Não é novidade que carros são caros no Brasil. Os chamados “carros populares” não existem mais, ou melhor, não podem ser comprados pelo mesmo público que os comprava há 15 anos, por exemplo.
A troca de carro necessita de planejamento, para o consumidor buscar os melhores negócios e decidir qual modelo mais se encaixa em sua necessidade.
Pensando nisso, a Tupinambá Energia realizou uma pesquisa para identificar a intenção dos consumidores brasileiros em adquirir carros eletrificados .
Foram realizadas 1.680 entrevistas de forma online , com duração média de 5 minutos cada. Em cada cidade/região metropolitana, foram ouvidas 120 pessoas, acima dos 18 anos e entre as classes A/B/C1, com intenção de compra de um carro ou picape nos próximos 3 anos. A pesquisa foi realizada entre 11/07/2022 e 25/08/2022, por meio da plataforma Hello Programatic.
Segundo o levantamento, 58% de consumidores que planejam trocar de carro nos próximos três anos , consideram um veículo híbrido ou elétrico . O perfil desse público é mais feminino, de maior renda e escolaridade, que trabalha.
A regiões onde os consumidores mais apresentam abertura para os carros eletrificados são a Centro-Oeste com 66% e Sul com 61%. No Sudeste, o interesse é de 58% e no Nordeste o índice sofre leve queda para 53%. Entretanto, a região Norte é a que menos apontou interessados em carros eletrificados, cerca de 32%, a menor apurada pela pesquisa.
Entre os consumidores que pretendem adquirir um modelo híbrido ou elétrico, 77% dos entrevistados afirmaram que irão comprar um veículo com algum tipo de eletrificação nos próximos três anos .
A pesquisa ainda aponta que a região Sudeste é a que mais se interessa por veículos híbridos , enquanto a região Sul é a que mais aceita os modelos exclusivamente elétricos.
A principal razão pela qual 78% dos consumidores desejam carros elétricos ou híbridos foi o custo de recarga , já que o custo por kWh é muito mais em conta que o preço pago por um litro de gasolina, etanol ou diesel.
Ainda conforte o estudo da Tupinambá , 44% dos entrevistados responderam que a segunda questão mais importante na decisão de migrar para um carro eletrificado está relacionada à sustentabilidade e ao meio ambiente .
Por outro lado, 50% dos entrevistados que afirmaram não ter interesse em um carro eletrificado nos próximos três ano s, apontaram que o preço dos modelos com essa motorização é a principal barreira para aquisição.
Além disso, 20% afirmaram que acreditam que falta informação a respeito desse segmento, e por não conhecer a tecnologia , não pensam nesses modelos.
E o estudo da Tupinambá também aponta que apenas 10% dos que não comprariam carros elétricos ou híbridos dentro de três anos, afirmaram que a decisão é por falta de interesse nesses veículos.