Conceito que adianta linhas do próximo Charger é elétrico
Divulgação/Dodge
Conceito que adianta linhas do próximo Charger é elétrico

Após o anúncio da nova geração do Charger com motorização elétrica , o CEO da Dodge ,  Tim Kuniskis , afirmou na última semana que a empresa considera utilizar um motor a combustão no veículo.

“Eu fui bem transparente. Nossos carros serão construídos na plataforma STLA, que pode receber propulsores de várias fontes de energia” Afirmou Kuniskis em entrevista ao portal Carscoops .

“Poderemos instalar um motor a combustão, mas não significa que faremos. Lançaremos [o novo Charger] como veículo elétrico, porque acreditamos que quando ele estiver pronto, terá um posicionamento atrativo no mercado” acrescentou Kuniskis.

Dodge Charger e Challenger serão aposentados e a marca focará apenas em modelos eletrificados.
Reprodução
Dodge Charger e Challenger serão aposentados e a marca focará apenas em modelos eletrificados.

Os tradicionais motores V8 da Dodge irão sair de linha no próximo ano, mas o motor de seis cilindros em linha da Stellantis , batizado de “ Hurricane ” pode ser uma opção viável, segundo a imprensa estadunidense.

O propulsor já equipa modelos da Jeep e Ram e conta com bloco de 3.0 litros construído em alumínio , duplo comando de válvulas e duas turbinas.

O novo motor produz 405 cv de potência e 61 kgfm de torque com 22 psi de pressão  gerada pelos turbocompressores , mas pode chegar a 506 cv e 64 kgfm de torque em modo de alta performance , quando a pressão das turbinas aumenta para 26 psi.

Esses motores poderiam substituir os V8 de 5.7 e 6.1 litros naturalmente aspirados que equipam o Charger e Challenger atualmente, e ofereciam números de potência similares .

Entretanto, os novos propulsores ficariam aquém das versões com supercharger dos V8 que geram entre 700 e 800 cv , e terão sua produção encerrada junto com os Challenger e Charger da atual geração no próximo ano .

O próximo Charger será baseado no conceito Charger Daytona SRT EV , revelado no último mês de agosto e que deverá ser comercializado a partir de 2024 .

O conceito é construído sobre a plataforma STLA e conta com motorização exclusivamente elétrica , assim como o futuro modelo de produção .

 “Se algum dia nós sentirmos necessidade de adicionar um propulsor a combustão ao carro poderemos? Totalmente. Mas talvez nunca precisaremos.” Encerrou Kuniskis.

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