A Toyota revelou imagens e mais detalhes do sedã elétrico bZ3 , seu segundo modelo da linha “ bZ ”, voltada para veículos 100% elétricos .
O modelo foi desenvolvido em conjunto com a BYD e FAW , parceira da Toyota na China desde 2000, e utiliza a plataforma e-TNGA , específica para veículos elétricos .
A autonomia declarada no ciclo chinês de medição é de mais de 600 km , graças às baterias Blade fornecidas pela BYD e as tecnologias de motores elétricos da Toyota.
Segundo a fabricante japonesa , o novo bZ3 teve todos os sistemas de refrigeração , controle e monitoramento das baterias feitos do zero, e a Toyota afirma que após 10 anos de utilização , o sistema de baterias ainda terá 90% de capacidade .
O modelo mede 4,725 metros de comprimento , 1,835m de largura, 1,475 m de altura e 2,880 m de distância entre-eixos , para efeito de comparação, o bZ3 é um pouco maior que o Corolla vendido no Brasil .
Há uma explicação para o bZ3 ser maior que o sedã mais famoso da Toyota no mundo. De acordo com a montadora, o carro é baseado no conceito Family Lounge , e foi pensado para que os ocupantes desfrutem o tempo dentro do veículo, e que o bZ3 não seja apenas um meio de transporte .
Externamente, o modelo traz o desenho de “ tubarão martelo ” segundo a própria Toyota , e reforça a sensação de agressividade na dianteira, e as portas possuem linhas que lembram recortes , seguindo a linha de design iniciada no bZ4X .
No interior o destaque do sedã é a tela que comanda o sistema multimídia e de ar condicionado. A Toyota não informou o tamanho, mas a central terá controles ativados por voz , carregador de celular sem fio e conexão com smartphones .
O volante com desenho quadrado também chama a atenção, e vem sendo característicos de modelos da plataforma e-TNGA como o Subaru Solterra , Toyota bZ4X e o Lexus RZ , que tem o volante que lembra um manche de avião.
Segundo a Reuters o modelo será comercializado ainda este ano com preço na casa dos US$ 28.000 (R$ 148.484,00) e será fabricado em Tianjin , com um volume de 30 mil unidades por ano.