A General Motors anunciou a nova linha de negócios direcionados ao gerenciamento de energia para clientes domésticos e comerciais, chamada de GM Energy.
A ideia é oferecer um portfólio de produtos e serviços interligados, para gerenciar a energia doméstica e comercial para consumidores de veículos elétricos, como armazenamento estacionário, energia solar, células de combustível de hidrogênio e muito mais.
A GM Energy irá permitir o comércio de energia das baterias de armazenamento estacionário e dos veículos elétricos de volta à rede elétrica durante o período de maior consumo de energia.
"A missão da GM Energy é oferecer aos clientes acesso a um conjunto completo de produtos e serviços de energia, incluindo soluções para além dos veículos, acelerando a transição perfeita para um futuro totalmente elétrico", disse Travis Hester, vice-presidente de Operações de Crescimento de EVs da GM.
A Nuvem de Serviços de Energia da GM será responsável por abrigar a interface do GM Energy, além de armazenar dados e ferramentas que os usuários poderão utilizar para gerenciar o consumo de energia através de aplicativo.
O GM Energy irá proporcionar uma solução de energia solar e armazenamento de energia doméstica para seus clientes, graças a uma parceria com a SunPower, uma das principais fornecedoras de tecnologia solar dos EUA.
O sistema desenvolvido pelas empresas poderá fornecer energia da bateria do veículo diretamente para a casa do proprietário, em caso de blackout, por exemplo, ou em horários de pico.
Segundo o site do GM Energy, as baterias Ultium dos carros da GM poderão manter as “luzes padrão” de uma casa acesa por 21 dias, graças ao sistema de gerenciamento de energia Ultium.
A SunPower ainda será a fornecedora oficial da GM para a instalação do sistema de energia solar para os clientes da marca. A operação estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2023, com o início das vendas para o varejo da Chevrolet Silverado EV.
Segundo a GM, os Estados Unidos é o país desenvolvido que mais sofre com apagões no mundo, e que esse problema energético custa US$ 150 bilhões para as empresas do país.
O GM Energy ainda contará com a rede de carregadores Ultium Charge 360 , que possuirá cerca de 40 mil pontos de recargas espalhados pelos Estados Unidos, com foco em permitir que os clientes recarreguem os veículos em concessionários da marca.
"Com a expansão de nossos negócios empresariais por meio da GM Energy e um dos portfólios mais completos de produtos e serviços de gerenciamento de energia disponíveis, ajudaremos a reduzir as barreiras de entrada para a energia sustentável e acelerar ainda mais a adoção em massa dos EVs", concluiu Hester.
Mais informações sobre o GM Energy e as ofertas disponíveis por meio do Ultium Home, Ultium Commercial e Ultium Charge 360 estão disponíveis em inglês no https://gmenergy.gm.com No momento, serviços disponíveis apenas nos Estados Unidos.