O mercado automotivo brasileiro parece ser atrativo para fabricantes chinesas, alguns anos após a consolidação da Jac e Chery pelo país, BYD e Great Wall estão iniciando sua operação, e serão acompanhadas por mais uma fabricante, a Seres.
A Seres nasceu na Califórnia (Estados Unidos) como SF Motors, mas recebeu fortes investimentos da chinesa Dongfeng e Sokon (DFSK) e passou pelo processo de mudança de nome.
A marca testa modelos no Brasil desde o fim de 2021, e aproveitou o evento de energia solar, Intersolar South America , realizado em São Paulo, para expor o SF5 e o Seres 3 , modelos que serão responsáveis pelo início das operações da marca no país, ainda neste ano.
O Seres 3 é um modelo 100% elétrico que mede 4.3 m de comprimento e 1.85 m de largura, será equipado com baterias de 53 kWh , e promete carga completa de 7,6 horas em carregadores de 7 kWh e de 0 a 80% em 38 minutos, em carregadores de 50 kWh.
A Seres divulga que o motor fornecido pela Huawei entrega 163 cv com torque de 30,6 kgfm, e o 0-100 em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h, e autonomia de 300 km no ciclo WLTP.
O outro modelo da marca, chamado de Seres SF5 , será um modelo elétrico, mas que contará com um motor a combustão, fazendo a função de gerador. O modelo será oferecido com opção de tração traseira ou integral, e terá entre 347 e 550 cv, dependendo da versão.
Toda a energia usada para mover o carro será elétrica, com o motor 1.5 litro a combustão sendo utilizado exclusivamente para gerar energia para carregar as baterias de 35 kWh, que são suficientes para 180 km de autonomia no ciclo NEDC, isso sem usar o gerador.
Usando o gerador, o cenário é diferente, e a partir de determinado nível de carga, o motor a combustão entra em ação para gerar energia para a bateria, e assim, segundo a fabricante, o Seres 5 tem alcance superior a 1000 km.
O Seres SF5 mede 4.7m de comprimento e 1.93 de largura, e terá 367 litros de capacidade no porta-malas.
As baterias terão apenas 35 kWh de capacidade, isso porque terão que dividir espaço com tanque de combustível, mas poderão ser carregadas dos 21 aos 90% em 3,6 horas em carregadores de 7 kWh e dos 20 aos 80% em 36 minutos em carregadores de 35 kWh.
O modelo terá uma tela multimídia de 17 polegadas , que junto com o teto solar panorâmico, são os elementos de destaque no interior, que ainda possui bancos revestidos em couro com aquecimento e resfriamento elétrico, além de opção de massagem.
Em seu site oficial, a Seres informa que os modelos contarão com garantia de 5 anos ou 120 mil km, enquanto para as baterias a cobertura será de 8 anos ou 120 mil km para qualquer modelo escolhido.
Além dos dois SUVs , a marca ainda prepara um terceiro SUV, chamado de Seres 7, mas não há detalhes sobre o veículo no portal, apenas uma silhueta que indica um SUV com carroceria cupê.
Entretanto, a Seres ainda irá oferecer modelos comerciais, sendo um caminhão e uma van compacta, que serão modelos fabricados pela chinesa Sokon, controladora da marca DFSK e devem chegar por aqui quando a operação da Seres estiver consolidada.
Vale lembrar que o Seres SF5 foi desenvolvido em parceria com a Huawei , e além dos motores elétricos, o sistema de som e infotenimento também são de origem da Huawei.