Após alguns meses de espera , a Peugeot lançou oficialmente seu segundo veículo de passeio elétrico no Brasil . O e-2008 estréia a nova geração do SUV no país, mas por enquanto, só contará com motor eletrificado e já está disponível a partir de R$ 259.990 .
As semelhanças com o hatch e-208 vão além do nome. Os modelos compartilham a mesma plataforma ( e-CMP ) e também o conjunto de motorização. São 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque disponíveis de forma instantânea .
Visualmente, as semelhanças se repetem, e a nova geração do 2008 traz a mesma linguagem do hatch menor. O farol é completamente em LED , com o leds adicionais imitando dentes de sabre , posicionados no para-choque.
A diferença no caso do SUV é o farol de neblina , que não existe no hatch, e um sensor posicionado abaixo da placa, que faz parte do Peugeot Driver Assist Plus . O sistema adiciona elementos como piloto automático adaptativo , sistema de reconhecimento de placas de velocidade , alerta de permanência em faixa e frenagem de emergência .
Na traseira, vale o destaque para o para-choque pintado em preto, mas com um aplique prateado. Acima, as lanternas são de led e trazem o mesmo padrão visual em três elementos e a inscrição Peugeot ao invés do logotipo , apresentados anteriormente no hatch 208 .
No interior, o i-Cockpit segue sendo um dos maiores atrativos dos modelos da Peugeot , e conta com painel de instrumentos 3D , volante multifuncional de dimensões menores, tela multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay .
Além disso, o interior traz ainda teto solar panorâmico , que diferente do oferecido no hatch, pode ser aberto , bancos em couro com formato esportivo e ainda oito opções de personalização em luz ambiente , seis air-bags e porta-malas de 434 litros de capacidade.
O e-2008
mede 4.300 mm de comprimento
, 1.987 mm de largura
e 1.550 mm de altura
, os 2.605 mm de distância entre-eixos
garante um pouco mais de conforto para os ocupantes traseiros, do que no e- 208
.
As baterias do e-2008 são produzidas pela CATL e possuem 50 kWh de capacidade , que permitem até 345 km de autonomia .
Além dos três modos de condução ( Sport , Normal e Eco ), o e-2008 traz a função “ e-Toggle ”, que permite que o condutor utilize apenas o pedal do acelerador , e o utiliza mais o " freio motor " para auxiliar na regeneração de energia .
O Peugeot e-2008 conta com plug de carregamento do tipo 2 , o mais popular entre veículos elétricos no Brasil e permite recargas em corrente alternada e direta .
Na tomada doméstica , uma carga completa leva 24h 56 minutos, nos tradicionais Wallbox de 7,4 ou 22 kW, o tempo cai para 6h , enquanto nas carregadores de 100 kW, a recarga dos 20 até os 80% acontece em 30 minutos .
A Peugeot oferece 8 anos de garantia para o pacote de baterias , entretanto, a kilometragem é limitada a 160 mil km.
O modelo não estará disponível em todas as concessionárias da Peugeot . Isso porque a Stellantis só oferece modelos elétricos em algumas lojas especializadas .
No caso da Peugeot , essas lojas são chamadas de “ e-Centers ” e possuem profissionais treinados para o comércio e pós-venda de veículos elétricos .
De acordo com a Peugeot , os compradores do e-2008 terão as revisões garantidas nos cinco primeiros anos (ou 100 mil km), além de recargas gratuitas na rede Ecovagas .
Junto do e-2008 , a Peugeot também anunciou seu serviço de assinatura de veículos. Os clientes do Peugeot por Assinatura poderão contar com um carro zero km sem precisar o valor total do modelo.
Os clientes dessa modalidade já terão incluso na mensalidade os valores de IPVA , seguro , manutenções , impostos e assistência 24 horas em todo o país.