro elétrico representa uma economia maior ao longo prazo: o preço do automóvel no Brasil o torna inacessível para muitos, porém mantê-lo e carregá-lo representa uma economia de cerca de 80% nos gastos totais. É por este motivo que vemos um movimento muito claro de empresas e organizações públicas optando por adquirir eletrificados”, diz o sócio-diretor.
Diversas empresas planejam utilizar carros elétricos em sua frota, inclusive a Prefeitura de São Paulo publicou no Plano de Metas 2021-2024 que prevê aumentar a sua frota de ônibus elétricos .
Apenas em 2021, a procura mundial cresceu 109% e, no Brasil, já são mais de 100 mil veículos elétricos, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) .
Carros elétricos custam caro devido aos valores dos materiais necessários para a produção das baterias, é assim no mundo inteiro, porém, na Europa e Estados Unidos há incentivos fiscais para consumidores comprarem carros elétricos , o que ajuda a abaixar os preços.