A linha 2023 da Ford Transit ganhará três novas versões , e a marca aproveitou a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, para apresentar oficialmente ao público três novos modelos da Transit .
A principal novidade é a E-Transit , variante 100% elétrica que fará sua estréia na linha 2023 , mas a versão Chassi e Automática também recebem um destaque importante .
Disponível no Brasil desde o fim de 2021, a Transit será a primeira van do segmento a receber câmbio automático , reforçando a estratégia da divisão comercial da Ford de aumentar sua participação no mercado.
O câmbio escolhido pela Ford é o mesmo utilizado pela van nos Estados Unidos , e é do tipo conversor de torque e conta com até 10 velocidades e sistema start-stop para reduzir o consumo de combustível.
A transmissão automática estará disponível nas carrocerias minibus de 15 ou 18 passageiros, vidrada, e furgão com carroceria alongada .
A Transit Chassi chegará a partir do segundo semestre , e de acordo com a Ford, irá brigar em um segmento que representa 40% de todo o mercado de vans no Brasil .
Essa carroceria possibilitará duas versões de capacidade máxima: uma com PBT de 3.500 kg poderá ser conduzida por portadores de CNH do tipo B , enquanto a versão com Peso Bruto Total de 4.700 kg já demanda habilitação do tipo C .
A nova carroceria possibilitará novas utilizações para a Transit , que poderá servir como guincho do tipo plataforma , receber baú refrigerado ou de carga seca , além do transporte de animais . A capacidade máxima será entre 1.400 e 2.600 kg, dependendo da versão escolhida.
A Transit será a responsável pelo início da Ford 100% elétrica no Brasil. A versão elétrica E-Transit estará disponível na carroceria furgão , tal qual suas principais concorrentes do segmento.
A van elétrica da Ford terá tração traseira e baterias de 68 kWh, que garantem 317 km de autonomia ( WLTP ) para o modelo. A Ford não divulgou número de potência do motor, mas na Europa , a E-Transit é oferecida com um propulsor de 198 kW (269 cv) de potência e 43,8 kgfm de torque .
Todas as versões da Transit virão com serviços exclusivos de conectividade . Será possível localizar em tempo real o veículo, assim como agendar serviços , receber indicadores e até mesmo assistência remota , incluindo assistência técnica por conferência .
“Além do acesso a informações e comandos remotos, o modem embarcado gera dados do veículo em tempo real que são gerenciados por nós. Isso facilita a administração da frota e agiliza a manutenção, gerando um histórico detalhado dos diagnósticos e serviços feitos no veículo”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul.
Outro destaque da Ford para 2023 é a inclusão dos modelos comerciais no serviço de assinatura Ford Go .
Os modelos Ranger (XL, XLS e XLT) e Transit nas versões Minibus (15 e 18 passageiros) e Furgão com 10,7 e 12,4 m³ de capacidade volumétrica, estarão disponíveis para clientes individuais ou frotistas , em contratos de 12, 24 ou 36 meses com rodagem mensal de 2.000, 3.000 ou 4.000 km .
“A vantagem principal do serviço de assinatura é o cliente montar a sua frota sem comprometimento de capital, que assim pode ser investido em outras áreas chaves do negócio”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Os clientes que optarem pelo Ford Go , já receberão o veículo com documentação e seguro registrados, e poderão contar com a rede de concessionárias da fabricante para manutenções .
A Fenatran começou no último dia 7 e vai até o dia 11/11 no São Paulo Expo que fica no seguinte endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda. Para mais informações, acesse www.fenatran.com.br .